O câncer pode atacar o estômago e seu revestimento. De acordo com dados da Globocan, os casos de câncer de estômago e estômago na Indonésia chegaram a 3.014 com uma taxa de mortalidade de 2.521 em 2018. A alta taxa de mortalidade provavelmente se deve à detecção tardia, porque muitos não estão cientes dos sintomas. Quais são os sinais e sintomas do câncer gástrico (estômago)?
Reconhecer os sintomas do câncer gástrico (estômago)
O câncer de estômago ou estômago pode causar a morte porque as células cancerosas se espalham rapidamente e prejudicam a função dos tecidos ou órgãos circundantes. Portanto, para que a expectativa de vida do paciente seja melhor, o câncer deve ser tratado de forma adequada com cirurgia, quimioterapia ou radioterapia.
Além disso, o tratamento precoce do câncer de estômago também torna a doença mais fácil de tratar. Isso significa que as pessoas que apresentam sintomas devem estar cientes de que essas condições são características do câncer gástrico (estômago) e consultar imediatamente o médico.
Os sintomas do câncer que ataca o sistema digestivo são divididos em dois, a saber, sintomas em estágio inicial e sintomas em estágio avançado.
Sinais e sintomas de câncer gástrico (estômago) em estágio inicial
A maioria dos casos de câncer que ataca o estômago ou estômago, não causa sinais no início da doença. Apenas uma pequena porcentagem pode estar ciente dos sintomas. Freqüentemente, isso também é considerado um problema digestivo comum que pode ser curado por conta própria.
Citado pela Cleveland Clinic, alguns dos primeiros sinais de câncer de estômago e estômago em estágio inicial incluem:
- Estômago inchado ou sensação de plenitude.
- Gastrite (azia, arrotos constantes ou sensação de queimação no peito).
- Náusea e sensação de desconforto no corpo.
Embora os sintomas sejam muito comuns, é mais provável que o câncer de estômago (estômago) ocorra continuamente. Também não pode desaparecer facilmente, mesmo que você tenha tratado.
Sinais e sintomas de câncer gástrico (estômago) avançado
Sem tratamento, as células cancerosas geram metástases. Esta condição provoca o surgimento de novos sintomas ou o agravamento dos sintomas anteriormente experimentados. A seguir estão as características do câncer gástrico (estômago) que está entrando em um estágio avançado ou tardio, incluindo:
1. Diarréia frequente ou prisão de ventre
A diarreia e a prisão de ventre são problemas digestivos muito comuns. Isso geralmente acontece porque você come alimentos que não são limpos ou come menos fibras, como vegetais e frutas. Aumentando novamente a ingestão de fibras e tomando medicamentos para aliviar a constipação ou diarreia, sua condição melhorará rapidamente.
Mas não se engane, essas duas condições podem ser características de câncer de estômago ou câncer de estômago. Você pode ter apenas diarreia ou prisão de ventre o tempo todo. Também pode ser que os dois sintomas se alternem a longo prazo.
2. Diminuição do apetite e perda drástica de peso
Nos estágios iniciais, as pessoas com câncer gástrico tendem a se sentir inchadas. Esses sintomas farão você ficar sem apetite. Você vai se sentir saciado rapidamente, embora a porção de comida seja pequena. Como resultado, sem perceber isso ocorrerá em grandes quantidades de perda de peso.
3. Extrema fadiga corporal
Quase todos os pacientes com câncer apresentam sintomas de fadiga corporal, incluindo câncer gástrico e de estômago. Esta condição o impossibilita de realizar as atividades normalmente. Na verdade, nem mesmo fica melhor depois que você descansa.
Essa fadiga é provavelmente devido a outros sintomas do câncer. Por exemplo, continuar a ter diarreia faz com que você precise ir e voltar ao banheiro. Enquanto isso, a energia do corpo é muito limitada porque você come pouco.
Um corpo exausto também pode ser um sinal de que o câncer está entrando em um estágio avançado, como o estágio 4 (tardio). O motivo é que esse sintoma está intimamente relacionado à ocorrência de anemia, uma complicação do câncer que geralmente ataca o sistema digestivo.
4. CAPÍTULO sangrento
A próxima característica do câncer de estômago ou estômago são as fezes com sangue. O sangue se mistura com o ácido do estômago, tornando-o de cor escura. O aparecimento desses sintomas pode ser um sinal de sangramento no estômago.
5. Há inchaço no estômago
Além da dor no estômago, o câncer de estômago ou estômago pode causar inchaço. Você pode sentir o inchaço na parte superior do abdômen.
O inchaço é causado pela formação de células tumorais no estômago ou na mucosa estomacal. Esses tumores são formados a partir de células cancerosas que continuam a se dividir de forma descontrolada e não morrem.
Quando você deve consultar um médico?
Se sentir os sinais e sintomas acima e não melhorar em mais de uma semana, você deve consultar um médico imediatamente. Além disso, se você tiver um membro da família com histórico de câncer. Observe que nem todos sentem os mesmos sintomas. Existem também aqueles que sentem outros sintomas de câncer que não foram mencionados acima.
Os sintomas que aparecem podem ser um sinal de câncer de estômago ou de estômago, mas também podem ser outras doenças que atacam o sistema digestivo.
Para fazer um diagnóstico adequado do câncer gástrico, o oncologista solicitará que você faça exames médicos. Por meio desses testes, os médicos também podem descobrir até que ponto o câncer se espalhou e determinar o estágio do câncer gástrico que você tem. Só então o tratamento do câncer será determinado.
É preciso saber que conhecer os sintomas também é uma das medidas preventivas do câncer gástrico.