É normal você acordar de vez em quando no meio da noite porque precisa fazer xixi. No entanto, se você urinar com frequência à noite, isso pode ser um sintoma de noctúria.
A noctúria é uma condição que faz com que você tenha que urinar com frequência à noite. Os pacientes geralmente não conseguem reter a urina (incontinência urinária), de modo que o sono é perturbado.
Quais são os sintomas da noctúria?
Os sintomas de micção frequente à noite são, obviamente, urinar ou urinar em grandes quantidades à noite. Em condições normais, você deve conseguir dormir de 6 a 8 horas sem ser incomodado porque a produção de urina diminui durante o sono.
Para pessoas com noctúria, elas podem ter que se levantar pelo menos duas vezes no meio da noite para urinar. Com o tempo, essa condição pode causar privação de sono e reduzir a qualidade do sono.
Depois de começar a ficar sem sono, você pode sentir os seguintes sintomas:
- humor para baixo e tendem a ficar deprimidos,
- bocejos frequentes e sonolência
- cansado mais rápido,
- difícil de se concentrar,
- falta de motivação também
- irritável e esquecido.
Se a noctúria for causada por uma determinada doença, você poderá sentir outros sintomas além da micção frequente. Esses sintomas variam, dependendo de quais problemas de saúde são a causa.
O que causa a noctúria?
A noctúria geralmente é um sinal de um problema de saúde. Aqui estão várias doenças que podem causar micção frequente à noite.
1. Apnéia do sono
Apnéia do sono é um distúrbio do sono que pode fazer uma pessoa parar de respirar por alguns segundos durante o sono. Ao experimentar apnéia do sono , o corpo tentará encontrar uma maneira de respirar livremente.
O músculo cardíaco se alonga para bombear mais sangue rico em oxigênio. No entanto, também estimula o trabalho do hormônio ANH ( peptídeo natriurético atrial ), o que aumenta a produção de urina, fazendo com que você urine com mais frequência.
2. Insuficiência cardíaca congestiva ou coração fraco
Durante o dia, o líquido se acumula nas pernas devido à gravidade e à incapacidade do coração de bombear normalmente. Quando você se deita à noite, esse líquido retorna à corrente sanguínea e é filtrado pelos rins, de modo que a produção de urina aumenta.
3. Diabetes
A noctúria é um dos sintomas mais comuns de diabetes. Isso ocorre porque os diabéticos têm alto nível de açúcar no sangue. O excesso de açúcar no corpo será excretado na urina, mas o açúcar também atrai água, aumentando a frequência de micção.
4. Distúrbios nervosos
Distúrbios neurológicos, como doença de Parkinson, doença de Alzheimer e esclerose múltipla pode interferir na entrega de sinais que regulam o funcionamento do sistema urinário. Como resultado, a bexiga não consegue reter a urina e faz com que você urine com frequência.
5. Consumo de drogas diuréticas
Os medicamentos para hipertensão e insuficiência cardíaca geralmente são diuréticos. Este medicamento aumenta os níveis de água e sal, fazendo com que o volume de urina aumente. Se você urina freqüentemente à noite, consulte seu médico antes de consumi-lo.
6. Infecções recorrentes do trato urinário
As infecções do trato urinário não tratadas podem prejudicar a função da bexiga. Se não for controlada, a bexiga pode não conseguir excretar a urina completamente. A bexiga também enche mais rápido, então você urina com mais frequência.
7. Gravidez
As mulheres grávidas costumam urinar com frequência à noite. Isso ocorre porque o volume de sangue da mãe aumenta e a bexiga é comprimida (cistite) pelo feto em desenvolvimento. No entanto, essa queixa diminuirá com a idade gestacional.
Como diagnosticar noctúria?
A noctúria é uma condição médica com causas muito diversas. Portanto, você passará por muitas verificações para determinar a origem desse problema. O médico primeiro fará perguntas como:
- Quando você começou a urinar com frequência à noite?
- Quantas vezes você urina à noite?
- Que medicamentos você está tomando regularmente?
- A urina está saindo menos (anúria) ou mais do que o normal?
- Existe história de doença da bexiga na família?
- Existem outros sintomas preocupantes?
Depois de conhecer sua condição e histórico médico, o médico fará uma série de exames. Este exame pode ajudar a detectar doenças que podem estar causando isso.
Os tipos de testes para diagnosticar noctúria são:
- teste de açúcar no sangue para detectar diabetes mellitus
- teste de privação de água para detectar diabetes insípido
- teste de hemograma completo e teste químico de sangue
- urinálise (teste de urina)
- teste de cultura de urina
- citoscopia para ver a condição do sistema urinário
- CT Varredura e ultrassom
Como tratar a noctúria?
A melhor maneira de tratar a noctúria é tomar medicamentos e fazer mudanças no estilo de vida. Consultando a página da Cleveland Clinic, os seguintes tipos de medicamentos podem ser consumidos.
- Anticolinérgicos, especialmente para tratar a bexiga hiperativa.
- Bumetanida e furosemida para controlar a produção de urina.
- Desmopressina para ajudar os rins a reduzir a produção de urina.
Para tornar sua noite de sono mais confortável, aqui estão algumas mudanças no estilo de vida que você pode fazer.
- Não beba muita água, álcool ou bebidas com cafeína antes de dormir.
- Limite os alimentos que irritam a bexiga, como alimentos ácidos e picantes.
- Faça exercícios para o assoalho pélvico ou exercícios de Kegel.
- Durma com os pés apoiados em uma posição mais elevada.
- Usar meias especiais para evitar o acúmulo de líquido nas pernas.
- Se você precisar tomar um diurético, tome-o seis horas antes de deitar.
- Cochile por 20-30 minutos para compensar a falta de sono noturno.
A noctúria é parte de um problema do sistema urinário denominado poliúria. Embora inofensiva, a noctúria pode interromper seu ciclo de sono e afetar sua vida diária. Essa condição também costuma ser um sinal de outros problemas de saúde, por isso não deve ser ignorada.