As cebolas dayak não são usadas apenas como iguaria culinária, mas também como medicina tradicional durante décadas pelo povo da Indonésia. Isso porque o conteúdo das cebolas Dayak é abundante, muitos acreditam que esse tipo de cebola traz benefícios para a saúde do organismo. Então, quais são o conteúdo nutricional e os benefícios desta cebola roxa? Aqui está a revisão completa.
O conteúdo nutricional das cebolas Dayak
O nome cebola Dayak vem da tribo Dayak nativa da ilha de Bornéu, que há muito cultiva esses tubérculos. As cebolas dayak têm outros nomes, como cebolas diamante, cebolas sabrang e cebolas tiwai, com o nome latino Eleuterina palmifolia (L.) Merr ou Eleutherine bulbosa Mills.
Sua aparência não é muito diferente das chalotas comuns, exceto que o tamanho dos bulbos das cebolas sabrang é menor, a cor é mais vermelha brilhante e a superfície da pele é mais lisa.
Além de ser útil como tempero, o uso das cebolas Dayak também é um medicamento tradicional, graças aos diversos conteúdos nutricionais das cebolas Dayak.
As pesquisas com cebolas Dayak ainda são muito limitadas, visto que essas cebolas não crescem facilmente em muitas partes do mundo. De acordo com um estudo de 2018 na revista Food Science & Nutrição, o conteúdo nutricional das cebolas Dayak secas, inclui:
- Os bulbos de cebola Dayak contêm 4,5 mg de flavonóides por 100 gramas.
- O alho-poró Dayak contém 3,5 mg de flavonóides por 100 gramas.
- As flores de cebola Dayak contêm 11 mg de flabonóide por 100 gramas.
Benefícios das cebolas Dayak para a saúde
A pesquisa médica sobre os benefícios das cebolas Dayak ainda é muito limitada. Aqui estão alguns benefícios para a saúde que você pode obter com as cebolas Dayak.
1. Tem potencial para superar a infecção
Um estudo publicado na revista Tropical life sciences research a partir de uma colaboração entre uma equipe de pesquisa da Jenderal Soedirman University Purwokerto e a Health Polytechnic do Ministério da Saúde de Kalimantan Oriental relatou que as cebolas Dayak são ricas em antioxidantes, como flavonóides, alcalóides, saponinas, triterpenóides , esteróides e taninos.
Essas fileiras de antioxidantes atuam com eficácia para inibir e matar o crescimento de vírus, bactérias e fungos que causam doenças. Com base nesses estudos, as cebolas sabrang são eficazes contra bactérias Staphylococcus aureus (MRSA), B. cereus, Shigella sp. e P. aeruginosa.
Bactérias Staph, MRSA e P. aeruginosa Estes são alguns exemplos de bactérias resistentes aos antibióticos. O Staph e o MRSA podem causar muitas doenças, desde infecções de pele, septicemia, pneumonia até infecções sanguíneas. Pseudomonas aeruginosa (P. aeruginosa) é a causa de infecções do trato urinário, pneumonia e infecções renais, enquanto Shigella sp é uma bactéria que causa infecções por shigelose e disenteria.
Esta pesquisa também reforça os benefícios das cebolas Dayak nas descobertas anteriores da Universidade Jenderal Achmad Yani. O extrato de bulbo de cebola Dayang é aplicado na pele, o qual possui propriedades antimicrobianas que podem inibir o crescimento de bactérias Staph e Trichophyton rubrum, que está freqüentemente envolvido na formação de feridas e úlceras.
2. Aumentar a densidade óssea de mulheres na menopausa
Mulheres na menopausa correm o risco de desenvolver osteoporose, também conhecida como problemas de perda óssea. A menopausa ocorre quando o corpo não é mais capaz de produzir tanto estrogênio como quando era jovem. De acordo com o Serviço Nacional de Saúde, as mulheres podem perder até 20% de sua densidade óssea nos cinco a sete anos após a menopausa.
Além de funcionar para regular a fertilidade, o hormônio estrogênio também ajuda a proteger a resistência óssea. É por isso que quando os níveis de estrogênio caem drasticamente durante a menopausa, isso pode levar a uma perda de densidade óssea com o tempo. A incidência de menopausa precoce pode aumentar ainda mais o risco de perda óssea da mulher.
