O excesso de gordura no corpo, onde é armazenado? •

Você sabe onde os alimentos gordurosos que você come são armazenados? Ou como o excesso de gordura pode se acumular apenas no estômago ou em outras partes do corpo? A gordura tem uma certa área de armazenamento de modo que as partes do corpo que parecem "congestionadas" sejam apenas isso?

Nossos corpos precisam de gordura

Uma suposição errada se você acha que a gordura é ruim e não é necessária ao corpo. A gordura é igual a outros macronutrientes, nomeadamente proteínas e hidratos de carbono. A quantidade é muito necessária no corpo quando comparada aos micronutrientes. A gordura serve para ajudar a metabolizar as vitaminas solúveis em gordura, nomeadamente as vitaminas A, D, E, K, desempenha um papel na síntese hormonal e torna-se uma fonte de energia de reserva quando o corpo fica sem hidratos de carbono, que são a principal fonte de energia.

O que torna a gordura ruim para a saúde é o tipo de gordura que então se acumula em várias partes do corpo, deixando você com sobrepeso, até obeso.

Leia também: 6 tipos de obesidade: qual é você?

Conheça as células adiposas, onde a gordura é armazenada no corpo

No corpo existe um tecido denominado tecido adiposo. Esse tecido é um tecido que serve para acomodar as gorduras que entram no corpo. O número de células adiposas depende da quantidade de gordura que entra, quanto mais gordura entra, mais células adiposas se formam para acomodar a gordura.

Quando essas gorduras não são utilizadas como reservas de energia, elas se acumulam e causam ganho de peso. Por outro lado, se você tem uma boa dieta e se exercita regularmente, a gordura se esgota e não é armazenada nas células adiposas. A gordura não é obtida apenas de vários alimentos gordurosos. Os alimentos que contêm carboidratos podem ser convertidos em gordura no corpo se houver muitos.

LEIA TAMBÉM: A obesidade nem sempre é causada por comer demais

O centro de armazenamento de gordura é diferente nos corpos feminino e masculino

O tecido adiposo é encontrado em várias partes do corpo, como na pele, entre os músculos, ao redor dos rins e do fígado, atrás do globo ocular e ao redor do abdômen e do tórax. Mas, basicamente, a distribuição do tecido adiposo depende do gênero ou gênero.

Nos homens, mais tecido adiposo se acumula no abdômen e na cintura, enquanto nas mulheres se acumula mais nos quadris e na cintura. Essa divisão ou distribuição também depende de genes e outros fatores, como hábitos de consumo de álcool, hábitos de fumar e dieta alimentar. Então, onde estão localizadas essas células adiposas? Essas células adiposas causam obesidade?

Onde estão as células adiposas localizadas em nosso corpo?

Gordura subcutânea

A gordura subcutânea é a gordura encontrada sob a superfície da pele. Essa gordura pode ser medida com um instrumento chamado paquímetro prega cutânea que pode estimar a gordura corporal total. Em geral, a gordura subcutânea é encontrada nas nádegas, quadris e, às vezes, na superfície da pele do abdômen. Esse tipo de gordura pode não causar problemas ou problemas para a saúde, mas a gordura subcutânea encontrada no abdômen pode ser prejudicial à saúde.

Principalmente, os depósitos de gordura nas nádegas e quadris são experimentados por mulheres. As mulheres que têm um monte de gordura nesta área costumam ter um corpo em forma de pêra ou em forma de pêra. A gordura se acumula nas nádegas e nos quadris e vai durar até que as mulheres atinjam a menopausa. Após a menopausa, mais gordura se acumula no abdômen e abdômen.

LEIA TAMBÉM: Perda de peso não significa menos gordura corporal

Gordura visceral

Em contraste com a gordura subcutânea que está perto da superfície da pele, a gordura visceral está na verdade localizada entre os órgãos do corpo. Portanto, os especialistas afirmam que as pessoas que têm gordura visceral em seus corpos estão sob risco de várias doenças degenerativas, como doenças cardíacas, diabetes mellitus, derrame e até demência.

A gordura visceral é definida como a gordura que está em uma posição profunda, ligando e circundando os órgãos do corpo. Quase todas as pessoas que têm estômago distendido têm, com certeza, uma grande quantidade de gordura visceral no corpo. Embora não se saiba com certeza a proporção da gordura visceral com a gordura subcutânea ao redor do abdômen, a gordura abdominal pode ser medida e observada por meio de uma tomografia computadorizada.

A gordura subcutânea e a gordura visceral do corpo são formadas a partir de 50% da gordura consumida. Por exemplo, se você consumir 100 gramas de gordura, 50 gramas dela serão armazenados como gordura subcutânea e gordura visceral. Pessoas com depósitos de gordura na parte superior do corpo, incluindo gordura visceral no abdômen, correm maior risco de distúrbios metabólicos e doenças degenerativas em comparação com os depósitos de gordura na parte inferior do corpo.

Leia também: Por que o estômago distendido é mais perigoso do que a obesidade comum