Corrimento vaginal anormal: reconheça as características e como tratá-lo

O corrimento vaginal costuma ser um problema para as mulheres. O corrimento vaginal excessivo e cheiroso costuma causar desconforto. Na verdade, o corrimento vaginal é um marcador saudável ou não nos seus órgãos íntimos. Então, e quanto ao corrimento vaginal normal? E quais são as características do corrimento vaginal anormal?

Quais são as características do corrimento vaginal normal?

Corrimento vaginal ou corrimento vaginal é a descarga de fluidos corporais da vagina. O corrimento vaginal ocorre naturalmente em todas as mulheres, de acordo com o ciclo menstrual.

Normalmente, o líquido que sai é espesso e pegajoso, mas é mais líquido e claro quando ocorre a ovulação.

O corrimento vaginal normal é geralmente branco com uma pequena quantidade e uma textura pegajosa. Este corrimento vaginal serve para limpar as bactérias e germes nele.

O fluido produzido pelas glândulas da vagina e do colo do útero carrega células mortas e bactérias para fora da vagina. Isso é o que mantém a vagina limpa e ajuda a prevenir infecções.

Quais são as características do corrimento vaginal anormal que você deve conhecer?

A maior parte do corrimento vaginal é considerada normal e segura se ocorrer durante o estresse, gravidez ou atividade sexual.

No entanto, é uma boa ideia verificar com seu médico se o corrimento vaginal é acompanhado de sintomas como dor vaginal, cor não é branca e cheira mal. Essa condição é comumente conhecida como corrimento vaginal patológico.

Aqui estão alguns dos sinais e sintomas de corrimento vaginal anormal.

  • Corrimento vaginal que é marrom e com sangue, geralmente acompanhado de dor pélvica e períodos menstruais irregulares.
  • O corrimento vaginal que sai turvo, como cinza ou amarelado, pode indicar uma doença sexualmente transmissível, como a gonorréia. Este corrimento vaginal é às vezes acompanhado de dor na pelve e ao urinar.
  • Se o seu corrimento vaginal sair em grandes quantidades e for acompanhado por inchaço vaginal, dor ao redor da vulva e coceira, ele pode ser causado por uma infecção de fermento vaginal.
  • Enquanto isso, se o corrimento vaginal for branco, cinza ou amarelo com cheiro de peixe ou azedo, pode ser causado por vaginose bacteriana. Às vezes, essa condição também é acompanhada de coceira e vermelhidão na área vaginal.

Como lidar com esse corrimento vaginal anormal?

Se você tiver corrimento vaginal anormal, é uma boa ideia perguntar e consultar um médico primeiro. Mais tarde, o médico detectará seu histórico de saúde vaginal. O corrimento vaginal é basicamente tratado dependendo da causa raiz.

Por exemplo, infecções fúngicas são geralmente tratadas com medicamentos antifúngicos que são aplicados na vagina na forma de cremes ou géis.

Enquanto o corrimento vaginal causado pela vaginose bacteriana é tratado com comprimidos ou cremes antibióticos. Por exemplo, a tricomoníase bacteriana é geralmente tratada com metronidazol ou tinidazol.

No entanto, você pode fazer o tratamento e a prevenção em casa para tratar o corrimento vaginal anormal das seguintes maneiras:

  • Use um líquido anti-séptico feminino especial contendo iodopovidona durante a menstruação para limpar a parte externa da vagina e evitar corrimento vaginal anormal posteriormente.
  • Use preservativo se tiver relações sexuais uma semana após o início do tratamento ou espere uma semana antes de fazer sexo. Isso evita a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis.
  • Limpe a vagina e não se esqueça de verificar se a vagina e a virilha estão secas, evitando a umidade.
  • Sempre lave da frente para trás para evitar que bactérias entrem na vagina.
  • Use roupas íntimas 100% algodão e evite usar calças muito justas.