Os inúmeros benefícios das folhas verdes e vermelhas de bétele que você não deve perder: usos, efeitos colaterais, interações |

Quando você ouve a palavra folha de bétele, certamente o que vem à sua mente é uma folha que muitas vezes é mastigada por pessoas idosas. Então, é verdade que a folha de bétele verde e a folha de bétele vermelha são benéficas para a saúde bucal? Quais são os outros benefícios da folha de betel para a saúde que você talvez não conheça? Descubra a resposta abaixo.

Qual é o conteúdo da folha de betel?

A folha de bétele é classificada como uma planta que contém muita água. Cerca de 85-90% da folha de betel consiste em água. É por isso que a folha de betel também tem poucas calorias e pouca gordura. Por 100 gramas de folha de betel contém apenas 44 calorias e 0,4-1% de gordura.

Além disso, o conteúdo de outras folhas de bétele é:

  • Proteína: 3 por cento por 100 gramas.
  • Iodo: 3,4 mcg por 100 gramas.
  • Sódio: 1,1-4,6% por 100 gramas.
  • Vitamina A: 1,9-2,9 mg por 100 gramas.
  • Vitamina B1: 13-70 mcg por 100 gramas.
  • Vitamina B2: 1,9-30 mcg por 100 gramas.
  • Ácido nicotínico: 0,63-0,89 mg por 100 gramas.

Os benefícios da folha de bétele verde e da folha de bétele vermelha para a saúde

Aqui estão todos os benefícios da folha de betel para a saúde:

1. Redução do açúcar no sangue em pessoas com diabetes tipo 2

Os pesquisadores relatam que beber água fervida com folhas de bétele, ou folhas de bétele que são secas e moídas em pó, pode ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue em pessoas recém-diagnosticadas com diabetes tipo 2. As folhas de bétele também protegem a saúde do fígado.

Os benefícios da folha de betel para o diabetes vêm de seu alto teor de antioxidantes, que pode reduzir o estresse oxidativo, que causa danos às células do corpo e desencadeia um desequilíbrio dos hormônios da insulina. O mesmo estudo também relatou que a folha de betel não teve nenhum efeito colateral com que se preocupar.

Mesmo assim, isso não significa que a folha de betel seja o único tratamento para diabetes a que você deve se submeter. Se lhe foi prescrito medicamento para diabetes, você deve primeiro consultar seu médico antes de beber a decocção de folha de bétele para garantir que não haja risco de efeitos colaterais ou interações que colidam com o funcionamento do medicamento. Dauh betel é usado apenas como um tratamento complementar para medicamentos para controlar os sintomas, junto com mudanças na dieta e exercícios diligentes.

2. Reduz o colesterol e a pressão arterial

Como mencionado acima, a folha de betel é rica em antioxidantes. No corpo, o antioxidante eugenol atua contra os radicais livres que desencadeiam o estresse oxidativo que causa várias doenças crônicas. Um dos benefícios da folha de betel relacionado a isso é a redução dos níveis de triglicerídeos e do colesterol LDL, a gordura ruim do corpo. A folha de bétele também é conhecida por ajudar a reduzir a quantidade de gordura total no sangue.

Colesterol e triglicerídeos altos podem aumentar o risco de doenças cardiovasculares, hipertensão, derrame, doença coronariana e insuficiência cardíaca. Em vez disso, a folha de betel vermelha e a folha de betel verde trabalham para aumentar o bom colesterol no sangue, o que mantém a saúde do coração.

Para ajudar com a hipertensão, você pode tentar ferver 3-4 folhas largas de bétele vermelho e beber a água fervida da folha de bétele duas vezes ao dia.

3. Antídoto do câncer

O antioxidante eugenol contido no ensopado de folhas de betel verde e vermelho pode ajudar a combater os radicais livres que desencadeiam o câncer em pessoas com diabetes tipo 2.

4. Acelere a cicatrização de queimaduras

Outro benefício da folha de betel é acelerar a cicatrização de feridas, especialmente queimaduras. Isso ainda está associado ao seu conteúdo antioxidante. Uma pessoa que tem queimaduras também experimenta altos níveis de estresse oxidativo em seu corpo. O estresse oxidativo inibirá o processo de cicatrização de feridas.

