Náusea de estômago após comer, quais são as possíveis causas?

Comer é uma atividade pela qual você deve estar ansioso. Além de deixá-lo satisfeito, comer também pode melhorar humor. No entanto, comer se torna uma atividade irritante se, depois de comer, em vez de ficar satisfeito, você sentir náuseas. As náuseas estomacais também costumam ser acompanhadas de tonturas, distensão abdominal, dor abdominal e outras sensações de mal-estar.

A náusea após comer pode ser causada por muitas coisas, incluindo estresse, intoxicação alimentar, problemas digestivos, azia ou outras condições médicas. Para ser claro, aqui estão várias razões possíveis pelas quais o estômago fica enjoado depois de comer.

Causas de dor de estômago após comer

1. Alergias alimentares

Todo mundo tem alergia a diferentes tipos de alimentos. Alguns são alérgicos a amendoim, ovos, crustáceos, camarões e outros. Quando você come alimentos que desencadeiam alergias, seu sistema imunológico libera histamina e outros produtos químicos. Esses produtos químicos produzem sintomas de alergia na forma de coceira, lábios ou boca inchados e dor de estômago.

2. Intoxicação alimentar

Comer alimentos contaminados com bactérias, vírus e parasitas pode deixá-lo doente. Isso acontece se os alimentos que você consome não são manuseados de maneira adequada, a partir do processo de seleção dos ingredientes alimentares, cozimento e serviço.

Os sintomas de intoxicação alimentar geralmente aparecem horas, dias ou até semanas após o consumo de alimentos que contenham germes ou micróbios e geralmente são caracterizados por náuseas, diarréia, cólicas estomacais e dor após comer.

3. Úlcera de estômago

Se você sempre sentir náuseas depois de comer, isso pode ser devido à irritação causada por úlceras pépticas. Outros sintomas comuns de úlceras pépticas são náuseas abdominais e inchaço após comer, uma sensação de queimação na área do estômago e dor abdominal (que é frequentemente chamada de úlcera).

4. Gravidez

Um dos primeiros sinais de que está grávida é a sensação de desconforto e náuseas, o que geralmente ocorre no segundo mês de gravidez. Um estudo sobre as causas de vômitos e náuseas na gravidez descobriu que as mudanças nos níveis hormonais em mulheres grávidas podem estar associadas a sensações de náuseas e vômitos após comer. Às vezes, o cheiro ou o sabor de certos alimentos é suficiente para fazer as mulheres grávidas sentirem náuseas.

A boa notícia é que a náusea é temporária e não fará mal a você ou ao seu bebê.

5. Estresse e ansiedade excessivos

O estresse não afeta apenas suas emoções, mas também sua saúde física. Um estudo publicado na revista Cell and Tissue Research descobriu que o estresse psicológico pode afetar negativamente o funcionamento de seus vários órgãos digestivos. Portanto, o estresse e a ansiedade podem fazer seu estômago embrulhar toda vez que você terminar de comer.

Quando você deve ir ao médico?

Você não precisa se preocupar se sentir enjôo apenas uma vez depois de comer. No entanto, você precisa entrar em contato com seu médico se a náusea depois de comer persistir e for acompanhada por algum dos seguintes sintomas:

  • Dor no peito.
  • Diarreia que dura mais do que alguns dias.
  • Desidratação com sintomas de pele e boca secas, tontura, fraqueza, falta de urina, urina escura e aumento da frequência cardíaca.
  • Febre acima de 30 graus Celsius.
  • Dor de estômago insuportável.
  • Batimento cardíaco rápido.
  • Vômito intenso.
  • Há sangue no vômito, marcado por vômito que é vermelho fresco ou preto como asfalto / petis.