Os 10 tipos mais comuns de lesões esportivas •

O esporte é um tipo de atividade divertida e saudável. Seu corpo se move ativamente e sua mente fica mais fresca. Os esportes exigem que você mova o corpo com boa concentração e coordenação para obter o máximo de resultados. Se você perder o foco, mesmo que um pouco durante o exercício, os resultados podem variar de lesões leves a graves de vários tipos.

Tipos de lesões esportivas que costumam ocorrer

Para evitar vários tipos de lesões esportivas, você deve se preparar e aquecer adequadamente. Você também deve manter sua concentração para que não aconteçam coisas que você não deseja. Para que você possa ser mais cuidadoso, considere os seguintes 10 tipos de lesões que ocorrem com mais frequência durante a prática de esportes.

1. Lesão do músculo do tornozelo

Você pode ter sofrido ou até mesmo sofrer com essa lesão. As entorses ou lesões de tornozelo são uma das ocorrências mais comuns nos esportes. Normalmente, isso é causado por estiramento excessivo ou dilaceração de uma veia (faixa de tecido que conecta um osso a outro), tendão (tecido que conecta músculo a osso) ou músculo. O tornozelo costuma ser lesado porque é onde os três ossos se encontram. Normalmente, ao correr ou caminhar sobre uma superfície irregular, o tornozelo está mais sujeito a entorses.

Ao torcer o tornozelo, descanse o pé primeiro e não ande nem fique de pé. Você pode aplicar uma bolsa de gelo para reduzir o inchaço e reduzir a dor. Para uma recuperação mais rápida, levante os tornozelos ao nível do coração. Faça isso sentado e recostado.

2. Lesão de osso seco

Esta lesão é caracterizada por dor na panturrilha e na parte superior da canela. Lesão na canela ou dores nas canelas ocorre devido à inflamação dos músculos e pode acontecer a qualquer pessoa. A maioria das lesões na canela ocorre quando você corre ou pula. A causa mais comum é quando você aumenta a intensidade da atividade física repentinamente. Por exemplo, acelerar corrida. Outras causas incluem exercícios com sapatos desconfortáveis ​​e correr para cima e para baixo em estradas de asfalto duro.

Para aliviar a dor, comprima a panturrilha e a canela com gelo e deixe agir por alguns minutos. Se a dor não diminuir, você pode tomar analgésicos e analgésicos, como ibuprofeno ou aspirina. Se por dias a sua lesão não melhorar, você deve verificar com um profissional de saúde.

3. Dor nas costas

Dor lombar ou lesões lombares são comuns entre aqueles que levantam pesos, andam de bicicleta ou jogam golfe, tênis e beisebol. Normalmente, a dor aparecerá na cintura ou na parte inferior das costas. Essa dor pode ser causada por muitas coisas, como nervos comprimidos, tendões ou músculos rompidos e ... hérnia de disco. Isso é um sinal de que o exercício que você está fazendo atualmente é muito extenuante para o seu corpo e você precisa descansar.

Você mesmo pode tratar a dor lombar, descansando e aplicando uma bolsa de gelo. Evite movimentos como inclinar-se ou levantar pesos pesados. Se a dor diminuir, você pode fazer alongamentos leves.

4. Lesão no ombro

Em seu ombro, existem quatro grandes músculos que trabalham para apoiar e manter as articulações do ombro. Portanto, o ombro é uma parte que está sujeita a lesões se você praticar esportes como natação, flexões, badminton ou beisebol, onde a articulação do ombro é a base do movimento do braço. O movimento repetitivo intenso da articulação do ombro fará com que os músculos do ombro se cansem e inchem ou se rompam.

Quando você tiver essa lesão, pare de mover o braço e o ombro. Para aliviar a dor, comprima o ombro dolorido com gelo e deixe descansar por 15 a 20 minutos. Se a dor diminuir em alguns dias, aplique uma compressa quente ou uma pomada quente para relaxar os músculos rígidos e doloridos.

