Efeitos colaterais dos anti-histamínicos, se tomados todas as noites antes de dormir

Implementar uma vida saudável não é apenas manter uma dieta e exercícios. Você também precisa manter a qualidade do sono, como tempo de sono adequado e as horas certas de sono. Infelizmente, há muitas coisas que podem dificultar o sono. Então, você pode tomar um anti-histamínico para ter uma boa noite de sono? Quais são os efeitos colaterais dos anti-histamínicos se tomados todos os dias antes de dormir?

Posso tomar anti-histamínicos para tratar a insônia?

Os anti-histamínicos são medicamentos frequentemente usados ​​para tratar os sintomas de alergia, como coceira, lacrimejamento e espirros. Um dos principais ingredientes dos anti-histamínicos de ação rápida de primeira geração é o cloridrato de difenidramina (DPH).

A forma como esse medicamento funciona é bloqueando a histamina, uma substância química que produz uma resposta inflamatória e causa sintomas de alergia. Portanto, quando o sistema nervoso central produz histamina e ocorre uma reação alérgica, é o anti-histamínico que neutraliza e acalma o corpo.

De acordo com Rafael Pelayo, MD, um especialista em sono do Stanford Sleep Medicine Center, explica que quando os anti-histamínicos atuam para neutralizar a histamina, o corpo fica cansado. É por isso que vai sentir sono depois de tomar este medicamento.

Em pessoas alérgicas, esse efeito colateral do anti-histamínico realmente as ajudará a dormir. O motivo é que os sintomas de alergia costumam piorar à noite. Infelizmente, muitos abusam dos efeitos colaterais dos anti-histamínicos para tratar a insônia. Do ponto de vista médico, isso pode ser feito?

Um estudo de 2007 publicado no Journal of Clinical Sleep Medicine testou o uso de anti-histamínicos para tratar a insônia. Um total de 46 estudos reexaminou a eficácia dos medicamentos baseados em DPH na melhoria da qualidade do sono. Os resultados mostram que tomar anti-histamínicos não é a maneira certa de ajudar uma pessoa a dormir.

Efeitos colaterais de tomar anti-histamínicos todas as noites antes de ir para a cama

Na verdade, os medicamentos baseados em DPH são geralmente seguros para uso e têm baixo risco de causar efeitos colaterais graves. No entanto, é possível que tenha um impacto negativo se for usado a longo prazo, por exemplo, tomado todas as noites antes de ir para a cama. Alguns dos efeitos adversos que podem ocorrer incluem:

  • Exacerbando certos problemas de saúde. Os medicamentos que contêm DPH podem piorar a asma ou a apneia do sono. Portanto, primeiro consulte seu médico antes de usar este medicamento.
  • Causando sonolência no dia seguinte. Os efeitos colaterais sonolentos dos anti-histamínicos duram muito tempo no sistema. Na verdade, até o dia seguinte. Essa condição faz com que sua mente fique embaçada e fique difícil de se concentrar. É claro que as atividades diárias serão muito perturbadas, especialmente ao dirigir.
  • O corpo cria tolerância à droga. Se o medicamento for tomado regularmente por 2 semanas, o corpo desenvolverá uma tolerância para a dose do medicamento. Como resultado, você aumentará a dose para atingir a mesma dose. Isso pode causar uma overdose.
  • Causa outros efeitos colaterais adversos. Além de ficarem sonolentos no dia seguinte, os anti-histamínicos também causam outros efeitos colaterais, como boca e garganta secas, prisão de ventre, dores de cabeça, tonturas, náuseas e parassonias.

Em vez de usar anti-histamínicos para tratar a insônia, você deve tentar outros métodos mais seguros. Consulte um médico, especialmente se a dificuldade para dormir ocorrer por mais de três dias. Seu médico avaliará a causa de sua insônia e ajudará você a escolher o tratamento certo.