As doenças de nariz mais comuns do mundo, de resfriados a câncer

É importante manter o nariz saudável. Além de canalizar o ar para dentro e para fora para que você possa respirar, o nariz também desempenha muitos outros papéis importantes para a saúde. Por exemplo, para filtrar substâncias estranhas e cheirar os odores ao redor. Portanto, quando há um problema com o nariz, todo o seu corpo pode ficar muito perturbado. Quais são as doenças nasais mais comuns?

Doenças comuns e distúrbios do nariz

O nariz é um dos ativos mais importantes do corpo humano. Sua saúde deve ser sempre mantida para que ele não seja suscetível a problemas nasais prejudiciais.

Bem, aqui está uma série de doenças e distúrbios do nariz que ocorrem com mais frequência:

1. Sangramento nasal

As hemorragias nasais são hemorragias que ocorrem dentro das paredes das vias nasais. Essa condição é muito comum. De acordo com a Cleveland Clinic, cerca de 60% das pessoas apresentam pelo menos uma hemorragia nasal durante a vida.

O sangramento nasal ocorre quando os pequenos vasos sanguíneos (capilares) nas paredes das passagens nasais são danificados. O dano geralmente é causado por ar seco, cutucando o nariz, coriza e assoar o nariz com muita força.

2. Distúrbios olfativos

Doenças ou outros distúrbios do nariz comuns são a perda do olfato. Esta condição é geralmente dividida em 2 tipos, a saber, hiposmia e anosmia.

A hiposmia é uma condição em que sua capacidade de cheirar é diminuída ou reduzida. Você não pode cheirar um objeto ou objetos tão bem como faria normalmente.

Ao contrário da hiposmia, a anosmia é uma condição em que o olfato é completamente perdido. Seu nariz não consegue captar nenhum odor.

A condição de diminuição do olfato geralmente é causada por outros distúrbios que também ocorrem no nariz, como pólipos nasais, infecções nos seios da face, resfriados ou infecções respiratórias.

Além disso, outros problemas de saúde também podem afetar o olfato, desde desequilíbrios hormonais, problemas dentários, exposição a certos produtos químicos, hipertensão e diabetes.

3. Rinite

A rinite é uma doença do nariz caracterizada por coriza, espirros, congestão nasal e fadiga. Esta condição pode ser experimentada por crianças e adultos.

Esta condição é dividida em 2 tipos, a saber, rinite alérgica e rinite não alérgica (vasomotora). Os gatilhos da rinite alérgica podem incluir alérgenos, como pêlos de animais e poeira. Enquanto isso, a rinite não alérgica é geralmente causada pela exposição a irritantes e mudanças no clima, embora até agora a causa exata seja desconhecida.

4. Resfriados

O resfriado comum é uma doença nasal comum para todas as pessoas, independentemente. Homens e mulheres, jovens e velhos, quase todos eles tiveram um resfriado.

Resfriados geralmente são causados ​​por infecção por rinovírus. Os sintomas do resfriado geralmente aparecem 1-3 dias após a exposição ao vírus. Esse vírus pode ser transmitido por meio de gotículas de saliva que se espalham no ar quando uma pessoa tosse, fala ou espirra. Em seguida, o rinovírus entra no corpo de uma pessoa saudável pela boca, olhos ou nariz.

Além de coriza e nariz entupido, os sintomas do resfriado podem incluir dor de garganta, espirros, febre baixa, dores no corpo e de cabeça.

Resfriados geralmente são inofensivos, mas às vezes também podem ser um sintoma de certas doenças.

5. Gripe (influenza)

As pessoas costumam confundir gripe com resfriado comum. Essas duas doenças nasais causam sintomas semelhantes, mas ambas são causadas por vírus diferentes.

A gripe ou resfriado comum é causada por três tipos de vírus da gripe: influenza A, influenza B e influenza C. Se um resfriado pode ocorrer em qualquer época do ano, a propagação da gripe geralmente é mais sazonal.

Os sintomas da gripe costumam surgir repentinamente e podem durar de 7 a 10 dias, mas a gripe pode ser completamente curada e não é perigosa. No entanto, algumas pessoas com sistema imunológico fraco podem apresentar sintomas de gripe que são bastante graves e podem ser fatais devido a complicações.

Outros tipos de gripe são a gripe aviária (H5N1, H7N9) e a gripe suína (H1N1).

6. Desvio septal

O desvio septal é um distúrbio no qual a parede fina (septo) que separa as partes esquerda e direita do nariz apresenta anormalidades estruturais, como estar muito dobrado. Essa condição pode fazer com que uma das passagens nasais se estreite, afetando assim o fluxo de ar para dentro e para fora.

