4 condições que podem causar dor no peito ao respirar

A respiração é a forma de o corpo obter oxigênio. Com o oxigênio, todos os processos do corpo podem ser executados sem problemas. Apenas tente prender a respiração, como se sente? Aí quando você respirar de novo você vai se sentir aliviado, certo? Então, o que acontece se quando você respira, o que deveria ser um alívio, realmente faz seu peito doer? Para descobrir o que causa dor no peito quando você inspira, leia a seguinte revisão.

1. Condições relacionadas aos músculos e ossos do tórax

Lesões na área do peito podem causar dor no peito ao respirar. Lesões no tórax que podem ocorrer, por exemplo, esterno quebrado ou hematoma dos músculos peitorais devido ao impacto.

Quando você respira, os ossos do peito e os músculos também se movem. Bem, se houver uma lesão nesta área, certamente causará dor ao respirar.

2. Condições relacionadas aos pulmões

Pneumonia

A pneumonia é uma infecção grave dos pulmões causada por bactérias. Pessoas com pneumonia têm pequenos sacos de ar (alvéolos) nos pulmões que se enchem de líquido. Portanto, alguns sintomas irão surgir devido a essa condição. Um deles é a dor no peito ao respirar.

Outros sintomas incluem febre, aumento da frequência cardíaca, perda de apetite e tosse que não passa.

Inflamação do revestimento dos pulmões (pleurisia)

Os pulmões são órgãos cobertos por uma membrana especial chamada pleura. A pleura pode ficar inflamada devido a bactérias, tumores, fraturas de costelas, câncer de pulmão e lesões no peito. Essa condição inflamatória causa dor no peito ao respirar.

Por causa da dor que é sentida, as pessoas que têm pneumonia tendem a respirar rapidamente para evitar a dor no peito que será sentida ao respirar normalmente.

Tuberculose

A tuberculose é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis. Geralmente, essas bactérias atacam os pulmões. Pessoas com tuberculose apresentam inflamação nos pulmões, de modo que o peito dói ao respirar. Outro sintoma bastante grave é o vômito de sangue.

Empiema

O empiema também é conhecido como piotórax ou pleurisia purulenta. Esta é uma condição em que o pus se acumula na área entre os pulmões e a superfície interna da parede torácica. Esta área é conhecida como espaço pleural. Quando ocorre uma infecção, o espaço pleural se acumula cada vez mais e mais espessamento de pus. Esse acúmulo faz com que o revestimento dos pulmões e a cavidade torácica se unam. Como resultado, os pulmões não podem se expandir completamente e causar dor ao respirar.

Embolia pulmonar

Este coágulo sanguíneo nos pulmões, denominado embolia pulmonar, também pode causar graves dores no peito quando você respira. A embolia pulmonar pode ocorrer devido a uma lesão, como uma ruptura óssea ou muscular, que pode causar danos aos vasos sanguíneos e, eventualmente, causar um coágulo.

Certas condições médicas também podem fazer com que o sangue coagule com muita facilidade, o que pode levar a uma embolia pulmonar. Condições como cirurgia ou quimioterapia para câncer também podem facilitar a coagulação do sangue.

Pneumotórax

A condição de um pneumotórax também fará com que o paciente sinta dores no peito ao respirar. O pneumotórax ocorre quando o ar vaza para o espaço entre os pulmões e a parede torácica. Existem várias causas de pneumotórax.

O pneumotórax pode ocorrer devido a uma lesão no tórax que penetra para tocar os pulmões. Por exemplo, vítimas de facadas profundas no peito ou costelas quebradas que perfuraram os pulmões. A lesão pode causar vazamento de ar nos pulmões.

3. Condições relacionadas ao coração

Doença cardíaca

Distúrbios do coração também podem causar dor no peito ao respirar. Existem vários tipos de doenças cardíacas que podem causar as seguintes condições:

  • Angina, quando há muito pouco fluxo sanguíneo para o coração
  • Ataque cardíaco, quando o fluxo sanguíneo para o coração é bloqueado
  • Insuficiência cardíaca, quando o coração não consegue bombear sangue

Pericardite

O coração é coberto por uma fina membrana chamada pericárdio. O pericárdio pode ficar inflamado, o que é conhecido como pericardite. Essa condição faz o peito doer ao respirar. A dor no peito que é sentida durante a pericardite geralmente é sentida no centro do tórax ou no peito à esquerda.

A inflamação do pericárdio pode ser causada por infecções virais, infecções bacterianas e, às vezes, reações a medicamentos e radioterapia no tórax.

4. Condições não relacionadas ao coração e pulmões

Refluxo ácido (GERD)

Dor no peito ao respirar também pode ocorrer devido ao refluxo do ácido gástrico (doença do refluxo gastroesofágico, abreviado como DRGE). De acordo com o American College of Gastroenterology, a dor no peito ao respirar devido à DRGE também é conhecida como dor no peito não cardíaca.

É claro que a dor no peito ao respirar por causa de problemas cardíacos e a DRGE têm diferenças. A dor no peito ao respirar devido à DRGE não é sentida de dentro do peito, mas a dor é como se estivesse na superfície da pele e é quente e pungente, como uma queimação.

Outras condições

Na verdade, existem muitas outras condições que causam dor no peito ao respirar. Se você sentir isso, consulte imediatamente um médico. Especialmente se sentir outros sintomas além de dor no peito ao respirar. Por exemplo, calafrios, tonturas, sensação de inquietação ou atordoamento, aumento da frequência cardíaca, dor no peito ao tossir, convulsões e desmaios. É uma boa ideia procurar imediatamente ajuda médica de emergência.