O camarão é um dos recursos hídricos abundantes da Indonésia. Além de ser consumido como acompanhamento, o camarão também pode ser utilizado como outros produtos processados, como pasta ou crackers de camarão. Além de delicioso, quais são os benefícios e o conteúdo nutricional do camarão? É perigoso comer muito camarão? Vejamos os seguintes comentários.
Teor de nutrientes no camarão
Pode-se dizer que o camarão é mais consumido por vários grupos quando comparado aos caranguejos ou lagostas. Além de delicioso, o preço do camarão costuma ser mais em conta que os dois.
Existem dois termos para camarão em inglês, a saber camarão e camarão . Esses dois tipos de camarão têm características físicas diferentes, mas as nuvens tendem a ser difíceis de distinguir.
Camarão inclui tipos de camarões Jerbung ( Penaeus merguiensis ) e camarões rebon ( Acetes indicus ) Enquanto camarão se refere ao tipo de camarão gigante ( Macrobrachium rosenbergii ) e camarões tigre ( Penaeus Monodon ) Então, o conteúdo desses dois tipos de camarão é diferente?
Bem, com base nos Dados de Composição de Alimentos da Indonésia (DKPI), por 100 gramas de camarão Jerbung existem nutrientes, tais como:
- Água: 75,0 gramas
- Calorias: 91 kcal
- Proteínas: 21,0 gramas
- Gordura: 0,2 grama
- Carboidrato: 0,1 grama
- Fibra: 0,0 grama
- Cálcio: 136 miligramas
- Fósforo: 170 miligramas
- Ferro: 8,0 miligramas
- Sódio: 178 miligramas
- Potássio: 222,4 miligramas
- Cobre: 0,30 miligramas
- Zinco: 1,3 miligramas
- Retinol (Vit. A): 18 microgramas
- Betacaroteno: 4 microgramas
- Tiamina (Vit. B1): 0,01 miligramas
- Riboflavina (Vit B2): 0,40 miligramas
- Niacina (Vit. B3): 3,7 miligramas
- Vitamina C: 0,0 miligramas
Enquanto isso, em 100 gramas de camarão tigre, você pode obter conteúdo nutricional, como:
- Água: 85,5 gramas
- Calorias: 56 kcal
- Proteínas: 11,4 gramas
- Gordura: 0,6 grama
- Carboidrato: 1,2 gramas
- Fibra: 0,0 grama
- Cálcio: 30 miligramas
- Fósforo: 20 miligramas
- Ferro: 0,3 miligrama
- Sódio: 190 miligramas
- Potássio: 210 miligramas
- Cobre: 0,40 miligramas
- Zinco: 0,8 miligramas
- Betacaroteno: 0,0 micrograma
- Tiamina (Vit. B1): 0,14 miligramas
- Riboflavina (Vit B2): 0,0 miligramas
- Niacina (Vit. B3): 0,1 miligrama
Os benefícios do camarão para a saúde do seu corpo
Um dos benefícios de comer camarão é que ele é rico em proteínas, mas pobre em gordura. Na carne de camarão, você também pode obter conteúdo mineral, como cálcio, potássio e fósforo, além de ser uma boa fonte de vitamina A e vitamina E para o corpo.
A gordura do camarão está geralmente na forma de gorduras insaturadas, que são boas para o corpo. As gorduras insaturadas podem ajudar a aumentar os níveis de colesterol bom no sangue.
Assim como outros alimentos marinhos, o camarão também contém ácidos graxos ômega-3. Os ácidos graxos ômega-3 naturais podem reduzir a inflamação e o risco de doenças cardíacas
O Departamento de Agricultura dos EUA recomenda comer um mínimo de 8 onças - ou cerca de 227 gramas - de frutos do mar frescos cozidos várias vezes por semana.
1. Ajuda a perder peso
Se você está fazendo uma dieta rica em proteínas para perder peso, pode usar o camarão como fonte de alimento para este programa de dieta.
Além de ser rico em proteínas, o camarão também contém vitamina D e ferro que aumentam a leptina no organismo. Ao aumentar os níveis do hormônio leptina em seu corpo, ele pode reduzir a fome e o apetite ao mesmo tempo.
Esteja ciente dos seguintes 3 riscos se você estiver em uma dieta rica em proteínas
O alto teor de iodo no camarão também pode interagir com a glândula tireóide para acelerar sua atividade. Isso pode ajudar em seus esforços para perder peso, evitando várias doenças, como bócio e doenças auto-imunes.
2. Reduzir o risco de doenças cardíacas e dos vasos sanguíneos
O camarão tem um composto carotenóide chamado astaxantina e possui fortes propriedades antioxidantes. Diário Drogas Marinhas explicaram que a astaxantina tem propriedades antiinflamatórias e, portanto, tem potencial como agente terapêutico em doenças cardiovasculares.
O alto teor de ácidos graxos ômega-3 no camarão também tem a função de aumentar os níveis de colesterol bom (HDL) e prevenir a placa nos vasos sanguíneos. Isso pode diminuir ainda mais o risco de ataque cardíaco e derrame.