Como resultado de um desvio de septo, o nariz está em risco de vários distúrbios e doenças, que vão desde obstrução (bloqueio), inchaço e dificuldade para respirar à noite.

7. Pólipos nasais

Os pólipos nasais são crescimentos de tecido que ocorrem nas paredes das passagens nasais ou seios da face. Esses crescimentos de tecido às vezes são inofensivos, mas correm o risco de causar várias doenças do nariz, como infecções recorrentes, alergias e até mesmo sinusite.

O aparecimento de pólipos nasais ocorre devido à inflamação e inchaço das passagens nasais ou seios da face. No entanto, até agora não se sabe exatamente o que desencadeia a inflamação.

Alguns especialistas acreditam que o surgimento de pólipos pode estar relacionado ao sistema imunológico de cada pessoa ser diferente.

8. Sinusite

A sinusite é uma doença nasal que ocorre devido à inflamação das cavidades nasais, ou seja, as cavidades cheias de ar ao redor das passagens nasais atrás dos ossos faciais.

Os sintomas de sinusite podem ocorrer repentinamente e durar pouco tempo (geralmente 4 semanas). A sinusite é geralmente chamada de sinusite aguda. No entanto, se os sintomas duram mais tempo, cerca de 3 meses, e recorrem com frequência, é denominado seio crônico.

A inflamação dos seios da face pode ser causada por uma infecção viral, bacteriana ou fúngica. Pessoas com sistema imunológico enfraquecido, alergias, asma ou bloqueios estruturais no nariz ou nos seios da face têm maior probabilidade de desenvolver sinusite.

Se você tem sinusite aguda, os possíveis tratamentos incluem antibióticos, descongestionantes, sprays de esteróides e anti-histamínicos. No entanto, se não funcionar e a inflamação dos seios da face ocorrer com mais frequência, seu médico pode sugerir uma cirurgia de sinusite.

9. Trauma no nariz

Quando você é atingido ou atingido por uma pancada no nariz, pode experimentar um trauma no nariz. Essa condição não é comumente associada a doenças, mas geralmente você experimentará sintomas como hemorragias nasais, hematomas e inchaço do nariz.

O trauma no nariz geralmente causa alterações no formato do nariz, como septo quebrado ou osso nasal. Os danos à estrutura do nariz podem ser leves a graves.

10. Hematoma de septo

O hematoma septal é uma doença em que há um coágulo sanguíneo no septo nasal. Os coágulos sanguíneos provêm de vasos sanguíneos que rebentam, depois se acumulam e ficam presos sob o revestimento da parede nasal.

Essa condição geralmente ocorre depois que o nariz é traumatizado, lesionado ou submetido a um procedimento cirúrgico. Tomar medicamentos para afinar o sangue também aumenta o risco de formação de coágulos sanguíneos no septo nasal.

O hematoma septal geralmente causa sintomas como congestão nasal, dificuldade para respirar, febre e dor no nariz.

11. Infecção do trato respiratório superior (IRA)

A infecção do trato respiratório superior (IRA) é uma infecção aguda que ataca um componente do trato respiratório superior. Os órgãos pertencentes ao sistema respiratório superior incluem nariz, seios da face, faringe (garganta) e laringe (caixa vocal).

A causa da IRA é um vírus ou bactéria. Os principais vírus causadores de IRA são o rinovírus e o coronavírus.

Os sintomas de IRA que comumente aparecem incluem tosse seca sem catarro, febre baixa, dor de garganta e falta de ar.

12. Câncer nasofaríngeo

O carcinoma nasofaríngeo é um câncer que ataca a cavidade atrás do nariz e do céu da boca, até o topo da faringe (garganta).

O carcinoma espinocelular (CEC) é o tipo de câncer mais comum nessa área. O SCC surge do tecido que reveste o nariz.

Sangramentos nasais recorrentes são um sintoma comum de carcinoma nasofaríngeo. Este câncer também pode causar o muco que sai sempre contém manchas de sangue.

O tratamento e o tratamento para um nariz problemático dependem da causa subjacente. Normalmente, distúrbios nasais leves, como resfriados e hemorragias nasais, podem ser tratados por conta própria com remédios caseiros.

No entanto, se você tiver sintomas que interferem em suas atividades diárias, como sangramentos nasais repetidos, dificuldade para respirar ou dor insuportável, você deve consultar um médico imediatamente.

Lembre-se, quando você começar a sentir sintomas incomuns, não importa o quão leve seja a condição, você deve consultar um médico imediatamente para obter o tratamento correto. Também é importante prevenir doenças fazendo cuidados de rotina no nariz.