Benefícios e riscos do uso de suspensórios •

Os aparelhos ortodônticos ou comumente chamados de aparelhos ortodônticos são dispositivos baseados em fios usados ​​por ortodontistas para corrigir dentes desalinhados ou mandíbulas e dentes empilhados. Além dos vários benefícios que podem ser obtidos, entenda também sobre os efeitos do uso de suspensórios e como cuidar deles adequadamente.

Muitas pessoas usam aparelho ortodôntico na adolescência para consertar os dentes. Mas não se engane, os adultos também podem se beneficiar do aparelho. O principal objetivo desses aparelhos é alinhar os dentes e a mandíbula para que possam morder os alimentos de maneira adequada e produzir um belo sorriso.

Se você está planejando usar aparelho ortodôntico, considere cuidadosamente se essa é sua melhor decisão. Portanto, antes de decidir usá-los, vamos dar uma olhada em alguns dos benefícios e efeitos do uso de aparelho ortodôntico abaixo.

Benefícios do uso de aparelho

Os aparelhos ortodônticos são usados ​​para corrigir vários problemas dentários e fornecer uma série de benefícios. Vamos discutir algumas das principais vantagens do uso de colchetes abaixo:

1. Melhorar a saúde bucal

Problemas ortodônticos como dentes irregulares, placa, dentes irregulares, padrões de mordida incorretos, bactérias, doenças gengivais e outros podem ser superados com o uso de aparelhos. Os aparelhos irão alinhar a estrutura dos seus dentes da forma mais adequada e isso pode melhorar a sua higiene dentária.

2. Proteja os dentes

Pessoas com padrão de mordida irregular ou outros problemas ortodônticos têm maior risco de ter efeitos prejudiciais sobre os dentes, como dentes da frente protuberantes e cáries ou problemas precoces.

Portanto, as pessoas que passam por isso precisam de um escudo forte para proteger os dentes. Os aparelhos ortodônticos atuam como protetores contra esses efeitos adversos e, ao mesmo tempo, mantêm a saúde bucal.

3. Resolvendo problemas alimentares

Muitas pessoas têm dificuldade em mastigar ou morder os alimentos. É causado por dentes desiguais. Se isso não for corrigido, causará problemas nutricionais e digestivos. Portanto, você pode usar aparelho ortodôntico para resolver seus problemas alimentares.

4. Tenha um belo sorriso e dentes retos

É do conhecimento geral que o aparelho pode melhorar a aparência geral dos dentes. Uma vez corrigidos os dentes tortos e tortos, o resultado é um lindo sorriso.

O efeito geral dessa mudança também será o de aumentar sua autoconfiança, de modo que você fique livre para se expressar abertamente, sem hesitação ou constrangimento.

Os efeitos do uso de aparelho ortodôntico ou os riscos que vêm com isso

Além de obter os benefícios, verifica-se que também existem riscos do uso de aparelho ortodôntico, dos quais você deve estar ciente antes de iniciar este tratamento. Alguns exemplos são os seguintes:

1. Sentindo-se desconfortável

Esse desconforto varia de pessoa para pessoa. Em geral, o dente pode ficar um pouco dolorido, um pouco solto e sem força para morder nos primeiros dias de uso.

Parte do estribo pode esfregar nos lábios, bochechas ou língua, causando dor. Às vezes, também há pessoas que apresentam aftas. Além disso, você também pode sentir aumento da salivação e alguma dificuldade para falar.

2. Experimentando reabsorção da raiz

A reabsorção da raiz é o encurtamento da raiz do dente. Alguns pacientes ortodônticos tendem a ter esse problema. Essa mudança no comprimento da raiz é normal no tratamento ortodôntico e geralmente não causa efeitos adversos de longo prazo em uma boca saudável.

3. Se machuque

Como o aparelho cobre os dentes, uma pancada na boca pode arranhar o interior do lábio ou bochecha. fio e suporte Os soltos ou danificados podem arranhar e irritar a parte interna das bochechas, gengivas ou lábios.

Siga os conselhos do seu dentista sobre bons hábitos alimentares ou outros hábitos para minimizar a chance de lesões.

