Dentes mortos: causas, sinais e como superá-los

A condição de um dente morto geralmente é indolor para o paciente. No entanto, você pode notar uma descoloração do dente afetado.

Verificar regularmente os dentes com o médico pode prevenir e detectar precocemente esta doença dentária comum. Além disso, realizar cuidados dentários, por exemplo, escovando os dentes corretamente, usando enxaguatório bucal e evitando vários fatores de risco, podem ser as medidas de prevenção corretas.

Então, o que é um dente morto, suas causas, sintomas e como lidar com isso? Para mais detalhes, você pode ver a seguinte análise.

O que é um dente morto?

A estrutura do dente consiste em três camadas, a saber, esmalte, dentina e polpa. O esmalte é a camada externa dura, protetora e insensível do dente.

Enquanto isso, a dentina é a parte da estrutura principal de construção do dente que fica sob o esmalte e é sensível. Então, na parte da polpa dentária que é protegida pela dentina, existem vasos sanguíneos e nervos localizados no centro da estrutura dentária.

A cárie dentária é uma condição na qual a polpa nervosa do dente está morta. Além disso, o estado desses dentes, também conhecidos como dentes podres, não contém mais sangue. Depois que esse processo ocorre, geralmente os dentes mortos cairão por conta própria.

Embora raramente cause dor grave em alguns pacientes, é necessário ter cuidado com esse problema de saúde bucal. Isso ocorre porque os dentes mortos podem ser perigosos e causar infecção e afetar outras áreas da boca.

Reconhecer as características dos dentes mortos

Às vezes, você achará difícil detectar as características de dentes podres ou mortos apenas olhando para eles de relance. Apenas um dentista pode diagnosticar isso fazendo check-ups dentários regulares a cada seis meses.

Além disso, os pacientes geralmente não sentem dor nos dentes. Dor no dente quando ele está morto só aparecerá em alguns casos, por exemplo, uma infecção.

Existem pelo menos dois sintomas de dente morto que podem ajudar a identificar a condição desse problema de saúde bucal, incluindo descoloração e dor devido a infecção.

1. Os dentes mudam de cor

Se o dente estiver morto, geralmente haverá uma mudança na cor que se torna mais escura, por exemplo, passando de amarelo, cinza ou preto para os dentes. A descoloração dos dentes ocorre porque os glóbulos vermelhos dos dentes também morrem. Este é um efeito semelhante quando seu corpo está machucado.

A descoloração dos dentes aumentará de amarelo para preto se não for tratada por um dentista. Especialmente se você não faz atendimento odontológico de maneira regular e adequada.

2. Dentes doendo

Outra causa de dentes cariados e mortos é o aparecimento de dores, que variam em grau. A dor sentida não vem de dentro do dente, mas das terminações nervosas muito sensíveis ao redor do dente, ou seja, a membrana periodontal.

As bactérias e os restos de nervos mortos se acumularão na cavidade pulpar dentro do dente, exercendo pressão sobre a membrana periodontal. É isso que faz com que a dor apareça nos dentes mortos.

Se isso for acompanhado de infecção, também é possível que evolua para uma bolsa de pus (abcesso dentário) e cause outros sintomas, como:

  • Dor ao redor da área do abcesso dentário
  • Dentes sensíveis
  • Desconforto na boca
  • Mau cheiro
  • Gengivas inflamadas
  • Cárie dentária
  • Sentindo mal
  • Dificuldade em engolir
  • Inchaço do rosto e bochechas

Várias causas de dentes mortos

De um modo geral, existem duas causas principais relacionadas ao problema de dentes mortos, incluindo cárie dentária devido a tratamento inadequado e traumatismo dentário devido a lesão ou acidente.

1. Cárie dentária

A primeira causa da morte de seus dentes é a ocorrência de cáries. O dano que ocorre aos dentes pode causar cárie dentária para causar cáries (cáries) devido a padrões de cuidados dentários inadequados e corretos.

A cárie ocorre a partir da camada mais externa do dente ou esmalte e, com o tempo, pode penetrar nas camadas mais profundas. Se essas cáries não forem tratadas, elas criarão um caminho para as bactérias roerem a polpa do dente.

