A aspirina é uma das drogas mais antigas do mundo. Essa droga foi registrada pela primeira vez pelos sumérios e egípcios na medicina cotidiana, especialmente para tratar a dor. A aspirina nos tempos antigos era feita da planta da folha do salgueiro. Hipócrates também desenvolveu aspirina por meio de extratos dessa planta. Então, muitos estudos foram desenvolvidos para descobrir as várias propriedades da aspirina e a dosagem usada. Na verdade, a aspirina agora é um medicamento capaz de superar muitos problemas de saúde.
Mas, por trás de suas propriedades multifuncionais, essa droga também tem alguns efeitos colaterais que precisam ser vigiados. Quais são os prós e os contras da medicina para este milhão de pessoas? Vamos, siga a seguinte explicação.
Conteúdo multifuncional de aspirina
A aspirina, ou no mundo farmacêutico chamada ácido acetilsalicílico, é uma forma processada de compostos de salicina encontrada em muitas plantas. Esse composto tem várias funções, de acordo com a dose. Basicamente, a aspirina atua inibindo as enzimas que produzem e regulam o trabalho das prostaglandinas, um composto no corpo que é produzido quando ocorre uma inflamação. Portanto, qualquer coisa que envolva prostaglandinas pode ser prevenida com aspirina.
Alguns dos efeitos da aspirina incluem:
- Efeito antipirético → serve para baixar a temperatura corporal em caso de febre.
- Efeito antiinflamatório → serve para reduzir a inflamação.
- Efeito analgésico → alívio da dor.
- Efeito antiplaquetário → evita que as células sanguíneas (plaquetas) adiram às paredes dos vasos sanguíneos, de modo que a coagulação do sangue pode ser inibida.
Qual é a dose certa de aspirina?
Há uma diferença entre a aspirina sem receita e aquela prescrita por um médico. A aspirina, vendida gratuitamente nas farmácias, geralmente está disponível na forma de comprimidos orais, comprimidos para mastigar, pó e goma de mascar. Enquanto o que os médicos prescrevem são geralmente na forma de comprimidos de liberação periódica, de modo que a droga pode ser liberada lentamente. Com os comprimidos de liberação intermitente, os níveis sanguíneos da droga podem ser mantidos e produzir um efeito terapêutico de longo prazo.
Em farmacologia, Katzhung et al menciona que a dose de aspirina para os efeitos anti-álgicos e anti-febris é de 300-900 mg, administrada a cada 4-6 horas. A dose máxima é de 4 gramas por dia, porque se mais do que isso, a aspirina terá efeitos colaterais. Enquanto isso, para obter o efeito antiinflamatório, a dose utilizada é de 4 a 6 gramas por dia.
Para obter o efeito antiplaquetário, a dose utilizada é de 60-80 mg por via oral por dia. No processo de coagulação do sangue, a aspirina inibe a via da ciclooxigenase que produz o tromboxano A2 e as prostaglandinas que causam coágulos sanguíneos que podem obstruir os vasos sanguíneos.
O consumo de aspirina é recomendado seguindo a dose de acordo com a necessidade. Em pessoas com insuficiência renal e hepática, é absolutamente necessário um ajuste da dose. Da mesma forma, para uso de longo prazo. Se você toma aspirina regularmente e vai realizar cirurgias, tanto grandes quanto pequenas (como extração de dente), o consumo de aspirina deve ser interrompido para evitar sangramento durante a cirurgia.
Embora a aspirina seja geralmente segura, ela ainda tem efeitos colaterais e pode até ser perigosa para algumas pessoas. Portanto, o consumo seguro de aspirina deve ser feito sob a supervisão de um médico.
Benefícios da aspirina para a saúde
1. Superando a febre
Quando você tem febre e os sintomas associados, como dores no corpo, uma única dose de comprimidos de aspirina pode fazer você se sentir muito melhor. Os compostos antipiréticos da aspirina podem enviar sinais ao cérebro para regular a temperatura corporal, de forma que a febre possa ser controlada.
