A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa muito grave. Atualmente, o melhor tratamento para a tuberculose é por meio de medicamentos antituberculose, que são tomados por um longo prazo com regras rígidas de tratamento da tuberculose. A razão é que a TB pode ter um impacto fatal e causar a morte se não for tratada com tratamento médico. E quanto aos remédios naturais ou ingredientes à base de ervas para a tuberculose?
Usos da medicina natural para tuberculose
Até agora, muitas pessoas estão tentando descobrir o uso de ingredientes à base de ervas para curar a tuberculose. Infelizmente, o tratamento da tuberculose por meio A medicina natural ou ingredientes à base de ervas não foram capazes de curar a doença diretamente. Sim, qualquer remédio natural, inclusive para tuberculose, geralmente se limita apenas a ajudar com os sintomas e fortalecer o sistema imunológico.
Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, o CDC, aconselham as pessoas com tuberculose a não abandonar o tratamento médico prescrito por médicos para evitar que a doença piore. Isso ocorre porque a principal chave para a cura da tuberculose é o tratamento médico feito por médicos que atuam com disciplina.
A tuberculose é causada por uma infecção bacteriana Mycobacterium tuberculosis forte o suficiente para enfrentar a resposta de resistência do sistema imunológico do corpo. Portanto, são necessários antibióticos capazes de erradicar completamente as bactérias do corpo.
O tratamento médico também é recomendado para prevenir a transmissão desta doença. A transmissão da TB pode ocorrer pelo ar quando: gotícula contendo bactérias é inalado ou entra na boca.
Atualmente, não existem medicamentos fitoterápicos com capacidade equivalente para tratar a tuberculose. Mesmo assim, medicamentos fitoterápicos ou tradicionais para tuberculose podem ser usados para complementar o tratamento médico principal e ajudar a aliviar os sintomas da tuberculose.
O consumo prolongado de medicamentos naturais pode ajudar a melhorar a capacidade do sistema imunológico de combater infecções bacterianas. Além disso, o tratamento médico para a tuberculose também pode causar desnutrição como efeito colateral. O consumo de alimentos ricos em certos ingredientes naturais pode ajudar a aumentar o apetite e atender à ingestão nutricional de quem sofre de tuberculose.
Medicamento fitoterápico para tratar tuberculose
Aqui estão alguns tipos de ervas e especiarias que você pode usar como medicamento tradicional para tuberculose:
1. Cúrcuma
A cúrcuma é uma das plantas que pode ser usada como medicamento fitoterápico para ajudar a aliviar os sintomas da tuberculose. Como poderia ser?
Quando você tem tuberculose ativa, seu corpo responde à infecção bacteriana com inflamação ou inflamação. Essa inflamação pode aparecer nos pulmões ou órgãos diretamente afetados pela bactéria M. tuberculosis causas da tuberculose.
Bem, na cúrcuma, existe uma substância química chamada curcumina. As substâncias deste remédio natural ajudam a reduzir os sintomas de inflamação que ocorrem na tuberculose.
A forma como a curcumina atua como um medicamento tradicional para aliviar os sintomas da TB é inibindo a produção de moléculas chamadas citocinas. As citocinas são moléculas que causam inflamação.
Além disso, a curcumina também é um dos medicamentos tradicionais que se acredita reduzir os efeitos colaterais dos medicamentos contra a tuberculose, especialmente aqueles que têm o potencial de aumentar o risco de contrair hepatite.
Você pode encontrar açafrão facilmente em qualquer lugar e sob qualquer forma, desde matérias-primas, extratos, cápsulas, comprimidos e até chá. Este medicamento natural também pode ser misturado como tempero para cozinhar para pacientes com tuberculose.
2. Gengibre
Gengibre, ou Zingiber officinale, é uma planta muito utilizada como medicamento tradicional, incluindo fitoterápicos para tratar os sintomas da tuberculose.
Assim como a cúrcuma, este remédio natural também contém substâncias que são boas como ingredientes antiinflamatórios, especialmente para pessoas com tuberculose. De acordo com um estudo encontrado em Remédio para dor da Universidade de Oxford, o conteúdo do gengibre limita a produção de citocinas e a atividade da enzima ciclooxigenase, que desencadeia a inflamação.
Para aqueles que sofrem de tuberculose, você pode tomar este medicamento à base de plantas na forma seca ou suplementos na forma de comprimidos e cápsulas. Também se vende chá de gengibre em supermercados.