A folha de bétele é um excelente anti-séptico, podendo também oferecer dupla proteção contra infecções bacterianas devido ao seu alto teor de polifenóis.

5. Ajude a reduzir a depressão

Algumas pesquisas mostram que a folha de betel pode ajudar a controlar os sintomas de depressão em pessoas que a apresentam. Um estudo relatou que mascar folha de bétele ou beber água fervida com folha de bétele pode fazer com que o cérebro produza mais serotonina, o hormônio da felicidade.

6. Manter a saúde bucal e dentária

A boca é uma parte do corpo suscetível ao crescimento de bactérias devido ao que você ingere. Mastigar as folhas e / ou gargarejar com água fervida da folha de bétele demonstrou inibir o crescimento de bactérias orais. Além disso, a folha de betel também é útil na prevenção de cáries, combatendo os ácidos produzidos pelas bactérias.

Mastigar folhas de bétele e noz de areca pode desencadear a produção de saliva. A saliva contém vários tipos de proteínas e minerais que são bons para manter os dentes fortes e prevenir doenças gengivais. Além disso, a saliva também ajuda a limpar os dentes e gengivas de restos de comida ou sujeira que grudam.

7. Manter o trato digestivo

A folha de bétele verde e a folha de bétele vermelha são conhecidas por ajudar a aumentar a produção de muco que protege a saúde do trato digestivo. A produção de muco evita lesões nas paredes dos intestinos e do estômago que podem ocorrer devido a várias coisas.

A folha de bétele é muito eficaz na redução da dor gástrica, alivia os sintomas da DRGE e protege o intestino de toxinas nocivas e radicais livres. Outro benefício da folha de betel para a saúde digestiva é que ela normaliza o nível de pH do estômago para aliviar úlceras, refluxo ácido gástrico (aumento do ácido estomacal) e dores causadas pela flatulência.

Além disso, a folha de betel também é útil para aumentar o metabolismo do trato digestivo para funcionar melhor ao remover todos os resíduos do corpo. Mastigar folha de bétele pode aumentar a produção de saliva, que pode ligar e amaciar os alimentos. Dessa forma, você pode engolir e enviar alimentos para o trato digestivo com mais facilidade. Isso certamente ajuda a facilitar o trabalho do seu sistema digestivo.

Ou seja, consumir folha de betel pode ajudar a evitar prisão de ventre e diarreia. A folha de bétele também estimula os intestinos a absorver nutrientes e minerais essenciais para a saúde do corpo.

8. Aumente a energia

Mastigar folha de bétele e noz de bétele em particular é conhecido por aumentar a energia. Isso ocorre porque a noz de areca contém uma variedade de substâncias ativas que atuam de forma semelhante à nicotina, ao álcool e à cafeína para estimular o corpo a produzir o hormônio adrenalina. Um aumento no hormônio adrenalina torna você mais concentrado, alerta e com mais energia.

9. Trate sangramentos nasais

Você deve estar muito familiarizado com os benefícios dessa folha de bétele desde a infância. A forma como a folha de betel funciona para curar hemorragias nasais é semelhante a como esta folha cura queimaduras.

Os taninos antioxidantes na noz de bétele aceleram a resposta do corpo à cicatrização de feridas, coagulando o sangue mais rapidamente e fechando as lacerações dos vasos sanguíneos do nariz.

Não apenas isso. Um estudo publicado no Phyto Journal descobriu que a folha de betel também estimula o sistema imunológico. Quanto mais forte for o poder do seu corpo, mais rápido a ferida ou a inflamação podem cicatrizar.

10. Remédio para inflamação da próstata

A folha de betel vermelho, em particular, pode ser usada como alternativa para tratar problemas de inflamação da próstata. A folha de betel vermelho contém taninos e saponinas antioxidantes, bem como a substância ativa hidroxicavicol, que ajuda a reparar as células da próstata para que possam voltar a funcionar normalmente.

O truque é ferver de 3 a 5 folhas novas de bétele vermelho e beber a água fervida 3 vezes ao dia.

11. Remédio para tosse

Acredita-se que a decocção de folha de betel vermelho seja capaz de aliviar a tosse. O motivo é que o betel vermelho contém vitaminas B e C, bem como alcalóides que aliviam a inflamação na garganta que causa tosse e coceira na garganta.

