7 causas de dor nas axilas, quando você deve consultar um médico?

A dor na axila pode ser causada por muitas coisas que você talvez não tenha notado antes. Algumas das causas são comuns e fáceis de tratar. Por outro lado, a dor nas axilas pode ser um sinal de doença ou de um problema de saúde mais sério. Portanto, não subestime sua dor. Descubra abaixo o que causa dor nas axilas.

Várias coisas que causam dor nas axilas

1. Lesão muscular

O peitoral maior, o músculo que se estende do tórax até o ombro, pode ser lesado durante atividades (por exemplo, levantar objetos pesados) ou durante esportes. Além dos músculos do peito, os músculos do braço também podem ser tensionados e puxados quando lançamos, levantamos ou realizamos outros movimentos.

Lesões nesses músculos podem causar inflamação e dor nas axilas.

2. Barbear ou irritação

Axilas doloridas podem ser causadas por irritação com a técnica de barbear incorreta ou com a arrancada do cabelo. Alguns desodorantes, antitranspirantes, detergentes e sabonetes de banho também podem causar irritação ou reações alérgicas na pele, incluindo a pele das axilas. Essa irritação da pele pode causar uma erupção na pele chamada dermatite de contato. A dermatite de contato pode causar vermelhidão na pele das axilas, inchaço, dor e calor.

3. Herpes zoster

Herpes zoster é uma doença contagiosa da pele causada por um vírus Varicella zoster. Este vírus causa nódulos vermelhos cheios de água que parecem quentes e coçam. As áreas mais comumente afetadas são os braços, o tórax e o rosto. O herpes zoster também pode causar erupções cutâneas escamosas e uma sensação de formigamento na área infectada.

4. Nódulos linfáticos inchados

Existem cerca de 600 nódulos linfáticos no corpo, mas apenas alguns podem ser sentidos ou tocados com a mão. Isso inclui sob a mandíbula, pescoço e axilas. Os gânglios linfáticos desempenham um papel muito importante no combate às doenças e na manutenção do sistema imunológico. Seus gânglios linfáticos podem inchar quando você tem uma infecção, como uma gripe.

Existem também várias outras condições que afetam a condição dos gânglios linfáticos, como linfedema, infecção por linfadenite, infecção do trato respiratório superior (IRA), infecções de ouvido, dor de garganta, infecções virais e lúpus. O lúpus é uma doença autoimune crônica que causa inflamação em todo o corpo, incluindo os gânglios linfáticos.

Todos esses distúrbios dos gânglios linfáticos podem causar dores nas axilas.

5. Reumatismo

A artrite reumatóide e outros tipos de dores nas articulações podem fazer com que as articulações fiquem inflamadas e inchadas. Também é possível que ocorra inchaço ao redor das articulações das axilas, causando dor.

6. Doença arterial periférica

A doença arterial periférica é o estreitamento dos pequenos vasos sanguíneos dos braços ou pernas. Este estreitamento irá reduzir o oxigênio para os tecidos circundantes. Os músculos privados de oxigênio ficarão doloridos por um longo tempo. Se você tiver doença arterial periférica em uma ou em ambas as axilas, sentirá essa dor.

7. Câncer de mama

O câncer de mama costuma ser indolor em seus estágios iniciais. Mas, com o tempo, você sentirá dor ou um caroço embaixo do braço ou na mama. Você deve procurar atendimento médico imediato se isso ocorrer.

O que posso fazer para reduzir a dor na axila?

  • Usando uma bolsa de gelo para reduzir a dor muscular
  • Drogas AINEs que podem reduzir a inflamação e a dor.
  • Usando compressas quentes para aliviar os gânglios linfáticos inchados
  • Aplique hidratante para evitar ressecamento da pele das axilas
  • Evite desodorantes, sabonetes e detergentes que contenham alérgenos ou sejam irritantes
  • Use roupas largas, evite roupas apertadas nos braços e axilas
  • Evite barbear-se com uma lâmina que pode causar mais irritação

Quando devo ir ao médico imediatamente?

Se a dor nas axilas ocorrer com tensão muscular, você poderá se recuperar totalmente descansando os músculos por alguns dias.

No entanto, se a sua queixa não passar ou se agravar, por exemplo, se o inchaço estiver a aumentar, deve consultar imediatamente um médico. Normalmente, você será encaminhado a um hematologista especializado em conhecimento de linfonodos ou a um especialista em câncer de mama se houver suspeita de que o caroço seja câncer.

Além disso, consulte um médico imediatamente se houver dor acompanhada das seguintes condições:

  • Dor repentina e forte sob a axila
  • Tendo sangramento na axila
  • Se também estiver com falta de ar
  • Problemas respiratórios, como respiração ofegante ou engasgo ao respirar
  • Parte do corpo fica paralisada de repente
  • Tem um osso saindo da pele