Apêndice rompido, quão perigosa é essa condição?

A apendicite (apendicite) causa inflamação do apêndice (apêndice). Se não for tratado, o apêndice pode romper. Esta condição deve receber atenção médica imediata porque pode causar a morte. Confira a seguinte explicação.

O que faz o apêndice estourar?

A causa exata de um apêndice rompido não é conhecida. No entanto, especialistas em saúde afirmam que isso pode se originar de uma infecção que desencadeia uma inflamação no sistema digestivo, especificamente nos intestinos. Isso ocorre porque seus intestinos são o lar de bactérias boas e más.

Um apêndice bloqueado pode convidar bactérias nocivas a se reunir, multiplicar e, por fim, causar infecção.

O sistema imunológico do corpo luta contra as infecções e produz pus, que é uma coleção de bactérias, células de tecido e glóbulos brancos mortos.

Essa infecção fará com que a pressão no apêndice aumente. Como resultado, o sangue que flui pelas paredes do órgão diminuirá, de modo que o tecido intestinal ficará sem sangue e morrerá lentamente.

Um rasgo ou buraco se formará no tecido morto. Isso aumentará a pressão nos tecidos, o que pode empurrar as bactérias e o pus para fora da cavidade abdominal.

Portanto, o significado de apendicite rompida não é descrito como o estouro de um balão. No entanto, é mais parecido com a descarga de bactérias e pus da cavidade abdominal.

O apêndice rompido geralmente ocorre nas primeiras 24 horas após o aparecimento dos primeiros sintomas de apendicite. O risco aumentará, especialmente nas 48-72 horas após os sintomas.

Sinais e sintomas de apêndice rompido

Para obter tratamento imediato, você precisa prestar atenção aos vários sinais de rompimento do apêndice. Aqui estão alguns deles.

1. Dor de estômago insuportável

A apendicite geralmente causa sintomas na forma de dor intensa que se estende do umbigo ao lado direito inferior do abdômen. Se o apêndice inflamado se rompeu, a dor pode irradiar para toda a área abdominal.

Esse sintoma de rompimento do apêndice piora quando você caminha, tosse ou passa por lombadas no carro, causando inflamação em toda a parede do estômago. Se esta é a dor que você sente, o apêndice pode estar próximo ou rompido.

2. Febre

A febre é comum em pessoas com apendicite rompida. Na verdade, a febre em si é uma resposta imunológica normal que ocorre no combate a uma infecção e na tentativa de reduzir o número de bactérias que atacam o corpo.

Esses sintomas podem incluir temperatura corporal que atinge mais de 38,3 graus Celsius, calafrios, sudorese e aumento da frequência cardíaca em pacientes.

3. Náusea, vômito e falta de apetite

Náuseas e vômitos e perda de apetite são os próximos sinais que indicam o rompimento da apendicite.

A apendicite às vezes afeta o trato digestivo e o sistema nervoso, causando diarréia, náuseas e vômitos. É claro que você também não tem apetite quando o sistema digestivo dá errado.

4. Micção frequente

O apêndice fica na parte inferior da pelve e bem próximo à bexiga. Quando a bexiga entra em contato com o apêndice inflamado, ela também fica inflamada.

Como resultado, você vai urinar com mais frequência e pode ser doloroso.

5. Tonto ou inquieto

Se você estiver confuso ou desorientado (atordoado) junto com outros sintomas de apendicite, isso pode ser um sinal de que o apêndice se rompeu.

A bactéria que infectou o apêndice pode ter entrado na corrente sanguínea, o que pode causar sepse ou envenenamento do sangue.

A sepse ocorre porque os produtos químicos do sistema imunológico do corpo que entram nos vasos sanguíneos para combater a infecção desencadeiam uma resposta inflamatória no corpo. Isso pode ser fatal.

A infecção pode piorar e esgotar muito o oxigênio, de modo que o cérebro fica incapaz de funcionar normalmente.

A maneira certa de lidar com apêndice rompido

A condição do apêndice rompido deve ser tratada com apendicectomia. No entanto, o tipo de cirurgia será ajustado de acordo com a gravidade da condição do paciente.

A seguir, estão as diversas ações que a equipe médica costuma realizar para tratar a apendicite.

Apendicectomia aberta e apendicectomia laparoscópica

Uma apendicectomia aberta é um procedimento médico também conhecido como cirurgia para remover a apendicite. Você pode fazer isso fazendo uma grande incisão transversal na parte inferior direita do abdômen. Uma vez que o tecido problemático é removido, a ferida aberta é imediatamente suturada novamente.

A apendicectomia laparoscópica também pode ser um tratamento para uma ruptura do apêndice. Esse procedimento é feito fazendo pequenas incisões e inserindo um instrumento especial equipado com uma pequena câmera para ver as condições inflamatórias no intestino grosso.

Em seguida, a parte problemática do intestino será cortada e limpa. A pequena incisão feita será suturada imediatamente.

Cirurgia de apêndice rompido com formação de abscesso

Em alguns pacientes, a apendicite que não é tratada adequadamente pode levar à formação de um abscesso, que é um caroço cheio de pus. Antes da cirurgia, o médico primeiro verá a condição do abscesso por meio de uma ultrassonografia ou tomografia computadorizada.

Se o tamanho for grande o suficiente, o abscesso será drenado primeiro. O médico procurará um local seguro para fazer uma lacuna no abscesso como forma de drenar o pus. Normalmente, essa lacuna é feita na lateral do abdômen, no ânus ou na parte frontal do abdômen.

Depois que o abscesso seca, são administrados antibióticos para apendicite para prevenir infecções e complicações pós-apendicectomia. O consumo dessa droga mais tarde se tornará parte da recuperação em casa.

A primeira dose de antibióticos é administrada por injeção na veia. Além disso, os antibióticos são administrados por via oral (medicamentos para beber). O medicamento é tomado por 2 a 4 semanas, dependendo da gravidade do abscesso. Depois disso, uma apendicectomia será realizada.

Cirurgia para apêndice rompido acompanhada de obstrução intestinal

Às vezes, a inflamação do apêndice rompido causa cicatrizes no intestino. Como resultado, o fluxo de alimentos que passará pelo intestino será bloqueado.

Este bloqueio no intestino é denominado obstrução intestinal. Quando essa condição ocorre, geralmente o paciente apresenta sintomas de vômito verde-amarelado.

Se o paciente apresentar esses sintomas, o médico recomendará um raio-X ou tomografia computadorizada para determinar a localização da obstrução intestinal. Em seguida, o médico fará uma operação aberta no meio do abdômen.

Processo de recuperação após apendicectomia

O processo de recuperação após a apendicectomia leva de 4 a 6 semanas. Por alguns dias após a cirurgia, você receberá analgésicos.

Normalmente, os medicamentos administrados são paracetamol ou ibuprofeno. Você pode precisar da ajuda de outra pessoa ou de uma cadeira de rodas para ficar de pé ou andar após a cirurgia.

Devido aos efeitos da cirurgia que podem afetar o funcionamento do intestino, você deve fazer uma dieta adequada até que seu estado melhore.

Para facilitar, você pode consultar um médico e uma nutricionista sobre quais alimentos devem ser consumidos durante o período de recuperação. Pergunte também qual é a hora certa para começar o banho.

Evite qualquer atividade que possa abrir a incisão cirúrgica, como exercícios. Geralmente, os exercícios após uma ruptura do apêndice são permitidos dentro de 4-6 semanas.