A pressão alta ou hipertensão é uma condição de saúde comum. Na verdade, os casos de hipertensão continuam apresentando aumento de ano para ano. Com base em dados riskesdas do Ministério da Saúde, o número de casos de hipertensão em 2018 atingiu 34,1 por cento na Indonésia, enquanto em 2013 o número de casos atingiu apenas 25,8 por cento. Esses dados indicam que a prevenção da hipertensão ainda é difícil.
Na verdade, é preciso prevenir a hipertensão. A razão é que essa condição de saúde pode causar complicações graves de hipertensão, embora não tenha sinais ou sintomas especiais de hipertensão. Então, como prevenir a hipertensão ou a hipertensão?
Você pode prevenir a hipertensão das seguintes maneiras:
A pressão alta ou hipertensão ocorre quando o fluxo sanguíneo empurra as artérias com muita força. Essa condição pode ocorrer devido a várias coisas. No entanto, a maioria dos fatores de risco e causas da hipertensão é um estilo de vida pouco saudável.
Portanto, implementar um estilo de vida saudável é a chave na prevenção da hipertensão. Na verdade, mesmo que você tenha alto risco de desenvolver hipertensão devido a fatores genéticos ou hereditários, adotar um estilo de vida saudável pode ajudá-lo a prevenir a hipertensão no futuro.
Para obter informações, os fatores genéticos desempenham um papel importante na determinação do risco de hipertensão. De acordo com o European Heart Journal, a hipertensão na família pode ser transmitida para a próxima geração com 30-50 por cento de chance.
Então, como prevenir a hipertensão? Aqui estão as maneiras e dicas para um estilo de vida saudável que você precisa aplicar para prevenir a hipertensão, tanto para quem tem hipertensão como para quem não tem:
1. Reduza a ingestão de sal
Uma das causas da hipertensão é a ingestão excessiva de sal ou sódio pelo corpo. Quanto mais sal você consome, maior é o risco de desenvolver pressão arterial.
Além do sal de cozinha ou sal de cozinha, os alimentos ricos em sódio incluem alimentos enlatados, alimentos embalados, alimentos processados, alimentos congelados ou conservados, lanches e fast food.
Para isso, deve-se evitar esses alimentos para a prevenção da hipertensão. Se for realmente necessário, você deve verificar o rótulo dos alimentos embalados que comprar e escolher alimentos com baixo teor de sódio.
No entanto, é melhor cozinhar a sua própria comida escolhendo ingredientes frescos e usando um pouco de sal no prato. Você pode seguir o guia de dieta DASH para preparar pratos saudáveis e evitar hipertensão.
Reduzir o sal em sua dieta pode ser difícil. No entanto, você pode fazer isso lentamente até atingir o uso de sal de destino.
A American Heart Association (AHA) recomenda que você não consuma mais do que 2.300 mg de sódio ou o equivalente a uma colher de chá de sal por dia. Dessa forma, você pode prevenir a hipertensão e manter a pressão arterial normal.
2. Coma alimentos saudáveis e nutritivos
Além de reduzir a ingestão de sal, a prevenção da hipertensão também precisa ser equilibrada com a ingestão de alimentos saudáveis e nutrientes necessários ao organismo.
Para cumprir isso, você pode seguir as diretrizes de dieta DASH. Não apenas para pessoas com hipertensão, você também pode aplicar a dieta DASH para prevenir futuros aumentos na pressão arterial. A razão é que, com a idade, a pressão arterial de uma pessoa tende a aumentar, mesmo que ela não tenha histórico de hipertensão.
Ao adotar uma dieta saudável, você precisa comer alimentos com baixo teor de gordura e colesterol e ricos em fibras, vitaminas e minerais. A proteína também é necessária, mas ainda deve-se prestar atenção ao baixo teor de gordura.
O mineral que é muito importante para manter a pressão arterial é o potássio. O potássio pode equilibrar os níveis de sal ou sódio em seu corpo, de modo que ocorra a prevenção da hipertensão.
O potássio pode ser encontrado em uma variedade de alimentos que reduzem a pressão alta, especialmente frutas e vegetais. Além do potássio, outros nutrientes são necessários para manter a pressão arterial, a saber, cálcio, magnésio e fibras. Além de frutas e vegetais, você pode cumpri-lo comendo grãos inteiros ou nozes.
Não se esqueça de beber bastante água como outra forma de prevenção da hipertensão. A falta de líquidos pode afetar a quantidade de sal no corpo.