Mesmo assim, é preciso ter cuidado se comer camarão com alto teor de colesterol. Consulte seu médico ou nutricionista antes de começar a tomá-lo.
3. Previne os efeitos do envelhecimento prematuro
Os fortes antioxidantes que você pode encontrar no camarão, como a astaxantina, têm uma infinidade de benefícios à saúde.
A astaxantina pode ajudar a reduzir os sinais de envelhecimento prematuro da pele associado à luz solar e UVA. Ambos são as principais causas de rugas, sardas e queimaduras solares ( queimadura de sol ).
Você pode adicionar camarão em sua dieta diária ou semanal. O conteúdo nutricional do camarão pode ajudar a embelezar a pele e a se livrar do rosto envelhecido, se você comê-lo regularmente.
4. Melhore a função cerebral
Os benefícios do alto teor de ferro no camarão podem ajudar no processo de ligação do oxigênio na hemoglobina. Isso serve para aumentar o fluxo de oxigênio dos pulmões para todos os tecidos do corpo, um dos quais para o cérebro.
A função cerebral aumentará se o corpo receber oxigênio, o que é comprovado pelo aumento da capacidade de compreensão, do desempenho da memória e da concentração.
Nas mulheres grávidas, o desenvolvimento do cérebro do feto também é influenciado pela ingestão de iodo, que desempenha um papel na produção dos hormônios da tireoide. Manual de comportamento, alimentação e nutrição explicou que a deficiência materna de iodo pode causar condições de hipotireoidismo.
Hipotireoidismo
O hipotireoidismo durante o primeiro mês de gravidez pode aumentar o risco de anormalidades no desenvolvimento neurológico do feto. Portanto, as mulheres grávidas são aconselhadas a atingir a ingestão de iodo de 250-300 microgramas por dia ou o dobro das necessidades diárias normais.
5. Previne o risco de osteoporose
Além de um alto teor de proteína, o camarão também é equipado com vários minerais importantes, como fósforo, cálcio e potássio.
O cálcio e o fósforo são comumente conhecidos como minerais que ajudam o corpo a evitar o declínio da qualidade óssea, da massa óssea e da resistência óssea, que são os principais sintomas da osteoporose.
Além disso, o potássio também pode ajudar a prevenir a osteoporose, ajudando na absorção do cálcio no corpo e reduzindo o nível de cálcio que é desperdiçado pela urina.
O perigo se você comer muito camarão
Embora tenha vários benefícios para a saúde do corpo, não é bom comer muito camarão. Existem vários fatores de risco para comer muito camarão, especialmente se você sofre de problemas de saúde como o seguinte.
1. Aumentar os níveis de colesterol do corpo
O camarão contém proteínas que são boas para o corpo. No entanto, comer camarão é arriscado em alguns círculos porque contém níveis elevados de colesterol.
Se você consumir 3,5 onças - ou cerca de 99 gramas - de camarão em uma refeição, pode fornecer cerca de 200 miligramas de colesterol total para o corpo. Na verdade, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos não recomenda mais do que 300 mg de colesterol total por dia para pessoas com boa saúde.
O colesterol alto pode aumentar o risco de doenças cardíacas e distúrbios dos vasos sanguíneos; este número pode já exceder a ração de ingestão de colesterol para um dia inteiro. Consulte o seu médico sobre o limite de consumo diário de colesterol.
2. Aumenta o risco de câncer de mama
O camarão que você consome pode ser um produto de exportação que já passou pelo processo de envio, portanto, é necessário usar alguns conservantes. Um conservante chamado 4-hexilresorcinol é um aditivo comumente usado para prevenir a descoloração em camarões.
Oito tipos de aditivos em fast food e seus efeitos na saúde
Pesquisa publicada por American Chemical Society descobriram que o conservante 4-hexilresorcinol também continha xenoestrogênios. Esta substância tem um efeito comprovado no aumento do risco de câncer de mama em mulheres e na redução da contagem de espermatozoides em homens.
Um estudo publicado Saúde Ambiental em 2012, também descobriram que a exposição ambiental a xenoestrogênios está associada a vários riscos de câncer, como câncer de pulmão, rim, pâncreas e cérebro.
3. Acionar pressão alta
O camarão é uma das fontes alimentares que contém sódio alto o suficiente. Em 100 gramas de camarão contém 180-200 miligramas de sódio. Para efeito de comparação, uma colher de chá de sal contém 2.000 miligramas de sódio.
Se você adicionar sal no cardápio de camarão, deve ter mais cuidado. Isso ocorre porque um pouco de sódio a mais pode fazer com que você ultrapasse o limite diário recomendado. Consumir muito sódio pode aumentar o risco de desenvolver pressão alta (hipertensão), doenças cardíacas e osteoporose.
Permenkes No. 28 de 2019 recomenda que os adultos limitem a ingestão de sódio a 1.500 miligramas por dia. Isso nem conta se você comer outros acompanhamentos.
Além desses três perigos, comer camarão também pode causar reações alérgicas em algumas pessoas. Se você tiver sintomas de alergia, entre em contato com seu médico para tratamento imediato.