Planta de estévia como substituto do açúcar, mais saudável? •

Você já ouviu falar dos alimentos como substitutos do açúcar? Existem vários substitutos do açúcar, nomeadamente aqueles que se enquadram nas categorias de adoçantes naturais, álcoois de açúcar e adoçantes artificiais. A estévia em si não se enquadra nessas três categorias. A planta stevia é categorizada como um novo adoçante (romances adoçantes) Por que é que? Isso significa que a estévia tem muitos benefícios em comparação com outros adoçantes?

O que é estévia?

A estévia é extraída das folhas de uma planta que pertence à família Ateraceae, frequentemente associada a plantas margaridas ou ambrósia. No Paraguai e no Brasil, há centenas de anos, as pessoas usam folhas de plantas Stevia rebaudiana (Bertoni) para adoçar alimentos. Até a estévia é usada na medicina tradicional para tratar problemas estomacais, queimaduras e às vezes é usada como anticoncepcional no país.

A seguir estão alguns tipos de estévia:

Stevia com folhas verdes

  • Processado a partir de todos os tipos de estévia
  • Único porque as folhas verdes de estévia não contêm calorias ou açúcar, mas têm um sabor doce
  • Usado no Japão e na América do Sul por milhares de anos como adoçante natural e remédio
  • Tem um sabor muito doce, 30-40 vezes mais doce que o açúcar
  • Tem benefícios associados aos níveis de açúcar no sangue, câncer, colesterol, pressão alta
  • A melhor maneira de comê-lo é consumi-lo com moderação

extrato de estévia

  • A maioria dos produtos extrai as partes doces e ligeiramente amargas (rebaudiosídeo) da estévia. Nenhum benefício para a saúde foi encontrado no esteviosídeo (folhas doces de estévia).
  • Não tem calorias ou açúcar
  • Tem um sabor mais doce do que a estévia que vem das folhas
  • Mesmo 200 vezes mais doce que o açúcar

A planta de estévia é segura para consumo?

A maioria das pessoas se sente bem após consumir estévia, mas deve-se enfatizar que cada pessoa reage de maneira diferente à estévia. Os benefícios e efeitos de consumir estévia dependem do tipo de estévia que você está tomando. Quando um adoçante de baixa caloria recebeu a aprovação do BPOM, isso significa que o adoçante é seguro para uso. No entanto, nem toda estévia é feita da mesma forma. Existem vários tipos de estévia que são produzidos com mais processos químicos do que o conteúdo de estévia. Mesmo com os efeitos negativos, mais pesquisas ainda precisam ser feitas para determinar os efeitos negativos que são realmente causados ​​pela estévia.

A estévia não tem calorias e é 200 vezes mais doce do que a mesma quantidade de açúcar. Como não há calorias nesse substituto do açúcar, obviamente presumiremos que esse adoçante é bom para fazer dieta. No entanto, existem vários estudos que mostram que a substituição do açúcar por adoçantes artificiais ou outros adoçantes de baixa caloria não facilita automaticamente a perda de peso.

Com base em um estudo do International Journal of Obesity and Related Metabolic Disorders, um estudo de 2004 em ratos mostrou que adoçantes de baixa caloria fazem os animais comerem demais. Um autor do estudo sugeriu então que as pessoas que usam adoçantes artificiais podem ter problemas de saúde relacionados ao excesso de açúcar, como a síndrome metabólica. Esta síndrome pode desencadear diabetes.

Você precisa saber que existem outras opiniões que revelam que a estévia não tem efeitos colaterais nos problemas metabólicos de curto prazo. Mesmo um estudo de 2010, que envolveu 12 pessoas que eram obesas e 19 pessoas que eram magras, não encontrou nenhum comportamento alimentar excessivo. O açúcar no sangue após a ingestão de alimentos que contêm estévia também é menor do que os alimentos que contêm açúcar. A estévia também é capaz de reduzir os níveis de insulina em comparação com outros adoçantes artificiais, como aspartame e sacarose.

Quais são os benefícios da estévia?

Com base no site draxe.com, existem vários estudos que mostram a capacidade da estévia como remédio natural. Essas plantas podem trazer benefícios ao processo de cicatrização. Quais são as reivindicações de benefícios?

  • Tem habilidades anti-câncer. Um jornal Química Alimentar Estudos croatas publicados sugerem que a estévia pode ter benefícios potenciais para o tratamento natural do câncer de cólon, combinada com a folha da amora-preta.
  • Bom para diabetes. Usar estévia em vez de açúcar será muito útil para diabéticos. Com base no jornal publicado no Journal of Dietary Supplement, houve uma avaliação de como a estévia afetou ratos com diabetes e descobriu que ratos que receberam entre 200 e 500 mg por dia apresentaram níveis reduzidos de açúcar no sangue, triglicerídeos e fosfatase alcalina. Estudos em humanos também demonstraram que tomar estévia antes das refeições pode reduzir o açúcar no sangue e os níveis de insulina após as refeições.
  • Reduzindo a pressão alta. Descobriu-se que os glicosídeos no extrato de estévia dilatam os vasos sanguíneos e aumentam a excreção de sódio, os quais podem ajudar a manter a pressão arterial em níveis saudáveis.

Na verdade, a estévia tem vários tipos de benefícios, mas, para consumi-la, você só deve usá-la com moderação. Mesmo assim, evite consumir em excesso.

LEIA TAMBÉM:

  • 8 frutas com alto teor de açúcar
  • Quais são os níveis normais de açúcar no sangue no corpo?
  • 10 coisas inesperadas que fazem com que o açúcar no sangue suba