3. Pratique exercícios regularmente
O exercício é uma necessidade para todos porque pode manter a saúde geral do corpo, incluindo a prevenção da hipertensão. Na verdade, para pessoas com hipertensão, os exercícios podem reduzir a necessidade de medicamentos para hipertensão.
Na verdade, as pessoas que se exercitam regularmente têm menor risco de hipertensão do que aquelas que não praticam exercícios. O motivo é que a atividade física regular ou exercícios podem fortalecer o coração, de modo que ele pode bombear o sangue com mais facilidade.
Um coração forte também pode prevenir danos aos vasos sanguíneos, evitando assim a aterosclerose ou estreitamento dos vasos sanguíneos devido ao acúmulo de gordura ou placa nas paredes das artérias. Os vasos sanguíneos saudáveis podem melhorar o fluxo sanguíneo e manter a pressão arterial em níveis normais.
Para prevenir a hipertensão e manter a pressão arterial normal, você deve fazer 30 minutos de exercícios cinco vezes por semana. Esse método é suficiente para prevenir e reduzir o risco de desenvolver hipertensão.
Não há necessidade de escolher atividades muito difíceis, o exercício para a hipertensão basta com uma caminhada tranquila, corrida, ou andar de bicicleta. Outros exercícios aeróbicos, como natação, também podem ser uma opção para fazer em seu tempo livre.
Não apenas adultos, crianças e adolescentes também precisam se acostumar a se exercitar regularmente. Crianças e adolescentes precisam se exercitar por uma hora todos os dias, pelo menos, para manter o corpo em forma e evitar o risco de hipertensão.
4. Mantenha o peso corporal ideal
Pessoas com sobrepeso ou obesas têm maior risco de desenvolver hipertensão, até duas a seis vezes, do que pessoas não obesas. Portanto, manter um peso corporal ideal é um dos esforços importantes para a prevenção da hipertensão.
Por site Obesity Action Coalition, até 26% dos casos de hipertensão em homens e 28% em mulheres estão associados ao sobrepeso, incluindo obesidade.
Isso ocorre porque pessoas obesas têm excesso de tecido adiposo em seus corpos, então a resistência de seus vasos sanguíneos aumenta. Essa condição pode fazer com que o coração trabalhe mais e a pressão arterial aumente.
Tente manter um peso corporal ideal mudando seu estilo de vida para um mais saudável. Comer alimentos de baixa caloria, adotar uma dieta saudável e praticar exercícios regularmente, conforme descrito acima, pode ajudar a manter o peso e prevenir a hipertensão.
5. Limite o consumo de álcool
Beber álcool em excesso e muitas vezes pode aumentar drasticamente a pressão arterial. Se você beber vários copos de uma vez, sua pressão arterial aumentará temporariamente. No entanto, beber com muita frequência pode desencadear hipertensão a longo prazo.
Além disso, o álcool é uma bebida que contém muitas calorias. Beber muito álcool certamente pode ter um efeito negativo no seu peso, especialmente se você já tem excesso de peso, então o risco de desenvolver hipertensão é ainda maior.
Portanto, é uma boa ideia reduzir o consumo de álcool como forma de prevenir a hipertensão. Para adultos, você não deve beber mais do que dois copos por dia. Seria ainda melhor se você parasse de beber álcool completamente.
6. Limite a ingestão de cafeína
Além do álcool, você também precisa limitar a ingestão de cafeína para prevenir a hipertensão. O conteúdo de cafeína pode ser encontrado em várias bebidas, como café, chá, refrigerantes e bebidas energéticas.
A cafeína é conhecida por aumentar a pressão arterial em algumas pessoas, especialmente aquelas que raramente consomem café com cafeína. Relatórios do NHS, consumir mais de quatro xícaras de café todos os dias pode aumentar a pressão arterial.
Portanto, você não deve consumir mais bebidas com cafeína do que esse limite para evitar pressão alta. Beba chá e café com moderação e não os torne sua principal fonte de líquidos.
7. Pare de fumar
Fumar não é apenas ruim para a saúde pulmonar, mas também pode aumentar o risco de desenvolver hipertensão e doenças cardíacas.
A nicotina e outros ingredientes prejudiciais dos cigarros podem aumentar sua pressão arterial e frequência cardíaca, estreitando e endurecendo suas artérias (aterosclerose). Se isso continuar, você também corre mais risco de desenvolver outras doenças, como derrame e ataque cardíaco.
Portanto, é preciso evitar o tabagismo como forma de prevenção contra a hipertensão. Se você já fuma, deve parar imediatamente de fumar. Você pode pedir a ajuda das pessoas mais próximas ou de um médico para acabar com esse hábito.
