Normalmente, a fome atinge a cada 3-4 horas após você comer e aumentará com o tempo se você não comer nada. No entanto, há momentos em que você sente fome rapidamente, embora tenha acabado de comer.
Existem muitas razões pelas quais seu estômago ronca, mesmo que você tenha acabado de comer. O que faz com que uma pessoa fique com fome rapidamente?
Causas de ficar com fome novamente depois de comer
A fome nem sempre significa que você precisa de comida. Isso é o que muitas vezes torna sua dieta uma bagunça, porque sempre satisfaz seus desejos de fome.
Na verdade, pode ser que sua fome não seja porque você não está comendo o suficiente. Algumas das outras causas da dor de fome são descritas a seguir.
1. Você fica com fome rapidamente por causa da desidratação
Às vezes, a sede e a fome são difíceis de distinguir. Freqüentemente, a sede é confundida com fome. Portanto, em vez de procurar água, você está procurando comida. "Seu corpo só precisa de fluidos", diz Alissa Rumsey, RD, porta-voz da Academia Americana de Nutrição e Dietética.
Segundo Alissa, a confusão ocorre no hipotálamo (a parte do cérebro que regula o apetite e a sede). Para evitar essa confusão, certifique-se de que sua ingestão de líquidos seja atendida.
Se você sentir fome e não tiver bebido muito naquele dia, experimente beber um copo d'água e espere 15-20 minutos para ver se a fome é realmente o que você sente.
2. Você está privado de sono
A falta de sono pode levar a picos nos níveis de grelina, um hormônio que estimula o apetite, bem como à diminuição dos níveis de leptina, um hormônio que causa sensação de saciedade, diz Rumsey.
Dormir um pouco tende a se sentir cansado ao acordar. Como resultado, o sistema em seu corpo que realmente precisa de energia, desencadeia o desejo de consumir açúcar.
3. Muitos carboidratos
Carboidratos como arroz, macarrão, doces, biscoitos e macarrão aumentam os níveis de açúcar no sangue rapidamente e, em seguida, caem rapidamente. Esta queda nos níveis de açúcar no sangue faz com que você sinta fome.
4. Você está estressado
Quando você está tenso, seu corpo aumenta a produção dos hormônios do estresse adrenalina e cortisol. Os níveis elevados de hormônio induzem os sistemas do seu corpo a pensar que está sob ataque e que precisa de energia.
Isso faz com que seu apetite comece a aumentar. O estresse também reduz os níveis da substância química cerebral serotonina, que faz você sentir fome quando não está dormindo.
5. Você tem falta de proteína
“A proteína não só fica no estômago e aumenta a sensação de saciedade, mas também é eficaz na redução do apetite”, diz Alissa. A referência da Etiqueta Nutricional da Indonésia afirma que a necessidade média diária de proteína dos indonésios é de 60 gramas por dia.
6. Você não está comendo gordura suficiente
Assim como a proteína, a gordura insaturada também está ligada à sensação de saciedade. “Quando você está satisfeito após uma refeição, é mais provável que ouça seus sinais de fome e não coma novamente até que esteja realmente com fome”, diz Alissa.
Adicione gorduras saudáveis como nozes, sementes e abacates. Os especialistas recomendam que os adultos limitem a ingestão de gordura em 20 a 35% do total de calorias diárias.
7. Você pula refeições
Quando você pula uma refeição e seu estômago fica vazio por muito tempo, isso aumenta o hormônio da fome, a grelina, aumentando assim o seu apetite.
Tente não pular refeições. Não deixe seu estômago vazio por mais de 4-5 horas.
Como você pode ficar satisfeito por mais tempo?
Você não precisa comer mais para manter o estômago cheio por mais tempo e com menos fome. Experimente os seguintes métodos:
1. Escolha a comida certa
Seu corpo valoriza alimentos saudáveis consumidos nas porções certas. Você pode dividir os alimentos que serão consumidos no café da manhã, almoço e noite, bem como lanches. Você também pode medir a porção de comida de forma prática.
Também é importante prestar atenção na escolha dos alimentos. Não consuma fontes excessivas de carboidratos, consuma proteínas adequadas, gorduras saudáveis conforme recomendado e aumente as fibras como soja, frutas e vegetais.
2. Corte carboidratos!
Comer fontes de carboidratos como arroz, macarrão, macarrão, donuts, bolos e biscoitos fará você sentir fome facilmente. Portanto, reduza a ingestão. O método?
Basta contornar isso consumindo lanches lanches saudáveis, como lanches contendo soja, cerca de 2 horas antes de comer.
O alto teor de proteínas e fibras nos lanches de soja farão você se sentir saciado por mais tempo, reduzindo assim o desejo de comer carboidratos durante grandes refeições pela manhã, à tarde e à noite.
3. Durma o suficiente
Um sono de qualidade pode ajudá-lo a perder peso. Quantas horas de sono são consideradas boas?
Com base no conselho da National Sleep Foundation, os adultos precisam de 7 a 9 horas de sono todos os dias. Enquanto isso, os pais com mais de 65 anos precisam de 7 a 8 horas de sono todos os dias.
4. Leia os rótulos nutricionais dos alimentos antes de consumir
Ler os rótulos nutricionais é tão importante quanto comer os próprios alimentos. Ao saber dessas informações, você pode medir a quantidade de carboidratos, proteínas e fibras que consome.
Portanto, quando você for ao supermercado, deve verificar o rótulo e confirmar que tipo de gordura contém ou quanta fibra contém.
Boa sorte!