A gravidez é uma época emocionante para as mulheres grávidas. Você experimentará várias mudanças que devem ser enfrentadas a partir do primeiro trimestre de gravidez, ou desde que você foi declarada grávida. Algumas dessas mudanças podem incomodá-lo, até mesmo deixá-lo constrangido e desconfortável. Uma delas é que você costuma peidar durante a gravidez. Então porque isso acontece?
Por que as mulheres costumam peidar durante a gravidez
Peidos frequentes durante a gravidez são um problema comum. Normalmente, as mulheres grávidas, alias de peido, expelem gases cerca de 18 vezes por dia. Isso ocorre porque uma mulher grávida média pode produzir até 4 litros de gás por dia. Então, por que as mulheres grávidas produzem mais gases durante a gravidez?
Acontece que uma das principais causas é o aumento dos níveis do hormônio progesterona. O hormônio progesterona faz com que os músculos de todo o corpo, incluindo os músculos intestinais, fiquem fracos. Os músculos intestinais que relaxam podem prejudicar o processo digestivo.
Como resultado, há um acúmulo de gás. Bem, é isso que faz com que as mulheres grávidas peidem com mais frequência, arrotem e tenham o estômago inchado. Além disso, os músculos do corpo fracos também tornam difícil para as mulheres grávidas segurar um peido. Portanto, não se surpreenda se mulheres grávidas peidam com frequência na frente de outras pessoas.
Outra razão pela qual as mulheres costumam peidar durante a gravidez também pode ocorrer devido à influência do útero em crescimento (útero), exercendo pressão sobre a cavidade abdominal. Essa pressão pode desacelerar o processo digestivo, o que, por sua vez, desencadeia o acúmulo de gás.
Como evitar peidos frequentes durante a gravidez?
Embora seja bastante comum, existem várias maneiras de fazer para que, durante a gravidez, não peide com frequência em público, a saber:
1. Evite alimentos que contenham gases
Existem alguns alimentos que estimulam o trato digestivo a expelir o vento. Isso ocorre porque o alimento contém gás, então o corpo o expele por meio de peidos. Alguns alimentos que podem estimular você a peidar geralmente incluem:
- Vegetais com alto teor de gás incluem brócolis, repolho, couve, couve-flor, nabo e vegetais crus.
- As frutas que contêm sorbitol são durião, jaca, maçã, pêra e pêssego. Além das frutas, o sorbitol também pode ser encontrado em doces e gomas de mascar.
- Alimentos com alto teor de amido, nomeadamente grãos inteiros.
2. Mastigar a comida lentamente
Mastigar a comida lentamente até que esteja completamente pulverizada é uma das melhores maneiras de reduzir o peido. O peido pode ser causado por bactérias no intestino grosso que atuam para quebrar os alimentos, não sendo digeridos completamente pelas enzimas do estômago.
3. Outras formas
Além dos dois métodos mencionados acima, a American Pregnancy Association também recomenda várias outras maneiras de prevenir o peido durante a gravidez, a saber:
- Evite refrigerantes
- Beba direto do copo sem usar canudo
- Coma pouco, mas frequentemente
- Aumente a atividade física leve, como caminhada ou ioga para prevenir a constipação e ajudar a estimular a digestão
- Limite de adoçantes artificiais
- Beba muita água para ajudar a prevenir a constipação durante a gravidez
Importante observar
Peidos frequentes durante a gravidez são normais. Não deixe, porque você deseja evitar certos alimentos que podem desencadear o peido, você se torna deficiente em nutrientes essenciais. Embora haja alguns alimentos que precisam ser limitados, o mais importante é garantir uma nutrição adequada durante a gravidez, comendo uma variedade de alimentos de maneira equilibrada.
Se você suspeita que há outras causas que o fazem peidar com frequência, não hesite em consultar um médico.