Aqui está o que acontece com o corpo de uma mulher durante a menopausa •

Toda mulher deve experimentar a menopausa depois de atingir uma certa idade. Isso significa que neste momento as mulheres não podem mais ter filhos porque seus corpos não liberaram óvulos e não terão menstruação novamente a cada mês. Às vezes, algumas mulheres ficam muito preocupadas com isso porque a menopausa provoca algumas mudanças nela.

O que acontece na menopausa?

O número de óvulos que uma mulher carrega desde o nascimento, em um número limitado. Esses óvulos são armazenados nos ovários (ovário) e, em seguida, começarão a ser liberados todos os meses, quando a mulher começar a chegar à puberdade. Além de armazenar óvulos, os ovários também produzem os hormônios estrogênio e progesterona. Ambos os hormônios funcionam para controlar a ovulação e a menstruação todos os meses.

Com o tempo, é claro que o suprimento de óvulos femininos acabará. Quando os ovários de uma mulher não liberam mais óvulos todos os meses e sua menstruação para, isso é conhecido como menopausa.

As mulheres geralmente experimentam a menopausa na idade de mais de 40 anos. A maioria das mulheres terá a menopausa aos 50 anos ou mais. No entanto, uma pequena porcentagem de mulheres também pode experimentar a menopausa prematura, que é a menopausa que ocorre antes dos 40 anos. Geralmente, a menopausa prematura ocorre como resultado de cirurgia (por exemplo, histerectomia), danos aos ovários ou quimioterapia.

Mudanças no corpo nas três fases da menopausa

Existem três fases da menopausa, nomeadamente aquelas que ocorrem antes, durante e depois da menopausa.

Perimenopausa

Ocorre vários anos antes da menopausa, quando a produção do hormônio estrogênio pelos ovários começa a diminuir. Normalmente, um a dois anos antes da menopausa ocorrer, o hormônio estrogênio diminui drasticamente.

A essa altura, muitas mulheres já estão experimentando sinais de menopausa, como:

  • Os períodos menstruais começam a ficar irregulares

O padrão menstrual de uma mulher muda a cada mês. Algumas mulheres podem menstruar a cada 2-3 semanas e outras não menstruam.

  • Diminuição da fertilidade feminina

Como durante esse período da perimenopausa, a produção do hormônio feminino estrogênio diminui, a fertilidade diminui e a chance de engravidar também diminui. No entanto, neste momento você ainda pode engravidar.

  • Vagina seca

Algumas mulheres podem sentir dispareunia (dor durante a relação sexual) devido à secura vaginal. Isso faz com que as mulheres se sintam desconfortáveis ​​durante o sexo e pode diminuir a excitação sexual da mulher. Além disso, também ocorre atrofia vaginal, que é causada pelo adelgaçamento e encolhimento do tecido, bem como pela diminuição da produção de muco. Tudo isso pode acontecer porque a produção do hormônio estrogênio diminui.

Menopausa

Ocorre quando uma mulher não menstrua novamente há um ano. Neste momento, os ovários pararam completamente de liberar óvulos e pararam de produzir os hormônios estrogênio e progesterona.

A esta altura, a maioria das mulheres experimentará:

  • Ondas de calor

Ocorre quando você sente um calor repentino na parte superior do corpo. Pode ocorrer na face, pescoço e tórax e pode se espalhar para as costas e braços. Sua pele nesta área também pode estar vermelha. Você também pode suar e sua freqüência cardíaca pode ser mais rápida ou irregular.

  • Dificuldade em dormir

Você pode ter problemas para dormir à noite e suar muito durante o sono, tornando o sono menos confortável. Isso fará com que você se sinta cansado rapidamente durante o dia.

  • Alteração de humor

Devido ao desconforto durante o sono à noite, talvez isso afete as mudanças no humor Você. Por outro lado, mudanças de humor Também pode ser causado por estresse, mudanças na família ou fadiga. Você pode achar fácil ficar com raiva ou chorar.

Pós-menopausa

Isso acontece um ano após a menopausa. Neste momento, sinais de menopausa, como: ondas de calor , acabará desaparecendo. No entanto, os riscos para a saúde associados ao hormônio estrogênio aumentam em mulheres após a menopausa.

Alguns dos riscos à saúde causados ​​por baixos níveis de estrogênio no corpo são:

  • ossos porosos

Baixos níveis de estrogênio no corpo causam redução da massa óssea, portanto, o risco de perda óssea é maior. Pior, pode aumentar o risco de osteoporose.

  • Mudanças na pele

Baixos níveis de estrogênio no corpo podem causar níveis reduzidos de colágeno, onde o colágeno é o tecido que constitui a pele. Portanto, as mulheres na pós-menopausa geralmente têm a pele mais fina, seca e enrugada. Além disso, o revestimento da vagina e do trato urinário também se afina e enfraquece, e é isso que faz com que você se sinta desconfortável durante a relação sexual. Também aumentará o risco de ter infecções vaginais e infecções do trato urinário.

  • Mudanças nos dentes e gengivas

Como o tecido de colágeno, baixos níveis de estrogênio no corpo também levam à redução do tecido conjuntivo. Isso aumenta o risco de perder os dentes ou desenvolver doenças gengivais.

LEIA TAMBÉM

  • 9 doenças que paralisam as mulheres após a menopausa
  • 5 dicas para tornar a menopausa mais fácil
  • Os homens também podem ter menopausa?