Bem, um estudo publicado em 2018 no Pharmacognosy Journal descobriu que dar extrato de cebola Dayak em altas doses (18 mg / 200 g) por 21 dias consecutivos tem o potencial de aumentar significativamente os níveis de cálcio ósseo, peso ósseo (massa óssea) e osso comprimento.
Mesmo assim, os resultados deste estudo ainda se limitam a ratas de laboratório após a retirada dos ovários por meio de procedimento de ovariectomia, para interromper a produção do hormônio estrogênio no organismo (hipoestrogênio).
Os pesquisadores argumentam que essas descobertas podem ser a base para o desenvolvimento do extrato de bulbo de cebola Dayak como uma terapia hormonal alternativa para mulheres na pós-menopausa. No entanto, pesquisas científicas mais aprofundadas ainda são necessárias em relação à eficácia desta cebola Dayak.
3. Ajuda a superar sintomas perturbadores em mulheres na menopausa
Os benefícios das cebolas Dayak foram novamente considerados os mais potentes contra vários problemas relacionados à menopausa.
A redução dos níveis de estrogênio no corpo durante e após a menopausa afetará a saúde geral da mulher. É por isso que algumas mulheres optam por usar a terapia hormonal para controlar os sintomas da menopausa.
Infelizmente, foi relatado que as drogas da terapia hormonal, como o tamoxifeno, aumentam o risco de câncer uterino em mulheres na pós-menopausa. Esse risco surge porque a adição do hormônio estrogênio pode causar espessamento da parede uterina, que pode evoluir para câncer uterino.
Por outro lado, a terapia com hormônio estrogênio também pode aumentar os níveis de lipídios (gordura) no sangue, o que está associado a um risco aumentado de doença cardíaca na pós-menopausa.
Bem, um estudo on-line Journal Of Biological Sciences relataram que as cebolas Dayak são ricas em um composto ativo chamado eleuterinol, que pode se ligar fortemente ao receptor alfa de estrogênio (ERα).
Os pesquisadores descobriram que o eleuterinol pode desencadear o efeito de aumentar o hormônio estrogênio semelhante ao tamoxifeno, mas sem ser seguido pelo risco de espessamento da parede uterina.
Este estudo observou o efeito do extrato de cebola sabrang em ratos que foram submetidos a um procedimento de remoção de ovário (ovariectomia). Como resultado, essas ratas menopáusicas não apresentaram espessamento da parede uterina. Isso significa que as cebolas Dayak não aumentam o risco de câncer uterino como a terapia medicamentosa com hormônio estrogênio.
4. Reduz os níveis de colesterol e tem o potencial de prevenir doenças cardíacas
Foi mencionado que a terapia com hormônio estrogênio pode aumentar o risco de doenças cardíacas em mulheres que entram na fase da menopausa. Bem, com base na mesma pesquisa de antes, os resultados do estudo mostraram que os níveis de lipídios no sangue (colesterol) diminuíram por causa das cebolas Dayak.
As ratas da menopausa no estudo não experimentaram um aumento nos níveis de lipídios no sangue. Na verdade, o extrato de cebola Dayak parece reduzir os níveis de lipídios no sangue, de modo que o risco de doenças cardíacas também diminui. Isso mostra que as cebolas Dayak têm o potencial de ser um substituto mais seguro para a terapia com hormônio estrogênio.
Dicas para comer cebolas Dayak com segurança
Os abundantes benefícios das cebolas Dayak são certamente uma pena perder. Se quiser obter os benefícios, pode saborear esta cebola de várias formas e preparações. Você pode consumi-lo inteiro enquanto ainda está fresco, feito em picles ou doces, como tempero de cozinha, até que seja seco e amassado até se tornar um pó que é misturado à comida ou preparado como uma bebida quente.
No entanto, você deve ter cuidado porque algumas pessoas podem ser alérgicas aos ingredientes desta cebola Dayak. Se você tem alergia a alho ou cebola, é provável que também seja alérgico a cebola.
Além disso, você também precisa lavar bem as cebolas porque os tubérculos estão sujos de terra. Por isso, na hora de lavar é melhor esfregar e tirar a casca e depois enxaguar com água corrente.