4. Os dentes voltam à sua forma original

Se você não seguir as instruções do seu dentista cuidadosamente após a remoção do aparelho, haverá riscos envolvidos. Especialmente quando você não segue as recomendações para o uso de uma contenção, pode perder algumas das melhorias que foram feitas enquanto você usava o aparelho. Seus dentes podem quebrar novamente se as recomendações de cuidado após a remoção do aparelho não forem seguidas.

5. O risco de usar aparelho ortodôntico na idade adulta

Se o seu médico detectar problemas nos ossos que sustentam os dentes quando você for adulto, você precisará de uma cirurgia antes de colocar o aparelho. Isso ocorre porque o crescimento da mandíbula geralmente para na idade adulta.

Os adultos são mais propensos a demorar mais para usar o aparelho do que as crianças ou adolescentes. Mesmo assim, o período de uso dos estribos entre os adultos também pode variar. Isso dependerá da condição de seus dentes e de como você os cuida durante o uso do aparelho.

Por outro lado, o risco de desenvolver vários problemas orais tende a aumentar com a idade. É por isso que você precisará ir ao dentista com mais frequência. Especialmente se você já teve problemas dentários e orais, como doenças gengivais ou cáries.

6. Faça os dentes amarelos

Às vezes, a cola do uso do aparelho também pode permanecer nos dentes depois de removê-los. Embora esse problema seja bastante comum, o amarelecimento dos dentes certamente fará com que sua autoconfiança diminua.

O aparelho é frequentemente acusado de ser o cérebro por trás do desbotamento de seus dentes. Na verdade, a causa dos dentes amarelos não é o estribo que você usa. A maneira como você limpa os dentes ao usar aparelho é um fator importante que pode afetar a aparência dos dentes.

Dentes amarelos são causados ​​pelo acúmulo de placa de restos de comida presos entre os fios e suporte estribo. A placa é uma camada incolor de bactérias que começa a se formar nos dentes quando você come e bebe.

Se não for limpa, a placa endurece e se transforma em tártaro ou tártaro, que pode se formar em 24 horas. Tártaro é o que faz seus dentes parecerem amarelos ou marrons como se estivessem manchados.

Guia de cuidados com aparelho ortodôntico

1. Escolha cuidadosamente a comida

Comer alimentos errados pode danificar o aparelho. Durante os primeiros dias, é recomendável consumir alimentos macios e macios. Corte a comida em pedaços menores para torná-la mais fácil de mastigar. Exemplos de alimentos que você pode consumir incluem arroz, macarrão, bolo de peixe , purê de batata , carnes suaves cozidas, pudins, sorvetes, bananas e frutas com suco.

Alguns alimentos não são recomendados para consumo quando você usa aparelho ortodôntico porque eles podem danificá-los, são duros, em borracha, pegajosos e precisam ser mordidos. Exemplos de alimentos a evitar são maçãs, doces de caramelo, nozes e chicletes. A goma de mascar não é recomendada porque pode aderir ao aparelho.

2. Evite hábitos ruins que prejudicam seus dentes

Você pode ter o hábito de roer as unhas ou roer um lápis. Você deve interromper esse hábito imediatamente porque, além de danificar os dentes, também pode interferir no aparelho recém-instalado.

3. Limpe entre os aparelhos depois de comer

É importante que você mantenha os dentes limpos e saudáveis. Sempre escove os dentes após cada refeição para evitar que os alimentos fiquem presos no aparelho. O momento certo para escovar os dentes é 1 hora após comer.

4. Usando fio dental

Lavar os dentes quando estiver usando aparelho com fio dental é muito obrigatório. Porque, o risco de acúmulo de placa e sujeira será mais fácil quando você usa o aparelho ortodôntico.

