As bactérias são organismos unicelulares, uma das formas de vida mais populosas da Terra. Esses microrganismos estão em toda parte, como no solo, água, ar, no corpo de cada ser humano e animal. A maioria das bactérias é inofensiva e até benéfica para a saúde.
Basta dar uma olhada nas colônias de bactérias no intestino e na vagina de uma mulher, cujo trabalho é manter os dois órgãos funcionando perfeitamente. Mas, além disso, algumas bactérias são as culpadas pela doença. As infecções bacterianas podem ser leves a graves, podendo levar à morte. Por exemplo, tuberculose e cólera.
Você está curioso para saber como as bactérias podem se espalhar e causar doenças, e o que pode ser feito para evitá-lo? Continue lendo neste artigo.
Existem muitas maneiras pelas quais as bactérias podem se espalhar
Em geral, a forma como a bactéria se espalha é através das seguintes quatro maneiras principais:
Através do toque entre a pele e objetos que contêm bactérias
Um dos lares mais confortáveis para as bactérias é a mão humana. Cerca de 5 mil bactérias habitam suas mãos a qualquer momento.
Portanto, o contato das mãos, seja diretamente com a pele de outras pessoas ou segurando objetos, pode ser um meio para a propagação de bactérias.
Não lavar as mãos depois de tocar o nariz / boca ao tossir / espirrar, manusear animais, urinar / derrotar, tocar em alimentos crus, preparar alimentos, trocar fraldas de uma criança, etc. pode desencadear a propagação de bactérias do seu corpo para outras pessoas.
Tocar na pele de uma pessoa infectada também pode fazer com que você contraia a doença.
Um exemplo é este: você tem uma infecção no olho rosa (conjuntivite) e depois esfrega os olhos, não lava as mãos primeiro e depois aperta a mão de outra pessoa.
Depois disso, a pessoa esfrega os olhos ou come com as mãos sem lavar as mãos.
A pessoa pode ter a mesma infecção ocular ou pode ser infecção em outro lugar devido à transferência de bactérias de você pelo toque.
O mesmo princípio de propagação de bactérias também ocorre se você gosta de pedir emprestado ou emprestado itens pessoais ou tocar em coisas que foram usadas por pessoas doentes.
Por exemplo, use lenços de papel para espirrar ou toalhas de banho para pessoas com diarreia.
Pelo ar
Outra forma de espalhar bactérias é por meio de gotículas de água que saem quando você tosse ou espirra.
Partículas transportadas pelo ar contendo bactérias e vírus podem ser inaladas por outras pessoas e infectar seus corpos, de modo que elas contraem tosses e resfriados.
Pior ainda, as bactérias são invisíveis a olho nu, então você nunca sabe quem está doente e espirrando / tossindo perto de você.
Portanto, é recomendável que você use uma máscara quando estiver doente.
Se não estiver disponível, você deve sempre cumprir a etiqueta ao tossir e espirrar, como cobrir a boca ao tossir e espirrar, para prevenir a transmissão de doenças transmitidas pelo ar, como a tuberculose.
Contaminação cruzada de alimentos
Se você não prestar atenção à limpeza, as atividades culinárias muitas vezes podem ser uma fonte de transmissão de doenças devido às bactérias.
Processos de cozimento impuros, como não lavar as mãos depois de tocar em alimentos crus, preparar alimentos e usar o banheiro antes de cozinhar podem espalhar bactérias para outras pessoas.
Comer alimentos contaminados com bactérias pode causar diarreia, botulismo e intoxicação alimentar, por exemplo.
Outras maneiras
Além disso, as bactérias também podem se espalhar de diferentes maneiras, como as seguintes.
- Beber ou usar água contaminada (cólera e febre tifóide).
- Contato sexual (sífilis, gonorréia, clamídia).
- Contato com animais (antraz, doença da arranhadura do gato).
- Movimento de bactérias de uma parte do corpo, que é seu habitat real, para outra, onde a bactéria causa doenças (como quando a E. coli se move do intestino para o trato urinário, causando infecções do trato urinário).
Como as bactérias podem causar doenças?
As bactérias podem causar doenças de várias maneiras. Algumas bactérias ruins podem se multiplicar excessivamente de modo que perturbe seu ecossistema natural, como: vaginose bacteriana.
Alguns destroem a rede diretamente. Outros produzem toxinas (venenos) que matam as células.
Quando as bactérias são infectadas, elas permanecem no corpo por muito tempo. Eles "devoram" os nutrientes e a energia do corpo e podem produzir toxinas ou toxinas.
Essas toxinas podem causar sintomas comuns de infecção, como febre, falta de ar, erupção na pele, tosse, vômito e diarreia.
Para descobrir como as bactérias causam doenças, geralmente o médico examina amostras de sangue, urina e outros fluidos em um microscópio ou envia essas amostras a um laboratório para mais testes.
Desta forma, o médico pode descobrir quais os germes que vivem no seu corpo e como podem fazer com que fique doente.
Como evitar a infecção bacteriana?
Existem várias maneiras de prevenir infecções bacterianas, nomeadamente as seguintes.
- Lave as mãos com sabão e água corrente após tocar o nariz / boca ao tossir / espirrar, manusear animais, urinar / derrotar, tocar em alimentos crus, preparar alimentos, antes de comer, trocar fraldas de crianças e assim por diante. Lavar as mãos pode prevenir até 200 doenças.
- Não toque nos olhos, nariz e boca com muita frequência
- Os alimentos devem ser cozidos ou refrigerados o mais rápido possível
- Legumes e carne devem ser armazenados separadamente e preparados em tábuas de corte separadas
- A carne deve ser processada adequadamente e cozida até ficar cozida
- Usar preservativo durante a relação sexual reduz as chances de propagação de doenças sexualmente transmissíveis
As infecções bacterianas podem ser curadas com antibióticos prescritos.
Lutem contra o COVID-19 juntos!
Siga as últimas informações e histórias dos guerreiros COVID-19 ao nosso redor. Junte-se à comunidade agora!