Fluido preejaculatório: pode realmente causar gravidez? •

Vocês, homens, devem ter se perguntado sobre o fluido que sai antes da ejaculação ou do fluido pré-ejaculatório. Esse líquido que sai não é muito, em contraste com o líquido que sai quando ocorre a ejaculação. Então, se este fluido contém esperma? Se o fluido contém esperma, pode ocorrer gravidez? Vamos ver a explicação.

LEIA TAMBÉM: Guia essencial para sexo seguro

É fluido pré-ejaculatório?

Muitos suspeitam que o fluido pré-ejaculatório é igual ao sêmen liberado durante a ejaculação. O fluido pré-ejaculatório vem das glândulas de Cowper - glândulas muito pequenas localizadas na base do pênis. A função desse fluido é lubrificar a uretra, facilitando o fluxo do sêmen.

A estimulação sexual faz com que esse fluido saia. Cada homem tem uma capacidade diferente para o fluido pré-ejaculatório. Existe uma grande quantidade de líquido antes de ocorrer a ejaculação, alguns nem chegam a secar durante a relação sexual. Pra quem não libera nenhum líquido antes da ejaculação, acalme-se, talvez a quantidade de líquido produzida pelas glândulas de Cowper não seja muito.

O fluido pré-ejaculatório contém esperma?

Na verdade, ao contrário do fluido pré-ejaculatório, o esperma é produzido pelos testículos. Portanto, o fluido pré-ejaculatório e o esperma vêm de duas partes diferentes do pênis. Imediatamente presumimos que o fluido está livre de esperma. É verdade?

Aparentemente, com base em um estudo envolvendo 27 pessoas, citado do NCBI, descobriu que 10 entre 27 pessoas têm esperma no fluido pré-ejaculatório. Algumas das amostras restantes não encontraram esperma no fluido de ejaculação.

LEIA TAMBÉM: Benefícios e riscos de engolir esperma durante o sexo oral

No entanto, o líquido liberado antes da ejaculação é muito pequeno, cerca de 4 ml, o esperma contido no líquido também é muito pequeno. Enquanto o sêmen sai durante a ejaculação, o esperma é muito abundante nele. Em média, cada homem tem a mesma concentração de esperma no fluido pré-ejaculatório. Mas por que nem todos os homens excretam fluido pré-ejaculatório que contém esperma?

Bem, a condição corporal de cada pessoa é diferente. O fluido antes da ejaculação em cada homem é influenciado pelos alimentos e drogas que ele consome. Obviamente, quando uma pessoa está tomando certos medicamentos, a concentração de espermatozoides no fluido pré-ejaculado diminui. Essa condição também pode estar associada aos níveis de fertilidade.

Mas não se preocupe, você não pode presumir imediatamente que a ausência de espermatozóides no fluido pré-ejaculatório significa que o homem é infértil. Novamente, é necessário explorar alguns dos fatores desencadeantes.

O fluido pré-ejaculado pode deixá-la grávida?

Bem, esta é a questão que devemos aguardar. O esperma contido no fluido pré-ejaculatório é pequeno, mas os pesquisadores também aconselharam o uso de preservativo sempre durante as relações sexuais. Os pesquisadores também não concluem que a descoberta de espermatozoides aumenta o risco de gravidez, não significa necessariamente que você esteja livre do risco de gravidez devido ao fluido pré-ejaculatório. Você e seu parceiro não sabem se o fluido contém espermatozoides ou não.

A gravidez pode ocorrer quando o esperma está dentro ou ao redor da abertura vaginal. Não sabemos exatamente qual espermatozóide conseguiu fertilizar o óvulo. Para isso, sexo seguro ainda deve ser feito. Além disso, os homens nem sempre sabem quando vão ejacular, embora alguns consigam retrair o pênis antes que a ejaculação ocorra.

LEIA TAMBÉM: Por que a "ejaculação externa" ainda pode causar gravidez

O fluido pré-ejaculatório pode transmitir doenças sexualmente transmissíveis?

Mas arrancar o pênis antes da ejaculação continua sendo um sexo arriscado. Não é apenas gravidez. As doenças sexualmente transmissíveis também podem ser transmitidas por meio desse fluido pré-ejaculatório. Você pode presumir que apenas grandes quantidades de sêmen podem causar gravidez e a propagação de doenças sexualmente transmissíveis.

Conforme explicado acima, esse fluido é produzido pelas glândulas de Cowper. Por exemplo, no caso da gonorreia. Esta infecção ataca a uretra e as glândulas que ajudam na reprodução humana. Bactérias e vírus podem infectar as glândulas de Cowper, tornando muito possível que bactérias e vírus se espalhem durante o sexo oral. Sim, as bactérias podem se mover mesmo sem ejaculação.

As glândulas de Cowper são muito suscetíveis a infecções bacterianas, nas quais as bactérias podem sobreviver nas glândulas por muito tempo. Não apenas a gonorréia, o HIV também pode ser transmitido através do fluido pré-ejaculado. Pesquisadores em pequena escala descobriram que o HIV foi encontrado no fluido pré-ejaculatório. É por isso que você ainda precisa praticar sexo seguro.

LEIA TAMBÉM: 5 etapas para sexo seguro se seu parceiro tiver HIV