8. Gerenciar o estresse
O estresse é uma condição muito normal que acontece com qualquer pessoa. Quando você está estressado, seu corpo produz certos hormônios que podem acelerar sua frequência cardíaca e estreitar seus vasos sanguíneos, de modo que sua pressão arterial sobe. No entanto, quando a causa do estresse desaparecer, sua pressão arterial voltará ao normal.
No entanto, o estresse também pode causar hipertensão de longo prazo se persistir e não puder ser controlado. Portanto, você precisa controlar o estresse bem como uma forma de prevenir a hipertensão.
Para controlar o estresse, você precisa saber as causas do estresse que ocorrem com frequência. Evite e lide com as causas do estresse para que ele não aconteça novamente na próxima vez.
Além disso, faça coisas saudáveis que podem relaxá-lo para evitar a hipertensão, como ouvir música, meditação, ioga ou praticar seu hobby. Se precisar de ajuda, não hesite em consultar um psicólogo sobre seus problemas.
9. Durma o suficiente
Dormir o suficiente é muito importante para a saúde geral do corpo. O sono adequado pode prevenir o estresse e manter um coração e vasos sanguíneos saudáveis.
Por outro lado, a falta de sono pode causar vários problemas de saúde. Um deles, nomeadamente a falta de sono, pode causar hipertensão.
Portanto, você deve dormir o suficiente todos os dias. A National Sleep Foundation recomenda que os adultos durmam de 7 a 9 horas por noite, todos os dias. Se for menor que esse tempo, o risco de surgimento de várias doenças, como cardiopatias e derrame, será mais fácil.
10. Trate a doença que você está enfrentando
Além de adotar um estilo de vida saudável conforme descrito acima, você também precisa tratar outras condições médicas ou doenças de que sofre. O motivo é que certas condições médicas ou doenças podem causar hipertensão, que é um tipo de hipertensão secundária.
Várias condições médicas podem causar hipertensão, como apneia obstrutiva do sono (AOS), diabetes, doença renal, problemas nas glândulas supra-renais e outros que causam hipertensão secundária.
Se isso acontecer com você, você deve fazer exames regulares de acordo com o conselho do médico. Cuide e trate também essas condições médicas de acordo com as disposições do médico, para que a condição médica de que você sofre não piore e não evolua para hipertensão.
Além disso, você também precisa ter cuidado quando quiser usar drogas. O motivo é que alguns medicamentos, como pílulas anticoncepcionais, são outras causas de hipertensão secundária.
Sempre consulte seu médico se precisar tomar certos medicamentos. Além disso, evite também drogas ilegais, como a cocaína, para prevenir a hipertensão.
11. Verifique a pressão arterial regularmente
Outra coisa importante que você precisa fazer para prevenir a hipertensão é verificar a pressão arterial regular e periodicamente. Assim, você poderá saber se sua pressão arterial está normal ou não.
O motivo é que a pressão alta ou hipertensão não apresenta sintomas especiais. Verificar a pressão arterial é a única maneira de saber se você tem hipertensão ou não.
A pressão arterial é classificada como normal, que está abaixo de 120/80 mmHg, enquanto a hipertensão quando atinge 140/90 mmHg ou mais. No entanto, se a leitura da sua pressão arterial estiver entre 120-139 / 80-89 mmHg, é um sinal de que você tem pré-hipertensão.
É muito provável que a pré-hipertensão cause hipertensão se não for controlada. Se isso acontecer com você, você pode fazer mudanças no estilo de vida imediatamente para reduzir sua pressão arterial e evitar que ela suba.
Então, com que freqüência deve ser feita uma verificação de pressão arterial? As verificações regulares da pressão arterial devem ser feitas desde os três anos de idade. Qualquer pessoa com mais de três anos precisa ter sua pressão arterial verificada pelo menos uma vez por ano.
As verificações da pressão arterial podem ser mais frequentes se você tiver fatores de risco de genética ou hereditariedade, pré-hipertensão ou mesmo hipertensão, para evitar que a pressão arterial suba. Pergunte ao seu médico com que frequência você precisa verificar sua pressão arterial de acordo com sua condição.
As verificações da pressão arterial podem ser feitas em vários locais. Além de clínicas ou hospitais, a verificação da pressão arterial pode ser feita em farmácias que tenham esfigmomanômetro digital ou em casa com o esfigmomanômetro que você comprou. Pergunte ao seu médico ou enfermeiro sobre como verificar sua pressão arterial em casa e com que freqüência você precisa fazer isso.