2. Medicamento eficaz para dor de cabeça
As prostaglandinas são compostos encarregados de enviar sinais de dor ao cérebro, enquanto a aspirina atua bloqueando esses compostos, sendo útil no tratamento de dores de cabeça. A aspirina pode tratar dores de cabeça ou enxaquecas em um período de tempo relativamente curto.
3. Bom para a saúde da pele
Não apenas para a saúde dos órgãos internos, a aspirina também é útil como medicamento externo devido ao seu efeito antiinflamatório. A aspirina pode eliminar acne e picadas de insetos na pele. Para tanto, o uso de aspirina não é tomado, mas sim feito uma massa / pasta.
A pasta de aspirina pode ser feita com duas aspirinas trituradas, mais algumas gotas de água. Basta esfregar em uma espinha ou marca de picada de inseto e deixar secar. Depois disso, enxágue com água. Tenha cuidado com as pessoas que são sensíveis à aspirina, porque a pasta de aspirina não remove manchas na pele, mas causa irritação.
4. Reduzindo as taxas de mortalidade por câncer e fígado gorduroso
O fígado pode ser gorduroso em pessoas que consomem álcool a longo prazo. A aspirina pode inibir o processo de fígado gorduroso, por isso não cai em complicações adicionais, ou seja, câncer de fígado. Vários estudos também foram desenvolvidos para procurar outros benefícios da aspirina. O resultado, um estudo do John Radcliffe Hospital, Oxford, mostrou que a aspirina pode reduzir as mortes por vários tipos de câncer.
As taxas de mortalidade caíram 34% para todos os cânceres e 54% para os cânceres gastrointestinais. Após 20 anos, o risco de morte por câncer era 20% menor no grupo com aspirina do que no grupo sem aspirina. No entanto, outras pesquisas ainda estão em andamento e devem melhorar esses resultados.
5. Como diluente do sangue
O efeito anticoagulante da aspirina torna o sangue mais fino. Existem várias doenças que podem ser prevenidas, incluindo doenças coronárias e obstrução venosa devido a ficar sentado por muito tempo. Embora a aspirina possa ajudar a prevenir ataques cardíacos, os pacientes não devem tomá-la todos os dias sem o conselho de um médico. Normalmente, os médicos darão aspirina para diluir o sangue em:
- Pacientes que tiveram um ataque cardíaco ou derrame
- Pacientes com anéis / stents cardíacos ou submetidos a cirurgia de ponte de safena
- Pacientes em risco de ataque cardíaco e diabetes
Possíveis efeitos colaterais da aspirina
1. Órgãos internos sangrando
Suas propriedades de afinamento do sangue podem causar sangramento em vários lugares do corpo quando consumido em quantidades ilimitadas e em excesso de doses. O local mais comum de sangramento é o estômago. Os sintomas de sangramento de aspirina incluem dor abdominal intensa, fezes enegrecidas e urina vermelha.
2. A aspirina é perigosa para crianças
A aspirina pode causar um distúrbio grave conhecido como Síndrome de Reye. Nessa síndrome, há acúmulo de gordura no cérebro, no fígado e em outros órgãos da criança, especialmente se a aspirina for administrada quando a criança está com catapora ou gripe.
3. A aspirina é perigosa para mulheres grávidas
A aspirina não é recomendada para mulheres grávidas. Este medicamento é prejudicial ao feto porque causa muitas anomalias congênitas, como doenças cardíacas congênitas e redução do peso ao nascer. Isso ocorre porque a aspirina é capaz de penetrar na camada placentária e afetar o crescimento e o desenvolvimento fetal.
Bem, embora a aspirina tenha muitos benefícios como um remédio de Deus, seu uso deve ser cuidadoso. Mantenha contato com seu médico antes de iniciar a terapia com este medicamento.