As aftas podem aparecer a qualquer momento. Essa condição torna você com preguiça de comer e difícil de falar livremente. Normalmente, o sapinho ataca a área interna da bochecha, sob os lábios e a parte interna dos lábios. Em alguns casos, as aftas também podem ocorrer nas amígdalas, que são pequenos órgãos da garganta. Então, como curar o sapinho nas amígdalas? Venha, veja como tratá-lo abaixo.
Como curar sapinhos nas amígdalas
As aftas são feridas nos tecidos moles dentro da boca. Essas feridas às vezes são brancas com uma borda vermelha. Além da área da boca, as aftas também podem ocorrer na parte posterior da garganta ou ao redor das amígdalas.
Um ou dois dias antes do aparecimento das feridas, você sentirá uma sensação de queimação na boca. Depois disso, você encontrará uma ferida que parece dolorida.
Geralmente, as aftas cicatrizam em aproximadamente 2 semanas por conta própria. No entanto, você pode fazer tratamentos para acelerar o processo de cicatrização.
Algumas das maneiras que você pode seguir para curar sapinhos nas amígdalas, incluindo:
1. Use enxaguatório bucal
A partir da página da Mayo Clinic, as aftas podem ser tratadas com enxaguatório bucal contendo o esteróide dexametasona ou lidocaína.
Este medicamento atua reduzindo a dor e a inflamação. Você pode conseguir esse medicamento, com ou sem receita médica, em farmácias ou drogarias.
2. Gargareje a solução bicarbonato de sódio
Como tratar o sapinho nas amígdalas é então muito fácil de fazer. Você pode simplesmente usar os ingredientes que tem em casa como enxaguatório bucal. Misture 1 colher de chá de bicarbonato de sódio em 1/2 xícara de água morna e misture bem.
Em seguida, use a solução para enxaguar a boca por alguns minutos e retire a água usada para enxaguar.
Faça isso regularmente, por exemplo, 3 vezes ao dia. Este tratamento pode reduzir a infecção que causa aftas. Se não bicarbonato de sódio, você pode usar uma solução salina.
3. Gargarejo com leite de magnésia
Leite de magnésia é uma solução combinada de leite de magnésia e peróxido de hidrogênio. Embora conhecida como leite, essa solução é, na verdade, um medicamento.
Para tratar aftas nas amígdalas, você pode fazer uma solução de peróxido de hidrogênio e água, na proporção de 1: 1. Normalmente, esse medicamento é usado topicamente.
Depois de aplicar a mistura de peróxido de hidrogênio, você também pode aplicar a mistura de leite de magnésia no sapinho.
No entanto, para curar aftas que ficam nas amígdalas, é claro que isso torna isso um pouco difícil. Portanto, você pode usar essa mistura fazendo gargarejo.
4. Aumente a ingestão de vitamina C
O aparecimento de aftas nas amígdalas também pode ser causado pela falta de ingestão de vitamina C. Portanto, para tratar essas amígdalas, é necessário aumentar a ingestão de vitamina C.
Você pode obter essa vitamina de alimentos, como frutas cítricas, maçãs, bananas, kiwis e pimentões. Se não for o suficiente, os suplementos de vitamina C podem ser uma opção.
No entanto, antes de usar este suplemento como forma de curar aftas, você deve primeiro consultar seu médico para descobrir a dose certa.
Você deve ir ao médico?
Normalmente, você não precisa ir ao médico para tratar aftas nas amígdalas, pois elas desaparecem por conta própria.
No entanto, em alguns casos, o sapinho pode piorar e exigir atenção médica. Aqui estão os sinais de sapinhos que devem ser tratados com cuidados médicos.
- A candidíase ocorre mais de duas semanas
- Aftas são maiores do que o tamanho normal
- O tratamento que você fez antes não curou sapinhos
Ao contrário do sapinho comum, as aftas nas amígdalas não podem ser tratadas com medicamentos tópicos, como fluocinonida ou pomada de benzocaína.
O médico administrará o medicamento na forma de enxaguatório bucal, comprimido oral ou spray. Este medicamento pode atingir áreas mais profundas, como ao redor das amígdalas.
No entanto, você precisa saber que o spray para aftas não é recomendado para crianças. Portanto, tome cuidado se você deseja curar sapinhos nas amígdalas em crianças.
Os médicos podem recomendar o tratamento com medidas de higiene bucal, como não comer alimentos que agravam as aftas, manter a saúde bucal e beber muita água.