A menstruação excessiva, também conhecida como menorragia, é uma condição que não pode ser tomada de ânimo leve. A menstruação é considerada excessiva se você tiver que trocar os absorventes a cada 1-2 horas a cada hora consecutiva. O excesso de sangue menstrual não apenas interfere nas atividades, mas também pode ser perigoso para a saúde. Vamos, tente descobrir quais são as causas da menstruação excessiva para saber como lidar com isso.
Causas da menstruação excessiva
A menstruação excessiva não surge simplesmente sem motivo aparente. O rápido fluxo de sangue a cada mês pode ser motivado por muitos fatores, desde hormônios a doenças hereditárias. Aqui estão mais detalhes:
1. Desequilíbrio hormonal
Normal ou não, sua menstruação é regulada pelos hormônios estrogênio e progesterona no corpo. O estrogênio e a progesterona regulam o desenvolvimento do revestimento uterino, que é eliminado durante a menstruação. Se ambos estiverem em equilíbrio, o cronograma menstrual será executado normalmente.
Mas do contrário, o revestimento do útero, denominado endométrio, ficará mais espesso. Isso é o que torna a menstruação mais longa e pesada do que o normal.
A síndrome do ovário policístico (SOP), obesidade, resistência à insulina, ovários comprometidos e problemas de tireoide incluem aqueles que fazem com que os hormônios do corpo fiquem desequilibrados.
Por exemplo, distúrbios nos ovários podem fazer com que o óvulo não seja liberado quando chegar a hora. Quando o óvulo não é liberado, o corpo não consegue produzir o hormônio progesterona.
Como resultado, o tecido que reveste o útero cresce excessivamente, de modo que o sangue menstrual posterior sai excessivamente.
2. Miomas uterinos
Miomas uterinos são tumores benignos (não cancerosos) que costumam aparecer no útero durante o período fértil da mulher. Esse tipo de tumor tende a ser a causa da menstruação excessiva em muitas mulheres. No entanto, os miomas uterinos são inofensivos e quase nunca evoluem para câncer.
Nem todas as mulheres com miomas uterinos apresentam vários sintomas desagradáveis. Os sintomas geralmente são influenciados pela localização, tamanho e número de tumores.
Além do sangramento durante a menstruação que é mais intenso e prolongado, os sintomas que aparecem como um marcador de miomas uterinos são:
- Dor ou pressão na pelve
- Micção frequente
- Prisão de ventre
- Dor nas costas ou pernas
Não se sabe exatamente o que causa miomas. No entanto, acredita-se que as mudanças genéticas, hormônios e outras substâncias no corpo sejam a causa de seu surgimento.
3. Pólipos uterinos
Os pólipos uterinos são a carne que cresce no tecido que reveste o útero (endométrio). As formas e tamanhos variam amplamente, desde redondo, oval, do tamanho de uma semente de gergelim, ao tamanho de uma bola de golfe. Essa condição geralmente afeta mulheres com idades entre 40 e 50 anos.
Não se sabe exatamente o que causa essa doença. No entanto, o fator de alterações hormonais é suspeito de ser o gatilho. Além disso, as mulheres também têm uma chance maior de desenvolver pólipos uterinos se estiverem com sobrepeso, hipertensão ou estiverem tomando medicamentos para tratar o câncer de mama.
Os pólipos uterinos também são caracterizados por vários sintomas, como:
- Sangramento ou aparecimento de manchas de sangue fora da menstruação
- O aparecimento de manchas de sangue após a menopausa
- O aparecimento de manchas de sangue após o sexo
Como os miomas, os pólipos uterinos tendem a ser benignos. Mas pode causar problemas menstruais excessivos e outros distúrbios de fertilidade. Os pólipos uterinos podem tornar as mulheres inférteis, dificultando a gravidez.