3. Chá verde
O chá verde é extraído das folhas Camellia sinensis. Acredita-se que as folhas de chá verde tenham vários benefícios à saúde. Um deles é como medicamento fitoterápico para aliviar os sintomas da tuberculose.
Não muito diferente da cúrcuma e do gengibre, os ingredientes contidos neste medicamento tradicional têm o potencial de reduzir a inflamação que ocorre devido à tuberculose ou infecção bacteriana. M. tuberculosis. Além disso, o chá verde tem um efeito positivo no metabolismo do corpo, de modo que a inflamação também pode ser reduzida.
4. Ácidos graxos ômega 3
Embora não sejam à base de plantas, os ácidos graxos ômega-3 podem ser uma forma de aliviar os sintomas da TB naturalmente. Você pode encontrar ácidos graxos ômega 3 no óleo de peixe e linhaça (linhaça). Ao comer alimentos ricos em ácidos graxos ômega 3 para quem sofre de tuberculose, a inflamação causada pela infecção bacteriana da tuberculose pode ser reduzida.
Não são úteis apenas como remédio à base de ervas para TB, os ácidos graxos ômega 3 também são úteis para reduzir a inflamação em outras doenças, como artrite reumatóide, câncer de mama e asma. Isso é evidenciado em um estudo publicado na revista. Biomedicina e Farmacoterapia.
Além de peixes e linhaça, pessoas com tuberculose também podem consumir ácidos graxos ômega 3 como um remédio natural na forma de suplementos.
5. Vitamina D
A falta de vitamina D no corpo tem o potencial de aumentar o risco de inflamação no trato respiratório e fazer com que o corpo não seja capaz de combater as infecções bacterianas de maneira adequada.
Portanto, você pode comer alimentos ricos em vitamina D como um remédio natural para tratar a inflamação causada pela tuberculose.
Um estudo no jornal Ciência Molecular em 2018, mostrou que a vitamina D desempenha um papel importante na regulação da produção de citocinas no organismo, assim como em outras células do sistema imunológico. A inflamação também pode ser reduzida.
Você pode obter os benefícios da vitamina D em peixes como atum, cavala ou salmão, queijo, fígado de boi e gema de ovo. Você também pode tomá-lo em forma de suplemento.
6. Óleo de eucalipto
O óleo de eucalipto contém um composto natural chamado eucaliptol. O eucaliptol ajuda a reduzir a produção de muco e acalma as vias respiratórias. A falta de ar é um dos principais sintomas da tuberculose, e remédios à base de ervas, como óleo de eucalipto, podem ajudar a aliviar esse sintoma.
Como usar o fitoterápico para TB de eucalipto? Você pode colocar óleo de eucalipto em 150 ml de água quente e deixá-lo esfriar até ficar morno. Em seguida, inale o vapor quente que sai da água do óleo de eucalipto 3 vezes ao dia. Assim, os sintomas de falta de ar que você experimenta podem ser reduzidos.
É importante para você saber que mais pesquisas são necessárias sobre a eficácia desses medicamentos tradicionais no tratamento da tuberculose.
Além disso, é uma boa idéia consultar primeiro seu médico sobre o consumo dos ingredientes naturais acima. Isso é importante para evitar o risco de efeitos colaterais quando usado junto com medicamentos antituberculose de um médico.
Uso potencial de medicamentos fitoterápicos para TB no futuro
Na verdade, espera-se que o uso de ingredientes naturais para medicamentos contra a tuberculose seja capaz de fornecer resultados eficazes. A razão é que mais e mais pacientes com TB estão enfrentando resistência aos medicamentos, TB MDR e TB XDR, causando um percentual crescente de falha no tratamento da TB por meio de antibióticos a cada ano. É necessária uma solução para minimizar imediatamente o risco de resistência aos medicamentos, e os medicamentos naturais são um dos candidatos mais fortes para superá-lo.
O último estudo de 2019 publicado na revista Arquivos da planta, analisa vários ingredientes naturais com potencial para ser agentes antituberculose, como o conteúdo de própolis no mel, citronelol no eucalipto, e fenazinas em cogumelos linchen.
O estudo disse que um teste in vitro mostrou que o extrato de própolis pode inibir o crescimento da bactéria que causa a tuberculose, enquanto aumenta a capacidade de drogas antituberculose, como isoniazida, rifampicina e estreptomicina.
A partir de uma série de resultados de pesquisas que mostram o efeito positivo do uso de ingredientes à base de ervas para tratar a infecção bacteriana da tuberculose, espera-se que os pesquisadores continuem a desenvolver estudos sobre o processamento de ingredientes naturais para medicamentos contra a tuberculose.