Vômito ou gastroenterite indica uma infecção bacteriana, viral e parasitária no trato digestivo que faz com que a pessoa continue vomitando e diarreia. Geralmente, esta doença ataca crianças, mas é possível que adultos também sejam afetados. Felizmente, muitos medicamentos estão disponíveis para aliviar os sintomas e também acelerar o processo de cicatrização. Então, quais drogas para vômitos são geralmente usadas?
Medicamento para aliviar os sintomas de vômito
Os sintomas de vômito, como febre acompanhada de dor abdominal, náuseas e vômitos, podem causar desidratação (falta de fluidos corporais). As complicações são mais suscetíveis de ocorrer em crianças e idosos.
Portanto, você não deve subestimar essa condição. Verifique com seu médico se você suspeitar que está tendo sintomas de vômito.
Algumas recomendações de medicamentos para aliviar os sintomas de vômito incluem:
1. Paracetamol
Dor abdominal intensa indica uma infecção por bactérias, vírus ou parasitas que causam vômitos. Para aliviar esses sintomas, você pode tomar o medicamento paracetamol. Além de aliviar a dor de estômago, esse medicamento também pode reduzir a febre.
O paracetamol é geralmente seguro para uso em todas as idades, crianças e idosos. Use este remédio para vômitos quando os sintomas aparecerem. Se tiver melhorado, você não precisa continuar usando o medicamento.
Você deve saber que analgésicos também podem usar antiinflamatórios não esteroidais (AINEs), como ibuprofeno, naproxeno, aspirina ou diclofenaco.
Embora funcionem da mesma maneira, podem irritar a mucosa do estômago em algumas pessoas. Visto que as pessoas que apresentam vômitos têm infecções no trato gastrointestinal, teme-se que os AINEs que podem irritar piorem o quadro. Portanto, essa classe de medicamentos deve ser evitada.
2. ORS
A desidratação, que é uma complicação do vômito, pode realmente ser evitada. Uma forma eficaz é repor os fluidos corporais perdidos imediatamente. No entanto, não basta beber água pura. A razão é que a água não contém os minerais de que o corpo necessita.
Seria melhor se você tomar SRO. ORS é uma solução feita de uma mistura de água, açúcar e sal. Você pode obter esse remédio para vômitos em farmácias ou drogarias.
No entanto, você também pode fazer seu próprio ORS em casa. Você pode preparar este remédio para vômitos com as seguintes etapas:
- Fornece 1 litro de água
- Adicione 3/4 colher de chá de sal de mesa
- Combine 2 colheres de sopa de açúcar e mexa até ficar homogêneo
3. Medicamentos antidiarreicos
A infecção faz com que as pessoas expostas ao vômito experimentem defecação contínua com fezes aquosas. Essa diarreia certamente fará com que você vá e volte ao banheiro.
Felizmente, você pode aliviar os sintomas de vômito com medicamentos antidiarreicos. Exemplos de medicamentos para diarreia que você pode escolher são:
Loperamida
A loperamida é um medicamento comumente usado para tratar a diarreia. A forma como este medicamento atua é reduzindo o fluxo de fluidos e eletrólitos para os intestinos, diminuindo os movimentos intestinais.
Os medicamentos para diarreia devido a vômitos estão disponíveis na forma de comprimidos, cápsulas e soluções. A loperamida é geralmente administrada após a evacuação, mas não exceda a quantidade listada no rótulo da embalagem. Lembre-se de que este medicamento não deve ser administrado a crianças com menos de 2 anos de idade.
Os efeitos colaterais que podem ser sentidos após tomar este medicamento para vômitos são fraqueza e prisão de ventre.
Subsalicilato de bismuto (Pepto bismol)
O subsalicilato de bismuto é usado para tratar diarreia e dores de estômago. No entanto, esse medicamento só deve ser usado por adultos e crianças. Este remédio para vômitos também não deve ser usado por mulheres grávidas e lactantes, pois tem o risco de interromper o desenvolvimento fetal e passar para o leite materno.
A forma como funciona é reduzir o fluxo de fluidos e eletrólitos para o intestino, inflamação e matar organismos que causam diarreia. Um efeito colateral que pode ocorrer após o uso deste medicamento é o zumbido nos ouvidos.
4. Antibióticos
Uma das causas do vômito são as bactérias, uma das quais é a Escherichia coli. Se a causa for uma bactéria, o médico prescreverá antibióticos. No entanto, se a causa for um vírus, os antibióticos não são necessários.
Os antibióticos atuam inibindo o crescimento de bactérias e matando-as para que a infecção não continue a se espalhar. Vários tipos de antibióticos para tratar o vômito, incluindo:
- Doxiciclina. A doxiciclina é administrada uma ou duas vezes ao dia e deve ser acompanhada por um copo de água. Os possíveis efeitos colaterais incluem boca seca, náuseas e vômitos.
- Ceftriaxona. A ceftriaxona está disponível na forma de pó que precisa ser misturado com água para ser tomado por via oral. Os possíveis efeitos colaterais incluem fraqueza e falta de ar.
- Ampicilina. A ampicilina está disponível na forma de comprimido e uma solução líquida que precisa ser injetada. Os possíveis efeitos colaterais são náuseas, vômitos e erupções cutâneas.
5. Suplementos probióticos
O site do Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais afirma que os suplementos probióticos estão incluídos na lista de medicamentos para vômitos. No entanto, somente quando o médico prescreve.
Os suplementos probióticos contêm bactérias semelhantes às bactérias boas do intestino. A presença dessas bactérias benéficas certamente irá melhorar a saúde do sistema digestivo de forma a tornar mais rápido o processo de recuperação intestinal da infecção.
A administração de remédios para vômitos é ajustada à causa
Você pode obter os medicamentos mencionados acima em farmácias ou drogarias, com ou sem receita médica. Na verdade, existem alguns que você mesmo pode fazer com ingredientes que tem em casa e pode usá-los como remédio para primeiros socorros.
Você precisa saber que o remédio para vômitos não deve ser tomado ao acaso. A razão é que, se as bactérias são a causa, o medicamento comum não será eficaz o suficiente para superar os sintomas. Na verdade, sua condição pode piorar.
Por outro lado, o uso de antibióticos, embora a causa seja um vírus, causará outros problemas de saúde, nomeadamente resistência aos antibióticos.
Essa condição indica que a bactéria se tornou resistente aos antibióticos, de modo que o tratamento não será eficaz. É por isso que seria melhor consultar primeiro o seu médico para obter o tratamento adequado.
Além de tomar remédios para vômitos, você também deve receber um tratamento adicional. Consuma alimentos que sejam macios e não irritem o intestino, como mingaus sem leite de coco, bananas maduras e maçãs com suco. Beba muita água para evitar a desidratação.
Não se esqueça, descanse o suficiente para estimular o sistema imunológico para que o corpo se recupere da infecção.