Até agora, muitas pessoas pensam que a melhor fonte de vitamina C são as laranjas. Na verdade, as laranjas não são as frutas que contêm mais vitamina C. Existem ainda outras frutas com um teor de vitamina C muito mais abundante. Alguns deles você não pode esperar. Quais são alguns exemplos?
Várias frutas que contêm vitamina C
A vitamina C é uma das vitaminas importantes de que o corpo necessita. A principal função da vitamina C é apoiar o crescimento e a reparação das células, aumentar a resistência do corpo e manter a pele saudável.
Esse nutriente, conhecido como ácido ascórbico, também ajuda a prevenir a anemia por deficiência, aumentando a absorção de ferro dos alimentos. Como antioxidante, a vitamina C também protege várias células do corpo contra os danos dos radicais livres.
Dada esta importante função, não se surpreenda se seu corpo precisar da ingestão de vitamina C dos alimentos. Uma das melhores fontes dessa vitamina são as frutas. Aqui estão alguns tipos de frutas com maior teor de vitamina C.
1. Goiaba
Se você está procurando uma fruta que contenha vitamina C, a goiaba está definitivamente no topo da lista. Uma goiaba média contém mais de 200 miligramas de ácido ascórbico, quantidade muito superior à encontrada nas laranjas.
Além da vitamina C, a goiaba também é rica em fibras. Com base em um estudo em Journal of Clinical and Diagnostic Research Os nutrientes benéficos da goiaba podem ajudar a reduzir a pressão arterial e o colesterol.
2. Mamão
O mamão é geralmente conhecido como uma fruta para iniciar a evacuação. No entanto, você sabia que essa fruta de cores vivas também é rica em vitamina C? O conteúdo de vitamina C em meio mamão é de 94 miligramas, um pouco mais alto do que em uma laranja.
O mamão também contém fibras, vitamina A, complexo de vitaminas B (especialmente vitaminas B6, B2 e B1), potássio e cálcio. Graças a esse conteúdo, o mamão pode ajudar no metabolismo do corpo, controlar a pressão arterial e manter a saúde dos olhos.
3. Kiwis
Outra fruta que contém grandes quantidades de vitamina C é o kiwi. Um kiwi de tamanho médio contém 64 miligramas de vitamina C, ou o equivalente a 71% das necessidades diárias de um adulto.
Os kiwis também contêm vitaminas A, E, K, bem como vários tipos de minerais. Exclusivamente, esta fruta com uma pele 'peluda' contém ácidos graxos ômega-3, um nutriente que geralmente é encontrado em peixes gordurosos como o salmão.
4. laranja
Como uma fruta conhecida por ser capaz de combater doenças, o conteúdo nutricional da laranja não é brincadeira. Uma laranja média contém 82,7 miligramas de vitamina C. Essa quantidade pode atender 91% das necessidades dos adultos em um dia.
As laranjas também contêm muitas vitaminas e minerais, especialmente vitaminas B1, B9 (folato) e potássio. Ao comer laranjas, seu corpo também pode obter antioxidantes na forma de fenóis e licopeno.
5. Morangos
Meio copo (125 gramas) de morangos contém 52 mg de vitamina C. Um pouco abaixo do teor de vitamina C nas laranjas, mas isso não reduz os benefícios dos morangos à saúde.
Além de conter vitamina C, o morango também é uma fruta rica em antioxidantes. Algumas pesquisas sugerem que os antioxidantes nos morangos podem ter o potencial de reduzir o risco de câncer e doenças neurológicas e retardar o envelhecimento.
6. Abacaxi
Se você está ficando entediado com laranjas, tente substituí-las por abacaxis. Simplesmente comendo um grande pedaço de abacaxi, você pode obter 79,3 miligramas de vitamina C. Essa quantidade pode atender 88% de suas necessidades de vitamina C em um dia.
O abacaxi também é famoso pelo conteúdo de bromelaína. A bromelaína é uma enzima digestiva que ajuda a quebrar as proteínas dos alimentos e reduz o inchaço. Essa enzima também pode funcionar como um agente antiinflamatório.
7. Manga
Embora não tanto quanto outras frutas mencionadas, o teor de vitamina C nas mangas ainda vale a pena ser considerado. Comer meia manga pode fornecer 60 miligramas de vitamina C, ou o equivalente a 66% da necessidade diária.
As mangas também são ricas em fibras e fitoquímicos, como carotenóides e polifenóis. Vários estudos mostraram que os compostos antioxidantes polifenóis presentes nas mangas têm o potencial de reduzir o risco de câncer de mama e de cólon.
8. Groselha preta
A groselha preta é geralmente mais conhecida como bebida aromatizada. Enquanto, groselha preta A fruta fresca contém uma quantidade bastante elevada de vitamina C, que é de 101 miligramas para cada xícara de fruta (56 gramas).
Esta fruta também contém compostos chamados antocianinas. Antocianinas são pigmentos que dão cor escura a groselha preta bem como antioxidantes que têm o potencial de reduzir o risco de várias doenças crônicas, como doenças cardíacas e câncer.
9. Limão
As semelhanças entre os limões e as frutas cítricas não se limitam ao sabor, mas também ao teor de vitamina C. Um limão inteiro completo com pele contém 83 miligramas de vitamina C, ou o equivalente a 92% das necessidades diárias de um adulto.
Como outras frutas cítricas, o limão também contém antioxidantes, fibras e fitoquímicos. Vários estudos provaram que essas três substâncias podem manter a saúde e reduzir o risco de doenças cardíacas.
Muitas pessoas optam por tomar suplementos para atender às suas necessidades de vitamina C. Na verdade, uma das maneiras mais fáceis de atender às necessidades dessa vitamina é comer frutas que contenham muita vitamina C.
Além das laranjas, agora você tem uma escolha mais ampla de frutas. Para que os benefícios sejam melhores, experimente comer as frutas acima alternadamente. Dessa forma, você obtém o conteúdo nutricional de cada tipo de fruta.