5. Cãibras musculares

Esse tipo de lesão esportiva é comum, especialmente se você iniciar imediatamente um exercício intenso, sem um aquecimento completo e alongamento muscular. Cãibras musculares podem ocorrer em qualquer parte do corpo, mas geralmente durante o exercício elas aparecem nas pernas. Quando surge uma cãibra, seus músculos se contraem repentinamente, de modo que você sente dor e fica difícil mover a parte afetada do corpo por alguns segundos ou minutos. Cãibras musculares podem ser fatais se ocorrerem durante a natação, pois você corre o risco de se afogar.

Quando as cólicas atacarem, tente ficar calmo e não entre em pânico. Faça alongamentos leves na área apertada e massageie suavemente enquanto continua a se mover. Depois que a cãibra passar, não comece a se exercitar imediatamente. Deixe seus músculos descansarem primeiro.

6. Lesão no joelho

Lesões no joelho são comuns em atletas de corrida, futebol, basquete, vôlei e esportes atléticos que dependem muito do joelho. Geralmente caracterizada por dor na rótula acompanhada por um som semelhante a uma rachadura ou fratura. Esse tipo de lesão esportiva pode ocorrer devido a acidentes como quedas e colisões ou devido a movimentos incomuns e prolongados com o joelho como apoio. Em alguns casos, a articulação do joelho é deslocada, causando uma dor terrível.

Curar uma lesão no joelho requer cuidados intensos. Você deve descansar completamente para se recuperar mais rápido. Posicione os joelhos de forma que fiquem sempre elevados, por exemplo, apoiando-se em um travesseiro alto ao se deitar. Para ajudar a reduzir a dor, comprima com gelo. No entanto, se a lesão não melhorar após alguns dias de tratamento, consulte um profissional de saúde.

7. Lesão no cotovelo

Para aqueles de vocês que costumam praticar esportes como badminton, tênis, golfe, vôlei ou levantamento de peso, tome cuidado para não machucar o cotovelo, que costuma ser o foco. Lesões no cotovelo ocorrem devido à inflamação dos músculos que são constantemente usados ​​para mover e suportar peso. Você também sentirá dor ao mover e levantar o braço ou a mão.

Para reduzir a dor, comprima o cotovelo e a área dolorida com gelo por 20 a 30 minutos a cada quatro horas até que a dor desapareça. Você também pode tomar analgésicos e analgésicos para acelerar a cura.

8. Lesão do tendão de Aquiles

Esse tipo de lesão esportiva geralmente ocorre nos músculos do calcanhar até a panturrilha. Esportes como futebol, basquete, vôlei e corrida aumentam o risco de desenvolver tendinite de Aquiles. Você sentirá dor no calcanhar ou na panturrilha causada por um tendão rompido.

Geralmente, as lesões do tendão de Aquiles cicatrizam por conta própria, uma vez que você descanse o pé. No entanto, para aliviar a dor, você pode fazer uma compressão com gelo e levantar o calcanhar mais alto.

9. Lesão de isquiotibiais

Quando você sentir uma sensação de dor quando seus músculos são puxados na parte de trás da coxa, isso significa que você tem uma lesão no tendão da coxa. Os isquiotibiais são quatro músculos que percorrem toda a extensão dos isquiotibiais. Esse tipo de lesão esportiva pode causar lesões em qualquer pessoa e geralmente ocorre devido à falta de aquecimento, fadiga muscular e movimentos repentinos. O tratamento de uma lesão no tendão da coxa é semelhante a qualquer outra lesão muscular. Basta comprimir com gelo e descansar um pouco.

10. Concussão

Você deve ter ouvido falar dessa lesão. As concussões são comuns e uma das lesões mais frequentemente tratadas em departamentos de emergência em todo o mundo. Uma concussão geralmente ocorre devido a um golpe (trauma) na cabeça que fere os vasos sanguíneos e nervos do cérebro. Como resultado, você experimentará vários distúrbios, como tontura, redução da visão, vômitos e perda de consciência. Contacte imediatamente o pessoal médico se sentir estes sintomas.