A polpa saudável responde à inflamação causada por bactérias. Este processo pode causar dor de dente, o que é bastante incômodo. A polpa e os glóbulos brancos resistem a infecções causadas por bactérias.

Além disso, a polpa e os glóbulos brancos que combatem essas bactérias podem causar um aumento da pressão dentro da cavidade dentária. Isso cortará o suprimento de sangue e matará a polpa.

2. Trauma dentário

Então, a segunda causa de dentes mortos é o trauma. O traumatismo dentário pode ocorrer como resultado de lesões desportivas, quedas ou pancadas na zona da face e da boca.

Lesões e acidentes podem causar o rompimento dos vasos sanguíneos e a interrupção do suprimento de sangue aos dentes. Como resultado, os nervos e o tecido vivo na polpa morrerão porque não recebem suprimento de sangue.

Não apenas ferimentos e acidentes, mas o hábito de ranger os dentes gradualmente, o que você costuma fazer, também pode causar traumas. Isso também aumenta o risco de cárie dentária.

Dentes mortos podem ser tratados e como tratá-los?

Os dentes mortos são muito importantes para serem tratados o mais rápido possível. Especialmente se acompanhada de infecção e não tratada imediatamente, a bactéria pode crescer e se mover para a raiz do dente e começar a atacar outras partes, como a mandíbula e outros dentes.

Se o dente morto não está causando dor e sintomas como descoloração, o dentista pode fazer o diagnóstico com o auxílio de radiografias (radiografias).

Existem dois tratamentos que podem ser feitos para superar este problema dentário, ou seja, extração de dente e tratamento de canal radicular no dente. O médico irá sugerir qual tratamento é melhor para os dentes do paciente, geralmente o tratamento será escolhido de acordo com a condição dos dentes.

1. Faça a extração do dente

Se a causa de um dente morto causar danos máximos e não puder ser tratada, o que você precisa fazer é executar o processo de extração do dente. Os dentistas também podem recomendar a extração de um dente se ele não puder ser reparado.

Este procedimento é muito simples, relativamente econômico e indolor e requer cuidados de acompanhamento.Os dentes extraídos podem ser substituídos por implantes dentários para substituir o tecido ósseo em dentes ausentes ou por dentaduras.

2. Tratamento de canal radicular

O tratamento através de um método de tratamento de canal é geralmente recomendado primeiro se a causa do dente morto não for muito grave e o dente ainda estiver em boas condições.

Relatado por Fundação de Saúde Oral O tratamento endodôntico ou canal radicular dentário visa limpar todas as infecções dos dentes e das raízes dos dentes. Em seguida, preencher a cavidade do dente para evitar novas infecções no futuro.

O tratamento do canal radicular pode ser um processo demorado, exigindo que o paciente faça duas ou mais visitas ao dentista.

Os dentes mortos que ainda estão em boas condições e não precisam ser extraídos serão primeiro limpos para remover a polpa dentária infectada e as bolsas restantes de pus (abscesso dentário).

Em seguida, o canal radicular é limpo e então a cavidade recebe uma obturação temporária, antes de finalmente obturar o dente definitivo para que o formato e a cor do dente retornem ao estado do dente anterior.

O método de tratamento do canal radicular é indolor, porque no processo o dentista fornecerá anestesia local. Os efeitos secundários causados ​​são apenas uma sensação de desconforto na boca que vai desaparecendo gradualmente.

Métodos de tratamento naturais para prevenir a cárie dentária

Compartilhar os métodos abaixo não é como tratar dentes cariados naturalmente, mas sim medidas preventivas para evitar os riscos no futuro. Para prevenir a cárie dentária, existem alguns hábitos que você precisa seguir, incluindo:

  • Gargareje antes de escovar os dentes.
  • Use pasta de dente que contenha flúor (uma substância que fortalece os dentes).
  • Escove os dentes com a técnica certa e não com tanta força que machuque as gengivas.
  • A escovagem dos dentes pode ser feita de forma rotineira 2 vezes ao dia, de manhã e à noite, após as refeições.
  • Evite as causas das cáries, como reduzir o consumo de alimentos doces e beber.
  • Evite abrir embalagens muito duras com os dentes.
  • Verifique regularmente sua saúde bucal com o médico.
  • Use um protetor bucal (protetor de boca) durante o exercício para prevenir traumas dentais.