Para tratar a tosse, você pode processar a folha de betel vermelha:

  • Prepare 5 pedaços de folha de betel vermelha que foram lavados e limpos
  • Ferva com 300 ml de água por 15-20 minutos
  • Beba 1 vez por dia

É verdade que a folha de betel traz benefícios para a feminilidade?

Muitos produtos de limpeza anunciam os benefícios da folha de betel para a feminilidade. No entanto, a vagina na verdade não precisa ser limpa com sabonete feminino, ducha vaginal ou lavada com água fervida de folha de bétele natural. A razão é que sua vagina já tem seu próprio sistema de limpeza automática.

A limpeza da vagina é suficiente para fazer uma vez ao dia, enxaguando-a com uma toalha umedecida em água e sabão neutro (sem perfume e não feito de produtos químicos fortes), ou lave com as mãos. o próximo passo é manter sua área feminina sempre seca e limpa, e usar roupas íntimas que não sejam justas, e certifique-se de que o material absorva bem o suor.

Se você quiser lavar sua vagina com um sabonete feminino que contenha folha de bétele, certifique-se de que o produto contenha iodo povidona e não tenha cheiro. Limpe a área vaginal da frente para trás para evitar que os germes do ânus entrem na vagina. E quando você estiver menstruando, você deve trocar os absorventes regularmente pelo menos 2 a 3 vezes ao dia.

Existem benefícios de folhas de bétele para o rosto?

Às vezes, algumas pessoas usam folha de bétele fervida como enxágüe ao lavar o rosto para obter os benefícios da folha de bétel para o rosto. Isso ocorre porque a folha de bétele contém o antioxidante chavicol, substâncias antiinflamatórias e antibacterianas que podem tratar a acne inflamada e a coceira facial que pode ser causada por ela. Os benefícios da folha de betel para o rosto também são relatados como sendo capaz de superar manchas pretas na pele.

Além disso, acredita-se que o conteúdo antimicrobiano da folha de betel ajuda a superar alergias, coceira e odor corporal. Para usar, amasse algumas folhas de bétele e extraia o suco. Em seguida, misture com um pouco de açafrão. Depois disso, você pode aplicar em todo o corpo com espinhas ou coceira. No entanto, é melhor consultar um médico e um fitoterapeuta para uso posterior.

Chavicol na folha de bétele também é freqüentemente usado para tratar inflamações, como artrite e orquite.

Embora haja muitos benefícios da folha de bétele, esteja ciente dos riscos do perigo

Os benefícios da folha de betel têm o potencial de manter um corpo saudável. No entanto, especialistas em saúde pública e relatórios de vários estudos médicos começaram a levantar preocupações em relação aos vários riscos da noz de bétele.

Muitas vezes, descobriu-se que a noz de bétele apresenta alto risco de desencadear câncer oral e de garganta, de acordo com um comunicado oficial da Organização Mundial de Saúde (OMS). O motivo é que uma mistura de folha de bétele, noz de areca, limão e tabaco que geralmente é mascada é cancerígena (causa câncer). Essa conclusão foi obtida com base em pesquisas da Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer no Sul da Ásia e Sudeste Asiático, cujos residentes, aliás, ainda costumam fazer bétele.

Os ingredientes usados ​​para a noz de bétele também são duros e podem causar feridas na boca. Especialmente se mastigar se tornou um hábito que não pode ser interrompido. Os efeitos negativos também se tornam mais rápidos e difíceis de tratar. Se for suficientemente grave, essa condição fará com que a boca e a mandíbula fiquem rígidas, dificultando os movimentos. Até agora não existe nenhum medicamento que possa curar as lesões da mucosa oral. O tratamento oferecido só é capaz de aliviar os sintomas que aparecem.

Finalmente, os benefícios da folha de betel também não são totalmente seguros para mulheres grávidas. Vários estudos relataram que a noz de bétele pode causar alterações genéticas no DNA fetal que podem prejudicar o útero, assim como fumar pode causar defeitos fetais. Mulheres grávidas que estão mastigando também correm o risco de dar à luz bebês com peso abaixo do normal. Portanto, a OMS e especialistas em saúde pública recomendam que as mulheres grávidas não façam a noz de bétele.