Chorando sangue, o que causa isso? •

Recentemente, Priya Dias (14), uma adolescente de Calcutá, na Índia, estava sangrando dos dois olhos, como se estivesse chorando sangue.

Vários casos de "choro de sangue" também foram registrados em várias partes do mundo, incluindo na Indonésia, embora, do ponto de vista médico, esse fenômeno seja classificado como uma condição muito rara.

Choro de sangue está relacionado à menstruação

Choro de sangue, ou hemoclária, é uma condição médica que pode fazer com que uma pessoa derrame lágrimas de sangue. As lágrimas que saem variam, desde gotas vermelhas a sangue espesso fluindo de dentro do olho. A causa exata e o tratamento dessa condição ainda são desconhecidos, mas sabe-se que há alguma associação com sinais e sintomas de doenças do sangue ou tumores.

Um dos primeiros casos registrados de hemolacria em registros médicos data de cerca do século 16, quando uma freira italiana se queixou de sangramento nos olhos durante a menstruação. Então, em 1581, um médico encontrou uma adolescente que se queixava de chorar sangue, também quando estava menstruada.

A ciência moderna agora está descobrindo por quê. De acordo com um estudo de 1991, a hemoclária oculta pode ser causada pela menstruação. Dezoito por cento das mulheres férteis estudadas tinham sangue em suas glândulas lacrimais, enquanto a probabilidade de chorar sangue só foi encontrada em 7% em mulheres grávidas, 8% em homens e nenhuma em mulheres na pós-menopausa. Os cientistas concluem que a hemoclária oculta é causada por mudanças nos hormônios do corpo, enquanto outros tipos de hemoclária podem ser causados ​​por outros fatores externos.

Quando uma pessoa chora sangue, o médico procura sinais e sintomas de tumores, conjuntivite ou lacerações nos olhos ou glândulas lacrimais como possível hemolacria.

Chorando sangue é inofensivo

Dr. Barrett G. Haik, diretor do University Eye Institute Hamilton Tennessee em Memphis, escreveu uma revisão médica publicada na revista Cirurgia Plástica Oftálmica e Reconstrutiva em relação a vários casos de “choro de sangue” espontâneo. Os autores concluíram que lágrimas sangrantes são uma ocorrência clínica incomum, mas acabam por se resolver por conta própria. Haik determinou que durante 1992-2003, havia apenas quatro casos de hemolacria espontânea sem causa definida, e que havia dois casos de causa conhecida na época, relacionados à síndrome de Munchausen e doença de coagulação do sangue.

No entanto, esta condição não é uma condição médica com risco de vida. O colega de Haik, James Fleming, afirmou que, à medida que cresce, a hemolacria pode desaparecer por conta própria. A frequência (e volume) do sangramento diminuirá, diminuirá e para completamente com a idade. “Em todos os pacientes, o choro de sangue finalmente cedeu sem nenhum período de acompanhamento. Nenhum caso de recaída foi relatado durante o período acompanhamento dos primeiros 9 meses a 11 anos depois ”, disseram Haik e Fleming.

No caso de Priya Dias, o médico descobriu a causa de sua condição de chorar de sangue, a saber, púrpura psicogênica.

“[Púrpura psicogênica] também é conhecida como síndrome de Gardner-Diamond ou sensibilização de autoeritrócitos ou síndrome de hematomas dolorosos. Esta doença é rara e mal compreendida. Pode ser causado por estresse e ansiedade excessivos ”, disse Pradip Saha, chefe do Instituto de Psiquiatria de Calcutá, que cuida do caso Dias.

Saha disse ainda que casos de choro de sangue são comuns em pessoas que sofreram ou sofreram traumatismo cranioencefálico extremo. Mesmo assim, de acordo com esse neuropsiquiatra, a chance de chorar sangue é apenas um caso em alguns anos.

LEIA TAMBÉM:

  • O tipo de sangue aumenta o risco de certas doenças
  • É verdade que beber refrigerante faz a menstruação terminar rapidamente?
  • É verdade que mulheres que moram na mesma casa / escritório menstruam ao mesmo tempo?