4. Usando o DIU
Um dos efeitos colaterais da inserção de um DIU ou conhecido como contracepção espiral é a menstruação excessiva. Além disso, o DIU também pode fazer com que o usuário experimente manchas de sangue entre os períodos menstruais.
Se você tiver isso, é uma boa ideia consultar um médico para pedir a troca por outro dispositivo anticoncepcional. Não deixe que a intenção de adiar a gravidez se torne prejudicial à saúde do seu corpo no futuro.
5. Adenomiose
A adenomiose é uma doença em que as células que normalmente crescem fora do útero se desenvolvem nos músculos uterinos. As células presas então se tornam a causa de cólicas e menstruação excessiva.
Na verdade, os médicos não sabem ao certo o que causa a adenomiose. No entanto, quanto mais velha a mulher, maior o risco de experimentá-lo. Existem também várias outras coisas que são fortemente suspeitas de desencadear problemas neste órgão reprodutivo, a saber:
- Desenvolvimento, uma vez que a pessoa ainda está na forma de um feto
- Inflamação, especialmente de cirurgia uterina
- Lesão no útero, como durante uma cesariana ou outra cirurgia
- Grávida (especialmente gêmeas)
A adenomiose apresenta uma grande variedade de sintomas, dependendo dos níveis hormonais no corpo. No entanto, as mulheres com adenomiose costumam apresentar sintomas como:
- Menstruação excessiva durante a menstruação que é muito dolorosa
- Dor durante o sexo
- Sangramento ou manchas fora do horário menstrual
- Cãibras no útero
- Útero dilatado e sensível
- Dor na área ao redor da pelve
- Pressão na bexiga e reto
- Dor ao defecar
6. Endometriose
Reportagem das páginas do The American College of Obstetricians and Gynecologists, a endometriose é frequentemente a causa da menstruação excessiva. A endometriose é uma doença que faz com que o tecido que reveste o útero cresça para fora.
Quando você tem endometriose, o tecido endometrial fica espesso, se decompõe e se deteriora a cada período. Isso ocorre porque a rede tende a ficar presa e não chegar a lugar nenhum.
Quando esse tecido se deteriora, o sangramento durante a menstruação será muito intenso e mais longo do que o normal. A endometriose às vezes também pode causar dor muito forte junto com sangramento menstrual.
Além disso, as mulheres que têm endometriose geralmente apresentam dores pélvicas insuportáveis. A dor na pelve e no abdômen geralmente piora com o tempo.
Além do sangue menstrual pesado, a endometriose também é caracterizada por:
- Dismenorréia, dor menstrual intensa desde antes até vários dias durante a menstruação. A dor às vezes também é sentida na parte inferior das costas e abdômen
- Dor durante o sexo
- Dor durante as evacuações ou urinar, incluindo durante a menstruação
- O aparecimento de manchas de sangue entre a menstruação
- Fadiga
- Diarreia ou prisão de ventre
- Inchaço ou náusea
A endometriose pode tornar a pessoa infértil. Portanto, procure imediatamente a ajuda de um médico quando sentir esses sintomas.
6. Câncer cervical
Este é um tipo de câncer que ocorre quando as células do colo do útero se tornam anormais. Como resultado, as células se multiplicam incontrolavelmente e danificam partes saudáveis do corpo.
Embora raro, o câncer cervical pode ser uma causa de menstruação excessiva.
O papilomavírus humano (HPV) é a causa de cerca de 90% de todos os casos de câncer cervical. Fazer sexo desde cedo, ter vários parceiros sexuais e tomar pílulas anticoncepcionais regularmente pode aumentar o risco de exposição ao HPV.
