Todos devem ter se sentido tristes. No entanto, com que frequência e com que intensidade você se sente triste? Se continuar e for excessivo, você não deve tomar isso levianamente, porque o que você pode estar experimentando é um sintoma de depressão. Qual é a diferença? Vamos lá, descubra na análise a seguir.
Por que alguém pode se sentir triste?
A tristeza é uma emoção instintiva que todos podem sentir. A tristeza pode vir a você de vez em quando ou mesmo quase todos os dias, dependendo do que está acontecendo em sua vida.
Em geral, a tristeza surge quando algo não sai como deveria, conforme planejado ou desejado. Como resultado, você se sente desamparado e sem esperança. Conflito, fracasso, morte e perda são algumas das coisas que mais frequentemente deixam as pessoas tristes.
Por outro lado, ver, testemunhar ou ouvir outras pessoas que estão tristes também pode fazer você sentir as mesmas emoções. Especialmente se você tiver um alto senso de empatia. Você tende a ser mais sensível aos sentimentos e pensamentos dos outros.
Por exemplo, ao ver alguém que está passando por um desastre, você realmente sentirá a dor e pensará em como seria quando você estivesse naquela situação. O senso de empatia que você tem permite que você realmente entenda a tristeza vivida pelos outros.
A maneira certa de se livrar da tristeza
É normal se sentir triste, mas também não é bom deixar isso se arrastar por muito tempo. Aqui estão algumas maneiras saudáveis de se livrar da tristeza para que não fique tarde demais para corroer sua alma:
1. Admita que você está triste
A maioria de nós costuma dar um sorriso falso e fingir que é forte para não parecer um bebê chorão na frente dos outros. Muitos também negam abertamente que estão tristes porque não querem ser um fardo e ter pena dos outros.
Na verdade, a negação se tornará prejudicial à sua saúde física e mental. Imagine toda a tristeza que foi enterrada por muito tempo se acumulando em uma como uma "bomba-relógio" que pode explodir a qualquer momento. Não apenas destruindo a si mesmo, mas no final também destruindo outras pessoas ao seu redor.
Então, admita que você está realmente triste. Lembre-se de que a tristeza é uma reação humana normal. Então, não há nada de errado se você sentir essa emoção. Se necessário, expresse sua tristeza chorando. Chorar ajuda você a se sentir mais aliviado.
2. Reflita sobre o que o deixa triste
Depois que sua condição melhorar um pouco, reflita sobre a tristeza que sentiu. Pergunte a si mesmo: o que realmente o deixa triste? Essas emoções surgem relacionadas a uma perda ou um evento infeliz?
Meditar e compreender as emoções que está sentindo pode ajudá-lo a lidar com os sentimentos de tristeza. No entanto, não se deixe julgar.
Lembre-se de que a tristeza faz parte da vida e sempre há uma lição em cada situação que você passa.
3. Dê tempo
A pesquisa mostra que a maioria das pessoas pode se recuperar do próprio luto com o tempo. O tempo que leva obviamente varia de pessoa para pessoa.
Pode levar um dia, uma semana ou meses para aceitar a perda, o fracasso, a desesperança e assim por diante. Portanto, aproveite o seu processo de "cura".
4. Aproxime-se de Deus
Se você é uma pessoa religiosa, pode realizar atividades espirituais como orar, meditar ou ir a um local de culto em busca de paz. Aproximar-se de Deus também é uma maneira eficaz de acalmar seu coração cinzento.
Lembre-se sempre de que Deus o ama mais do que qualquer coisa nesta terra.
5. Fale com alguém em quem você confia
Não se deixe apanhar pela tristeza. Não há nada de errado em recorrer a alguém em quem você confia para reduzir o fardo em seu coração, bem como buscar esclarecimento sobre o problema. Você pode compartilhar as queixas da vida com seus pais, cônjuge ou amigos mais próximos.
As pessoas que se preocupam com você farão o possível para animá-lo e afastar sua tristeza da mente. Portanto, não hesite em pedir ajuda às pessoas mais próximas de você.
6. Fique longe de coisas que desencadeiam tristeza
Se você está ciente de que existem alguns objetos ou lugares que têm o potencial de deixá-lo triste, deve evitá-los. Não é fácil. No entanto, você deve dar o seu melhor para não ter que lidar com coisas que o deixam triste.
Se você continuar a ser perseguido por várias coisas que provocam tristeza, certamente nunca se sentirá aliviado. A chave é uma; desvie sua atenção e pensamentos para outra coisa. Mantenha-se ocupado para não ter a chance de pensar nas coisas que o deixam triste.
7. Experimente novas atividades
É normal ficar triste, mas não se esqueça de se manter feliz. Tente se manter ocupado com atividades que você goste ou que não pudesse fazer antes.
Aproveite também para experimentar algo novo que pode fazer você esquecer sua tristeza. Por exemplo, você pode viajar para destinos de férias onde nunca esteve. Dessa forma, você pode refrescar seus sentimentos e pensamentos que estavam confusos até agora.
8. Evite se machucar
Cada um tem sua própria maneira de lidar com a tristeza que experimenta. Seja o que for, faça coisas que o façam se sentir bem e confortável.
No entanto, evite se ocupar em consumir álcool, comer alimentos não saudáveis e fumar constantemente. Essas coisas não vão curar sua dor. Em vez disso, eles fornecem apenas um prazer temporário e pioram a sua situação.
Em vez de fazer coisas que pioram as coisas, você deve adotar um estilo de vida saudável para que seu corpo e mente possam melhorar gradualmente. Sim, a mente e o corpo estão relacionados um com o outro. Quando você está em boas condições físicas, também se sente melhor emocionalmente.
