Talvez você tenha acabado de fazer um exame de sangue completo. Nos resultados, é declarado se o seu nível de hemoglobina é alto o suficiente. Na verdade, existem muitas coisas que podem afetar os níveis de hemoglobina no corpo. Portanto, para ser claro, aqui estão as várias causas do alto nível de hemoglobina.
Qual é a função da hemoglobina?
Antes de saber por que os níveis de hemoglobina estão altos, é útil entender primeiro a função da hemoglobina. A hemoglobina é uma molécula de proteína encontrada nas células vermelhas do sangue. Essa molécula é responsável por ligar o oxigênio dos pulmões a todos os tecidos do corpo e retornar o dióxido de carbono desses tecidos aos pulmões.
A hemoglobina também desempenha um papel importante na manutenção da forma dos glóbulos vermelhos. O formato dos glóbulos vermelhos é quase semelhante ao de um donut, que é redondo e achatado no meio, mas não possui um orifício no meio. A estrutura anormal da hemoglobina pode alterar a forma dos glóbulos vermelhos e impedir sua função e fluxo nos vasos sanguíneos.
Níveis de hemoglobina altos ou baixos podem ocorrer em todas as pessoas. No entanto, você deve saber com antecedência a faixa normal de hemoglobina, que depende de sua idade e sexo.
- Recém-nascidos: 17 a 22 gm / dL
- Bebê de uma semana: 15 a 20 g / dL
- Bebê de um mês: 11 a 15 g / dL
- Crianças: 11 a 13 gm / dL
- Macho adulto: 14 a 18 g / dL
- Mulheres adultas: 12 a 16 g / dL
- Homens de meia idade: 12,4 a 14,9 g / dL
- Mulheres de meia-idade: 11,7 a 13,8 g / dL
Se os resultados dos seus exames de sangue mostrarem níveis elevados de hemoglobina, você pode ter um certo problema de saúde.
Várias causas de hemoglobina elevada
1. Desidratação
Se você tem bebido menos, esse pode ser o motivo pelo qual seu nível de hemoglobina está aumentando. Isso ocorre porque, quando você está desidratado, o volume do plasma sanguíneo aumenta automaticamente. Bem, quando o volume do plasma sanguíneo aumenta, a quantidade de hemoglobina nele também aumenta.
A desidratação pode ocorrer se você estiver desidratado ou tiver diarreia que o force a excretar muitos fluidos em seu corpo. Supere essa condição consumindo muitos líquidos. Se você consumir muita água e as necessidades de fluidos do seu corpo forem atendidas, seu nível de hemoglobina voltará ao normal.
2. Estar nas terras altas
Também podem ocorrer níveis elevados de hemoglobina se você estiver em uma altitude elevada, por exemplo, no topo de uma montanha. Quando em grandes altitudes, os níveis de hemoglobina tendem a aumentar porque os glóbulos vermelhos também aumentam naturalmente.
O aumento que ocorre nos glóbulos vermelhos é o esforço do corpo para compensar a ingestão cada vez mais limitada de oxigênio. Portanto, quanto mais alta a montanha que você escala, mais provável é que o nível de hemoglobina em seu corpo aumente ao escalar a montanha.
No entanto, seu corpo tentará se adaptar à situação e às condições quando você estiver em grandes altitudes. Portanto, se você passar muito tempo no topo de uma montanha ou em grandes altitudes, o nível de hemoglobina no corpo diminuirá gradualmente.
3. Fumar
O hábito de fumar também tem impacto sobre os níveis de hemoglobina no corpo. Quanto mais você fuma, maior é o aumento nos níveis de hemoglobina no corpo.
Isso acontece porque, ao fumar, a hemoglobina, em vez de absorver o oxigênio de que o corpo necessita, se liga ao monóxido de carbono dos cigarros. Naquele momento, o corpo entra em pânico, dando um sinal de baixos níveis de oxigênio, pois não é ligado pela hemoglobina. Portanto, o corpo acaba aumentando os níveis de hemoglobina em resposta a essas condições.
Os fumantes do sexo masculino têm níveis de hemoglobina muito diferentes dos níveis de hemoglobina dos homens que não fumam. Enquanto isso, as mulheres fumantes que estão na casa dos 30 anos têm níveis de hemoglobina quase iguais aos das mulheres que não fumam.
No entanto, mulheres fumantes com mais de 40 anos apresentam níveis de hemoglobina significativamente mais elevados do que as não fumantes.
Embora não haja uma explicação clara da relação entre o tabagismo e os níveis de hemoglobina, verifica-se que fumantes ativos têm um nível médio de hemoglobina mais alto em comparação com o nível médio de hemoglobina em fumantes passivos.
Se essa condição não for controlada, a capacidade da hemoglobina de detectar anemia no corpo diminuirá. Um estudo sugere que, para evitar o aumento dos níveis de hemoglobina no corpo, reduza o hábito de fumar.
Além do mais, o hábito não apenas aumenta os níveis de hemoglobina, mas também tem um efeito de mascaramento, o que torna difícil para a hemoglobina detectar a anemia.
4. Doença cardíaca congênita
A doença cardíaca congênita é um distúrbio que ocorre na estrutura do coração e que é experimentado por quem sofre desde o nascimento. Essa condição é mais comum em recém-nascidos. Essa condição se forma ou se desenvolve quando o bebê ainda está no estômago da mãe.
Esta doença pode causar vários distúrbios da circulação sanguínea, como muito sangue fluindo dos pulmões, muito pouco sangue fluindo pelos pulmões ou muito pouco sangue fluindo pelo corpo.
Essa condição causa a possibilidade de um aumento nos níveis de hemoglobina no corpo. Isso ocorre porque o corpo está tentando maximizar os níveis de oxigênio no sangue necessários ao corpo.
5. Tomar drogas que aumentam o hormônio
A Clínica Mayo afirma que tomar medicamentos para aumentar os hormônios também pode desencadear um aumento nos níveis de hemoglobina no corpo. Isso inclui drogas como esteróides anabolizantes ou eritropoietina.
A eritropoietina é um tipo de medicamento usado para aumentar os hormônios que podem curar a anemia em pessoas com doença renal. A eritropoietina pode aumentar a produção de glóbulos vermelhos e hemoglobina.
Automaticamente, tomar este medicamento pode causar níveis elevados de hemoglobina devido ao aumento dos níveis no corpo. Os atletas costumam tomar esta droga para aumentar os níveis de oxigênio nos músculos, maximizando assim seu desempenho nos esportes.
6. Enfisema
O enfisema é um problema pulmonar que causa falta de ar. Normalmente, os sacos de ar de pessoas com enfisema são danificados.
Com o tempo, a parede interna do air bag enfraquece e cria um grande orifício. Quando o paciente inala o ar que entra, o air bag não funciona corretamente, de modo que o ar interno fica preso e não pode sair, enquanto o novo ar que está prestes a entrar não tem espaço.
Isso faz com que a quantidade de oxigênio que atinge a corrente sanguínea do paciente seja reduzida. Finalmente, para que o corpo não falte oxigênio, o nível de hemoglobina aumentará naturalmente.