Taxa de filtração glomerular (TFG) é um dos procedimentos de avaliação da função renal. Verifique a seguinte revisão da definição, função e procedimento para verificar a TFG.
O que é isso Taxa de filtração glomerular (TFG)?
G Taxa de filtração lomerular é um procedimento médico para verificar o funcionamento dos rins.
O exame de TFG ou taxa de filtração glomerular também é o melhor procedimento médico que os médicos fazem para determinar o estágio da doença renal.
Os rins são o principal sistema de filtragem do corpo. Esse órgão tem a função de remover substâncias residuais do corpo e excretá-las pela urina.
Para apoiar essa função, o rim tem uma parte chamada glomérulo, que funciona como um pequeno filtro para filtrar as substâncias residuais metabólicas da corrente sanguínea.
Se os rins não estiverem funcionando corretamente, o glomérulo não se filtrará de maneira ideal. A interrupção da função desse órgão pode certamente desencadear doenças renais mais graves.
Qual é a função da verificação da TFG?
Este exame ajudará os médicos a encontrar distúrbios nos rins. Este teste estima a quantidade de sangue que passa pelo glomérulo.
O médico realizará este procedimento simples, ou seja, avaliará os níveis de creatinina por meio de um exame de sangue. Além disso, os níveis de creatinina são inseridos na calculadora GFR.
A calculadora GFR é uma fórmula matemática para estimar a taxa de filtração com uma série de informações, como nível de creatinina, idade, peso, altura, sexo e raça.
Portanto, não raramente, este procedimento médico também é conhecido como um exame eGFR ou taxa de filtração glomerular estimada .
Quem precisa deste procedimento médico?
A doença renal em seus estágios iniciais geralmente não causa sintomas. No entanto, você pode precisar deste teste se tiver vários fatores de risco, como:
- diabetes,
- doença cardíaca,
- pressão alta (hipertensão),
- infecções recorrentes do trato urinário (ITUs),
- hábito de fumar,
- obesidade,
- história familiar de insuficiência renal,
- defeitos congênitos que afetam a função renal, bem como
- uso de drogas que afetam os rins.
Além disso, você também precisa estar ciente dos sintomas da doença renal em um estágio avançado. Seu médico recomendará este procedimento de triagem se você apresentar sintomas, como:
- dor lombar ao redor dos rins
- urinar com mais ou menos frequência do que o normal,
- inchaço nos braços e tornozelos,
- tem dificuldade para urinar,
- sangue na urina (hematúria),
- urina espumosa,
- cãibra muscular,
- fadiga,
- náuseas e vômitos, até
- perda de apetite.
O American Kidney Fund não recomenda que pessoas menores de 18 anos, mulheres grávidas, pessoas com sobrepeso ou muito musculosas sejam submetidas a esse procedimento.
Isso ocorre porque os resultados do teste podem não ser muito precisos. Consulte seu médico para saber se este exame é adequado para você ou não.
Quais são os preparativos antes de fazer o exame de TFG?
O teste de TFG é um exame de sangue simples que não requer preparação. No entanto, o seu médico pode dar-lhe alguns conselhos antes do teste.
Este procedimento envolve a verificação da creatinina para medir os níveis de creatinina sérica no sangue. Se você tiver problemas renais, é provável que seu nível de creatinina aumente.
O seu médico pode aconselhá-lo a jejuar um pouco antes do teste. Você também pode precisar interromper temporariamente o uso de certos medicamentos.
O seu médico também pode aconselhá-lo a não comer carne na véspera do teste. Alguns estudos mostram que comer carne pode aumentar temporariamente os níveis de creatinina.
Como é feita a verificação da TFG?
Seu primeiro exame é feito com uma amostra de sangue. O médico colherá uma amostra de sangue de uma veia de seu braço.
Com a ajuda de uma pequena agulha, o oficial irá coletar uma certa quantidade de sangue para dentro do tubo. Você pode sentir um pouco de dor quando a agulha entra e sai do braço.
Este procedimento geralmente leva menos de cinco minutos, não muito diferente de outros procedimentos de coleta de sangue.
Os profissionais de saúde também solicitarão dados relacionados à idade, sexo, altura e peso e raça para fins de exame.
Quais são os resultados do exame de TFG?
Depois de usar a fórmula da TFG ou a calculadora, os resultados que você geralmente obterá são o valor da TFG e o estágio da doença renal que está ocorrendo.
Citado pela National Kidney Foundation, abaixo estão os indicadores dos resultados do exame que você pode obter.
- Estágio 1 (GFR 90 ou mais): mostrou dano renal mínimo, mas os rins estavam funcionando corretamente.
- Estágio 2 (TFG entre 60 - 89): mostra leve lesão renal, mas os rins estão funcionando corretamente.
- Estágio 3a (TFG entre 45 - 59): mostrou dano renal leve a moderado e começou a sentir diminuição da função renal.
- Estágio 3b (TFG entre 30 - 44): mostra danos renais moderados a graves e diminuição da função renal, podendo ser acompanhados de sintomas.
- Estágio 4 (TFG entre 15 - 29): indica dano renal grave com função renal deficiente.
- Estágio 5 (TFG abaixo de 15): indica a condição mais séria ou insuficiência renal.
Os resultados obtidos podem ser diferentes dos listados acima. Os valores da TFG também diminuirão naturalmente com a idade e a perda de massa muscular.
Em geral, um valor normal de TFG é 60 ou mais. Se sua TFG for inferior a 60 por três meses ou mais, seus rins podem não estar funcionando corretamente.
Para avaliar danos renais ou encontrar a causa de valores anormais, seu médico solicitará outros exames, como um exame de urina (urinálise), exames de imagem (USG ou tomografia computadorizada) ou uma biópsia renal.
Enquanto um valor de TFG abaixo de 15 significa que você está entrando em um estágio sério e com risco de vida. Seu médico pode recomendar diálise (diálise) ou um transplante de rim.
Existem efeitos colaterais do teste de TFG?
Não há efeitos colaterais graves causados por este exame. Tirar uma amostra de sangue durante o procedimento pode representar muito pouco risco.
Você pode sentir alguma dor ou hematoma no local onde a agulha foi injetada. Isso geralmente desaparece rapidamente, então você não deve se preocupar muito.
Se você tiver mais perguntas, consulte o médico responsável para obter a solução certa.