Bem, para melhorar sua saúde geral, certifique-se de dormir o suficiente, comer alimentos que sejam ricos em nutrição e ser diligente em se exercitar.
9. Comece a registrar no diário
Além de desabafar com pessoas em quem você confia, você também pode dedicar todo o seu coração em um texto escrito. Você pode manter um diário ou anotações sobre quaisquer coisas positivas que consegue fazer e receber todos os dias.
Para algumas pessoas, escrever pode ser uma terapia para processar emoções. Você também pode reler o que escreveu para entender melhor a tristeza que está sentindo.
Quem sabe a turbulência que você sente pode ser comercializada. Por exemplo, pode ser usado como inspiração para escrever letras de músicas tristes ou poesia triste.
10. Muito grato
Um dia chegará o momento em que você olhará para o passado. Não para lamentar, mas para entender que tudo pelo que você está passando faz parte do fluxo de suas experiências de vida.
Seja grato por ter passado por um momento triste ontem, porque então você saberá o que significa ser grato. Além disso, compreender a tristeza também torna a felicidade muito mais doce. Não é melhor sentir algo do que não sentir absolutamente nada?
11. Assistir filmes tristes
Além das já mencionadas acima, existem outras maneiras de lidar com a tristeza; assistir filmes tristes! Durante esse tempo, você pode pensar que assistir a filmes tristes realmente o deixa mais triste. Talvez até se lembre de lembranças ruins que costumavam te deixar triste.
Mas a verdade é que assistir a filmes tristes pode ajudá-lo a ir mais rápido ir em frente. Por que é que?
Quando você assiste a um filme que provoca emoções, descobre-se que durante esse tempo nosso cérebro irá liberar o hormônio oxitocina. A oxitocina costuma ser chamada de hormônio do amor. Além disso, esse hormônio também desempenha um papel importante em criar o desejo de socializar com outras pessoas, bem como encorajá-lo a ser mais empático e amoroso.
Citado no site oficial do The Greater Good Science Center pertencente à Universidade da Califórnia, Berkeley (UC Berkeley), a oxitocina torna a pessoa mais sensível às situações e atividades sociais ao seu redor. as atividades sociais circundantes.
Essa sensibilidade gradualmente o fará perceber que não está sozinho neste mundo. Você também pode perceber que não é a única pessoa que se sente miserável no mundo. Existem muitas pessoas por aí que podem ter passado por um desastre pior do que você.
A psicóloga clínica Jessica Magidson também disse a mesma coisa. Dr. Magidson diz que assistir a filmes tristes muitas vezes pode nos fazer sentir mais felizes. O motivo é que o filme nos incentiva a refletir sobre nós mesmos para que possamos nos sentir gratos pelo que temos na vida.
Não para por aí. Filmes tristes também nos ensinam a aprender com os erros dos outros. Silvia Knobloch-Westerwick, Ph.D. bem como escritor colaborador em PsychCentral , disse que os humanos tendem a refletir sobre as tragédias que acontecem com outras pessoas para reavaliar suas vidas.
Ao ver o sofrimento alheio, aprende-se a ser grato pelos presentes que recebeu até agora.
Triste é diferente de depressão
A tristeza é uma reação natural a situações que são desconfortáveis ou que causam dor. No entanto, a dor causada pela tristeza geralmente diminui com o tempo. Depois de você ter sucesso ir em frente a partir desses obstáculos, a tristeza logo será substituída por uma sensação de alívio e felicidade no final.
Ao contrário da depressão, que é uma doença mental de longa duração. A depressão pode afetar a maneira como você se sente, pensa e se comporta, fazendo com que se sinta triste o tempo todo. Pode até continuar por semanas ou mais de seis meses consecutivos.
Alguém que está deprimido também experimenta mudanças no apetite, no sono e na dificuldade de concentração ou de tomar decisões. Além disso, as pessoas com essa condição também tendem a se fechar e evitar socializar-se com a família, parceiros e parentes próximos.
Ele também perde o interesse nas coisas que costumava amar tanto. A depressão faz com que a pessoa sempre seja assombrada por sentimentos de culpa, desamparo e desesperança. Em estágios graves, a depressão também pode fazer com que os sofredores tenham o desejo de se machucar ou até de cometer suicídio.
Supere a tristeza consultando um psicólogo
Você já tentou de várias maneiras, mas a tristeza não vai embora? Não hesite em consultar o médico ou psicólogo mais próximo.
A maioria das pessoas pensa que as pessoas que procuram psicólogos são "loucas". No entanto, esse não é o caso. Qualquer pessoa pode consultar um psicólogo para manter a saúde mental.
É importante entender que a saúde mental é tão importante quanto a saúde física. Portanto, você não precisa ser diagnosticado com depressão ou transtorno mental antes de ir ao psicólogo.
Então, por que você deveria ir a um psicólogo? Existem vários motivos pelos quais você deve consultar um psicólogo.
- Primeiro, ela é treinada e experiente para realmente ouvir seus clientes. Por meio de uma série de educação e treinamento, os psicólogos têm a capacidade de chegar à raiz do problema com base em sua história. Além disso, os psicólogos também desempenham um papel para ajudá-lo a lidar com os problemas.
- Em segundo lugar, os psicólogos também são figuras neutras. Não importa o quão difícil seja o problema que você enfrenta, eles não irão julgá-lo. Sim, os psicólogos não desejam que você faça coisas que não estejam de acordo com seus valores.
- Terceiro, o psicólogo garante a confidencialidade do seu problema. Os psicólogos são profissionais, por isso cuidarão bem dos seus segredos. Portanto, não tenha medo de ser honesto e compartilhar como você se sente.