Você tem pequenos flocos brancos que caem quando você coça o couro cabeludo? Pode ser que você tenha caspa. A caspa é uma doença comum da pele que afeta o couro cabeludo, também conhecida como dermatite seborréica. A caspa também pode ser causada por eczema, psoríase ou crescimento excessivo de um fungo chamado Malassezia. Então, como lidar com a caspa para que ela não volte para sempre? Verifique abaixo.
Cuidado eficaz do cabelo em casa para superar a caspa
Vários tratamentos sem receita estão disponíveis para tratar esse problema, incluindo shampoos que contêm ingredientes que eliminam o mofo ou retardam o crescimento e relaxam as células da pele. No entanto, antes de usar esses ingredientes, você pode tentar tratar sua caspa com ingredientes naturais. Aqui estão as opções.
1. Óleo da árvore do chá
Óleo da árvore do chá é um óleo essencial derivado de Melaleuca alternifolia. Este óleo é usado há muito tempo como anti-séptico e antifúngico. Existem muitos shampoos que contêm óleo da árvore do chá no mercado e muitas pessoas relatam que este produto ajuda com a caspa.
2. Bicarbonato de sódio
O bicarbonato de sódio é outro ingrediente natural para tratar a caspa do cabelo. O bicarbonato de sódio atua como um esfoliante suave que pode ajudar a remover a pele morta. Além disso, atua também como um agente secante que pode reduzir o excesso de oleosidade no couro cabeludo. Por ser alcalino, o bicarbonato de sódio pode neutralizar o couro cabeludo e equilibrar o pH.
Para usar, misture um pouco de bicarbonato de sódio com algumas gotas de água. Em seguida, esfregue e massageie esse ingrediente combinado no couro cabeludo. Enxágüe bem com água morna. Não use shampoo, pois seu cabelo pode ficar seco na primeira vez. Após algumas semanas, o couro cabeludo começará a produzir óleos naturais, tornando o cabelo mais macio e sem caspa.
3. Vinagre de maçã (vinagre de maçã)
Enxaguar o cabelo com vinagre, o cabelo não cheira mal? Não, se você realmente deseja uma maneira eficaz de lidar com a caspa. Usar vinagre de maçã é uma maneira. O vinagre de maçã é rico em ácido e contém enzimas que matam fungos e bactérias.
Sua acidez pode remover bloqueios nos poros do couro cabeludo e equilibrar o pH. Você pode usar 60 ml de vinagre de maçã com 60 ml de água em um borrifador. Borrife bem o couro cabeludo e cubra a cabeça com uma toalha por 15 minutos a uma hora. Depois disso, lave o cabelo normalmente. Faça isso duas vezes por semana.
4. Aloe vera
Embora o aloe vera seja mais comumente usado para tratar pequenas queimaduras, este gel versátil também pode ser usado para ajudar a aliviar a coceira da caspa.
Aloe vera contém substâncias anti-sépticas que podem matar fungos e substâncias anti-inflamatórias que podem aliviar a coceira no couro cabeludo. Você pode usar um shampoo que contém aloe vera ou um gel de aloe vera que é aplicado no cabelo durante a noite. Este método ajudará a hidratar o couro cabeludo para que fique livre de coceira.
5. Azeite
O azeite de oliva é um remédio que há muito tempo é usado para tratar a caspa. Quando você aplica azeite de oliva no couro cabeludo, ele hidrata as áreas secas do couro cabeludo. O azeite de oliva também pode ser absorvido pela parte mais espessa do couro cabeludo, o que causa problemas de caspa. Experimente massagear o cabelo com azeite de oliva e deixe-o durante a noite.
Basta colocar 8 a 10 gotas de azeite nas palmas das mãos e massajar no couro cabeludo. Use uma touca de banho (touca de banho) na cabeça para não deixar manchas nas folhas. De manhã, lave o cabelo com um shampoo anticaspa. Também deve ser notado que o azeite de oliva pode deixar seu cabelo bastante oleoso. Portanto, certifique-se de ter tempo de sobra para lavar o cabelo no dia seguinte.