9 etapas para superar queimaduras de sol

As queimaduras solares geralmente são causadas por exposição ao sol por muito tempo ou exposição a raios artificiais que contêm raios ultravioleta (UV). Então, como lidar com a pele queimada pelo sol?

Quais são os sinais queimadura de sol na pele?

Antes de saber como lidar com isso, você deve primeiro reconhecer os vários sinais de que sua pele ficou muito tempo exposta ao sol.

Sinais queimadura de sol em cada indivíduo é diferente, dependendo do fototipo pele e tempo de exposição aos raios ultravioleta na pele. Fototipo é a taxa de resposta da sua pele à luz solar

Para pessoas de pele clara, 15 minutos de sol escaldante podem causar queimaduras de sol, enquanto pessoas de pele morena podem tolerar a luz por horas.

Para mais detalhes, vamos dar uma olhada no nível fototipo a pele contra os raios ultravioleta com base na sua cor.

  1. Branco pálido: entre 15 - 30 minutos queima, mas não fica marrom.
  2. Pele branca: entre 25 - 40 minutos queimará e ficará levemente bronzeada.
  3. Pele bastante escura: entre 30 - 50 minutos fica bronzeada no início da queimadura.
  4. Azeitona: entre 40 - 60 minutos, ela fica marrom, mas dura de queimar.
  5. Sapoti marrom: entre 60 a 90 minutos, ele fica marrom, mas raramente queima.
  6. Pele morena ou negra: entre 90 - 150 minutos será de cor mais escura, mas não queimará.

Sinais queimadura de sol Geralmente ocorre após 2-6 horas de exposição à luz ultravioleta e atinge o pico após 12-24 horas. Os sinais que aparecem são:

  • vermelhidão (erupção na pele),
  • inchaço,
  • Irritação na pele,
  • pele quente,
  • dor também
  • bolhas de queimaduras solares.

Em casos graves, a luz solar pode causar queimaduras de segundo grau, desidratação, desequilíbrio eletrolítico, infecção, choque e até morte.

Como tratar a pele queimada de sol

Abaixo estão várias maneiras de superar queimadura de sol (pele queimada de sol) que seja eficaz para você.

1. Compressa de água fria

Uma das formas mais práticas é comprimir a área queimada pelo sol com água fria ou gelo. As compressas de água fria são os primeiros socorros para aqueles que são afetados queimadura de sol.

Primeiro, umedeça uma toalha ou pano limpo com água fria e, em seguida, aplique-o na pele afetada por alguns minutos. Ao usar cubos de gelo, não aplique o gelo diretamente na pele, mas cubra com um pano para evitar irritações.

2. Tome um banho

Outra maneira de lidar com o desconforto da pele queimada pelo sol é tomar um banho.

Assim que chegar em casa, tome imediatamente um banho com água fria. Use um sabonete neutro para peles sensíveis. Você também pode adicionar bicarbonato de sódio à água que usa para o banho.

Depois disso, seque o corpo com uma leve batidinha para secar, mas ainda deixando um pouco de água na pele.

3. Use um hidratante

Com um pouco de água restante, aplique um hidratante na pele. Use uma loção hidratante feita de ingredientes suaves e não uma feita de óleo ou petróleo, porque pode realmente piorar as coisas queimadura de sol.

Em vez disso, escolha um hidratante que contenha aloe vera ou soja para ajudar a aliviar a queimadura. Se houver alguma área dolorida, você pode comprar um creme de hidrocortisona sem receita médica.

Evite produtos que contenham ingredientes que terminam em -caína, como a benzocaína, pois eles podem causar reações alérgicas e irritação na pele.

Alergia ao calor do sol

4. Beba muita água

As queimaduras puxam o fluido para a superfície da pele, fazendo com que o corpo fique desidratado. A água pode repor os fluidos necessários à pele para que você não fique desidratado. Portanto, beba água regularmente para reduzir o risco.

5. Tome remédio

Às vezes, queimadura de sol pode causar uma sensação desagradável de ardor na pele e pode até causar inchaço. Se a sensação de ardor devido à queimadura de sol for insuportável, tome analgésicos.

Tomar medicamentos antiinflamatórios, como ibuprofeno, naproxeno ou aspirina, pode reduzir a dor e a inflamação. Você pode usar a droga até queimadura de sol melhorar.

6. Não aperte a pele com bolhas

Se aparecer uma bolha, tente não apertar, pois essa condição esponjosa contém seus fluidos corporais naturais (soro) e uma camada protetora.

Espremer as bolhas também pode retardar o processo de cicatrização e aumentar o risco de infecção. Se necessário, cubra com gaze esterilizada.

Se a bolha estourar, limpe a área com sabão, esfregue suavemente e enxágue com água. Em seguida aplique o creme antibacteriano e cubra com uma gaze úmida.

7. Trate a descamação da pele

Em poucos dias, a área afetada queimadura de sol talvez descasque. Este é um processo de remoção de pele. Durante o processo, use um hidratante. Use roupas ou outras coberturas que possam proteger a área afetada da pele.

Use roupas compridas que possam cobrir sua pele ao fazer atividades ao ar livre. Escolha um material que não possa penetrar na luz.

8. Use roupas largas

Além de proteger a pele quando você está ao ar livre, você também deve usar roupas largas durante o período de recuperação. É importante permitir que a pele respire.

Para a melhor opção, use roupas feitas de tecido escuro e apertado para impedir que os raios do sol penetrem na pele.

9. Vá ao médico se necessário

Você deve procurar atendimento médico se tiver queimaduras de sol em mais de uma parte do corpo, tiver febre, calafrios e tontura.

Não coce as queimaduras na pele afetadas, pois isso pode causar infecção. Os sinais de infecção de pele são o aparecimento de pus na pele acompanhado de linhas vermelhas.

Embora queimadura de sol A pele tem potencial para desbotar, mas a exposição excessiva aos raios ultravioleta do sol pode causar danos permanentes à pele.

Esse dano pode aumentar o risco de câncer de pele, por isso é importante protegermos nossa pele da exposição ao sol.