3 riscos relacionados à menstruação que precisam ser vigiados |

Talvez você e seu parceiro tenham pensado em fazer sexo durante a menstruação. No entanto, você deve prestar atenção de acordo com os óculos de saúde, fazer sexo ou fazer sexo durante a menstruação (menstruação) é perigoso?

Na verdade, depende de como você faz isso. Portanto, você precisa entender os benefícios e riscos dessas atividades. Vamos ver a explicação abaixo, sim!

Benefícios de fazer sexo durante a menstruação

Praticar sexo durante a menstruação é freqüentemente considerado tabu ou proibido. Portanto, muitas pessoas preferem fazer sexo antes da menstruação (durante a TPM) ou depois.

Na verdade, geralmente a relação sexual no início da menstruação também é relutante em fazer, especialmente porque os sintomas menstruais incomodam o corpo da mulher.

No entanto, clinicamente, existem benefícios em ter relações sexuais durante a menstruação, a saber:

1. Reduzindo cólicas estomacais durante a menstruação

Citado em Planned Parenthood, o orgasmo pode aliviar as cólicas estomacais que as mulheres sentem durante a menstruação.

As cólicas menstruais são causadas pela contração do útero para ajudar a expelir seu revestimento.

O orgasmo que você sente durante a relação sexual também faz com que o útero se contraia e depois se solte novamente.

Quando o orgasmo consegue eliminar as contrações do útero, espera-se que o desconforto devido às cólicas abdominais diminua.

Além disso, o orgasmo pode aumentar a produção de endorfinas (hormônios da felicidade), que fazem você se sentir mais confortável e relaxado.

2. A menstruação é concluída mais rápido

Jornal publicado por Maedica: A Journal of Clinical Medicine menciona que fazer sexo durante a menstruação, seja no início ou no meio da menstruação, pode causar aumento do sangue menstrual.

Isso ocorre porque a relação sexual causa contrações no útero, fazendo com que o sangue menstrual saia mais rápido. Dessa forma, seu período irá parar mais cedo do que o normal.

Algumas mulheres mencionadas no jornal também afirmaram não sentir sangramento menstrual novamente cerca de 1-2 dias após a relação sexual.

3. Reduzindo dores de cabeça devido à menstruação

Há mulheres que reclamam de dores de cabeça durante a menstruação. Este é um dos sintomas que podem incomodá-lo.

Curiosamente, fazer sexo durante a menstruação também pode ajudar a aliviar as dores de cabeça. Isso é evidenciado em pesquisa publicada na revista. Cefaléia .

O estudo mostra que a atividade sexual pode ser usada como uma droga para aliviar e até mesmo curar dores de cabeça e enxaquecas.

O risco de fazer sexo durante a menstruação

Além de ser uma atividade lucrativa para você, fazer sexo durante a menstruação também pode trazer riscos.

Você pode ser mais suscetível a algumas infecções durante o período.

De acordo com o Congresso Americano de Obstetras e Ginecologistas (ACOG), a vagina mantém um nível de pH de 3,8-4,5 ao longo do mês.

Porém, durante a menstruação, o nível de pH tende a ser mais alto que o do sangue para que os microrganismos possam crescer mais.

Aqui estão os riscos que podem se esconder se você fizer sexo durante a menstruação:

1. Transmissão de HIV e doenças sexualmente transmissíveis

Sexo desprotegido, como preservativos, pode aumentar o risco de transmissão do vírus da imunodeficiência humana (HIV) ou outros patógenos sexualmente transmissíveis.

Por que o risco de doenças aumenta durante as relações sexuais durante a menstruação, mesmo para doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) que não são transmitidas pelo sangue? Estas são algumas das razões teóricas:

A corrente sanguínea atua como um transportador para vírus e outros patógenos

Mudanças fisiológicas durante a menstruação podem tornar o corpo da mulher suscetível a infecções. Além disso, o sangue menstrual também pode aumentar o crescimento de bactérias.

O colo do útero da mulher fica mais aberto durante a menstruação

Nesta condição, você pode ser mais suscetível a infecções do colo do útero (colo do útero) e da parte superior do útero (útero).

Por exemplo, a infecção e a doença inflamatória pélvica (DIP) têm algo a ver com sexo durante a menstruação ou algum tempo antes da menstruação.

Muitas vezes, pode ocorrer um aumento da infecção uma semana após a menstruação, mas é possível que a infecção chegue ao útero e se torne um sintoma de DIP durante a menstruação.

Isso pode acontecer mesmo se a atividade sexual que causou a infecção ocorrer mais tarde.

O sangue menstrual causa irritação e inflamação na pele

O sangue menstrual na pele pode causar infecções. Isso ocorre porque o sangue menstrual pode ser irritante para algumas pessoas.

Como resultado, a irritação da pele pode aumentar a suscetibilidade a várias infecções.

O sangue menstrual pode diluir os lubrificantes naturais e artificiais

Os lubrificantes vaginais, tanto naturais como artificiais, correm o risco de se tornarem líquidos, dificultando a penetração durante a relação sexual.

É por isso que fazer sexo durante a menstruação pode aumentar o risco de rompimento da pele e outros danos à pele que podem causar doenças venéreas.

2. Aumenta o risco de endometriose

A endometriose é uma condição em que um tecido semelhante ao revestimento do útero começa a crescer em outros lugares, como os ovários e as trompas de falópio.

A relação sexual durante a menstruação pode ser um risco para essa condição.

Pesquisa em periódicos Maedica: A Journal of Clinical Medicine explicar sobre isso.

De acordo com o estudo, as pessoas que têm dificuldade em ter filhos (inférteis) que frequentemente ou às vezes fazem sexo durante a menstruação têm o dobro do risco de desenvolver endometriose.

A endometriose pode afetar sua qualidade de vida e pode até levar à infertilidade se não for tratada imediatamente.

No entanto, não se preocupe, existem tratamentos que podem ajudá-lo a lidar com essa condição.

3. Diminuição da libido masculina

A relação sexual durante a menstruação pode ter um impacto negativo na excitação sexual do homem (libido) e pode causar impotência temporária.

A diminuição da libido pode ocorrer porque os homens tendem a se sentir desconfortáveis ​​com o sangue menstrual e seu cheiro.

Além disso, o estado físico e psicológico das mulheres que não estão bem antes da menstruação ou durante a menstruação também pode fazer com que os homens se sintam menos apaixonados por fazer sexo.

Além disso, outros efeitos adversos ou riscos de fazer sexo durante a menstruação podem incluir uma cama bagunçada devido ao sangue menstrual.

Lembre-se de que fazer sexo durante a menstruação não reduz o risco de gravidez.

Portanto, continue usando anticoncepcionais se não quiser correr o risco de uma gravidez não planejada.

Não há problema em fazer sexo durante a menstruação, mas você precisa discutir os benefícios e riscos com seu parceiro.

Dessa forma, você e seu parceiro podem tomar a decisão certa.