No início de seu aparecimento, o câncer cervical não causa nenhum sintoma. No entanto, quando as células cancerosas começam a se espalhar de forma incontrolável, os sintomas associados são:
- Sangramento vaginal anormal, como após o sexo, entre os períodos, após a menopausa ou sendo mais pesado e mais longo
- Dor durante a relação sexual
- Aparece corrimento vaginal com um odor desagradável
- Dor pélvica
Quando o câncer se espalhou para os tecidos próximos, mais e mais sintomas aparecerão, como:
- Dor ao urinar
- O aparecimento de sangue na urina
- Dor nas costas
- Pé inchado
- Diarréia
- Dor ou sangramento no ânus ao defecar
- Sentindo-se cansado e fraco
- Perda de peso e apetite
- Estômago inchado, náuseas, vômitos e prisão de ventre
Não demore a consultar um médico se estes sinais e sintomas aparecerem.
7. Câncer endometrial
Este câncer ocorre quando células anormais no útero ou endométrio se tornam incontroláveis e danificam o útero e outros órgãos.
O câncer endometrial ou também conhecido como câncer uterino geralmente pode ser detectado em um estágio inicial porque faz a vagina sangrar.
Esse sangramento não é normal porque geralmente aparece fora do período da menstruação. O sangramento também costuma aparecer na vagina após a menopausa. Outro sintoma que freqüentemente aparece é a dor pélvica.
Embora a causa do câncer de endométrio seja desconhecida, as mulheres diagnosticadas com esse tipo de câncer têm maior probabilidade de ter hiperplasia endometrial ou fazer terapia de reposição hormonal (TRH).
O primeiro tratamento para o câncer endometrial é geralmente uma histerectomia, que pode ser seguida por quimioterapia e / ou radiação.
8. Distúrbios hemorrágicos hereditários
Embora raros, distúrbios hemorrágicos hereditários também podem ser a causa da menstruação excessiva. Um dos tipos mais comuns de doenças do sangue em mulheres é a doença de Von Willebrand (VWD).
A doença é causada por dano ou perda do fator de von Willebrand, um tipo de proteína de coagulação do sangue. Embora essa proteína realmente ajude a formar um tampão de plaquetas durante o processo de coagulação do sangue.
Quando uma pessoa perde essa proteína, geralmente apresenta sangramento nasal, hematomas fáceis e sangramento intenso após procedimentos médicos. Nas mulheres, essa condição também faz com que o fluxo sanguíneo durante a menstruação tenda a ser pesado e mais longo que o normal.
9. Certos medicamentos
Certos medicamentos podem ser a razão pela qual sua menstruação tornou-se excessiva recentemente. Os medicamentos para terapia hormonal (estrogênios e progestágenos sintéticos), anticoagulantes ou varejistas de sangue e antiinflamatórios estão entre os que devem ser observados.
Para isso, você precisa estar mais sensível aos diversos efeitos colaterais que são sentidos após a ingestão desses medicamentos. Não hesite em informar o seu médico sobre isso. O motivo é que cada medicamento causa efeitos colaterais com gravidade variável para cada pessoa.
Ao consultá-lo, seu médico pode encontrar um medicamento semelhante que é mais seguro e tem efeitos colaterais mínimos para você.
Fatores que aumentam o risco de menstruação excessiva
A menstruação excessiva tende a ocorrer em mulheres na puberdade e na menopausa. Por quê então?
Na puberdade e perto da menopausa, os hormônios estrogênio e progesterona estão em níveis desequilibrados. Às vezes, um deles está muito alto ou mesmo muito baixo.
A progesterona é um hormônio que ajuda a controlar o crescimento do tecido uterino. Quando os níveis estão muito baixos, o tecido uterino pode engrossar muito.
Como resultado, quando ele se deteriora, o sangue que sai desse tecido muito espesso torna-se muito espesso.
No entanto, você também precisa ter cuidado. A menstruação é categorizada como anormal se:
- Dura mais de 7 dias com forte fluxo sanguíneo todos os dias.
- O sangramento pode ocorrer duas vezes por mês.
- Faz com que você use 1 almofada a cada hora ou por várias horas seguidas.
Quando o sangue menstrual flui muito, não pense que isso é normal. É melhor ir imediatamente ao médico para saber a causa exata, além do tratamento.