Todos os dias, você deve limpar os dentes por 10-15 minutos, desde escovar os dentes até usar fio dental. Aqui estão as etapas fáceis:

  • Corte um pedaço de fio com cerca de 40 cm.
  • Passe o fio dental entre o fio e os dentes.
  • Prenda a ponta do fio dental no dedo indicador.
  • Passe delicadamente o fio dental por trás do aparelho e prenda-o entre os dentes. Deslize a linha para cima e para baixo. Certifique-se de mover o fio dental entre um dente e o outro, e entre a gengiva e os dentes.
  • Em seguida, remova cuidadosamente o fio de trás do fio. Não puxe imediatamente, tenha cuidado para que fique preso nas braçadeiras.
  • Passe para a próxima marcha que deseja limpar. Tanto quanto possível, não puxe o estribo com linha. Preste atenção na localização do fio dental que você colocou e, em seguida, pressione e deslize o fio para limpar os dentes.
  • Certifique-se de passar o fio dental em cada lado dos dentes para que eles fiquem livres de resíduos que a escova de dentes não possa alcançar.
  • Em seguida, enxágue a boca para enxaguar os dentes limpos.

Limpe os dentes com fio dental permitido todos os dias, para prevenir a formação de placa bacteriana na boca. O fio dental também não pode ser substituído por outros meios, como enxaguatório bucal. Limpe os dentes e a boca de maneiras diferentes.

Além disso, não deixe suas gengivas sangrarem enquanto faz fio dental , se sangrar, significa que seu movimento está muito difícil.

5. Controle de rotina

Sempre faça check-ups regulares com o dentista para ver o progresso e o reparo do aparelho ortodôntico solto. É recomendável verificar a cada 3-10 semanas, dependendo do tipo de aparelho que você usa e das recomendações do seu dentista.

6. Proteja seus dentes durante o exercício

Se você é um atleta ou tem paixão por esportes, use um protetor bucal sempre que fizer exercícios para proteger os dentes e o aparelho. Principalmente se você entrar em contato com esportes de alto risco.

Se você usar aparelho removível, sempre remova o aparelho enquanto joga e mantenha um protetor bucal.

Como reduzir a dor quando você apenas coloca o aparelho e apenas aperta

Naturalmente, a dor ao instalar o aparelho ortodôntico desaparecerá por si mesma, sem realizar nenhuma ação. Isso não é algo perigoso. Com o tempo, você se acostumará com essa pressão, a dor irá embora e você será capaz de mastigar normalmente.

No entanto, se você realmente não aguenta, pode seguir algumas das dicas abaixo para aliviar a dor após o controle do aparelho.

1. Beba água fria ou picolé

Beber água fria é uma forma prática de aliviar o desconforto que você sente depois de apertar o aparelho. A temperatura fria dá uma sensação de dormência ao redor da boca. As baixas temperaturas também ajudam a reduzir a inflamação nas gengivas que estão doloridas.

Além da água fria, você também pode comer picolés de sucos de frutas naturais de textura muito macia. Isso pode ajudar a aliviar a dor que você sente, além de proporcionar prazer para a língua.

2. Tome analgésicos

Se a dor de dente for insuportável, tome analgésicos. Experimente tomar um analgésico uma hora antes de apertar o aparelho no médico. Isso reduzirá a dor e o desconforto que você sentirá depois que os aparelhos forem apertados.

Os analgésicos geralmente são vendidos sem prescrição médica, mas certifique-se de seguir as instruções de uso no rótulo do medicamento. Não é recomendado tomar analgésicos a longo prazo porque o uso excessivo pode ser prejudicial.

3. Gargarejo com água salgada

Os aparelhos dentários geralmente também causam feridas na parte interna das bochechas, lábios e gengivas. Isso o deixa ainda mais desconfortável. Para umedecê-lo, lave a boca com água salgada para aliviar a ferida na boca latejante .

O truque, misture uma colher de chá de sal com um copo de água morna até dissolver. Em seguida, enxágue com esta solução. Você pode gargarejar várias vezes ao dia e depois enxaguar com água pura. Lembre-se, não engula a água.

4. compressa quente

Se sua mandíbula ainda dói depois de tentar os vários métodos acima, esse método pode salvar sua vida. Comprima a área afetada com um pano umedecido em água quente. Coloque-o na bochecha, queixo ou mandíbula onde dói.

Comprima e pressione suavemente. Faça compressas quentes por alguns minutos até que a dor diminua um pouco.