Você pode não estar familiarizado com o termo efeito placebo, mas não o confunda com a banda britânica Placebo, OK! Na medicina, o verdadeiro significado de um placebo é qualquer coisa que pareça ser um tratamento médico “real” - quando não é. Então, qual é o objetivo de um placebo?
Placebo é um método de teste de drogas antes de serem lançadas no mercado
O placebo é um método para testar a eficácia de um determinado medicamento ou tratamento médico antes de ser usado em massa. Os placebos podem ser comprimidos, injeções ou outros métodos de tratamento.
Os placebos também são frequentemente chamados de medicamentos vazios, porque os “medicamentos” de placebo não contêm nenhum ingrediente ativo com o objetivo de melhorar ou melhorar a saúde. As pessoas que receberam placebos não sabiam que estavam tomando o medicamento em branco, então acreditavam que estavam tomando o medicamento real e haviam progredido com a medicação ou tratamento médico. Na verdade, não tem efeito algum.
Por exemplo: os pesquisadores querem testar um analgésico. Várias pessoas foram selecionadas como sujeitos da pesquisa. Metade das pessoas recebeu analgésicos que realmente continham a substância medicamentosa, enquanto a outra metade recebeu um medicamento em branco. O placebo ajudará os pesquisadores a saber se a droga é realmente eficaz ou apenas uma sugestão de que os pacientes se sintam melhor sabendo que tomaram analgésicos. A resposta mostrada pode ser positiva ou negativa.
Os cientistas também costumam usar placebos durante a pesquisa para ajudá-los a compreender os tipos de efeitos das drogas que podem ocorrer de maneira diferente em cada pessoa. Além disso, os resultados do estudo também descobriram que a forma e o tipo de efeito placebo administrado afetarão sua eficácia. Por exemplo, um medicamento grande será melhor do que um medicamento pequeno.
O efeito placebo também pode ser usado para descobrir a eficácia de medicamentos para doenças mentais
O efeito placebo também pode ser aplicado para testar drogas semelhantes cujo desenvolvimento não pode ser observado diretamente, como drogas para distúrbios do sono, síndrome do intestino irritável, depressão e vários outros problemas mentais.
Embora ainda seja controverso, o uso do efeito placebo no tratamento de transtornos mentais leves tem se mostrado eficaz. Na verdade, isso está relacionado ao impacto psicológico do próprio efeito placebo. Isso significa que a eficácia do efeito placebo pode ocorrer devido às expectativas que surgem quando os pacientes recebem determinados medicamentos.
Como funciona o efeito placebo?
Embora não forneça nenhum efeito médico, os efeitos psicológicos que surgem da administração de medicamentos com placebo têm se mostrado eficazes em alguns casos.
Isso ocorre porque basicamente nossos corpos e mentes estão interconectados por sistemas complexos. O efeito placebo atua estimulando a mente com coisas positivas, de modo que proporcione um aumento no humor psicológico. Portanto, o efeito placebo pode ajudar pacientes que sofrem de transtornos mentais.
Além disso, o efeito placebo também se mostrou eficaz no tratamento da dor. Estimular o centro de controle da dor no cérebro com um efeito placebo pode ajudar a reduzir a dor.
O efeito placebo é difícil de entender cientificamente, mas seus efeitos terapêuticos podem ser de imenso benefício.
Os medicamentos placebo são frequentemente usados
O placebo é um método eficaz de teste de drogas e tratamento médico. No entanto, como funciona com “medicamentos falsos”, esse método é frequentemente usado de forma incorreta para enganar o público para fins de marketing.
Outro efeito negativo do placebo é o efeito bumerangue. Por exemplo, quando alguém que está deprimido toma um medicamento placebo, é claro que ele terá expectativas do efeito do medicamento na cura de sua doença. No entanto, como o impacto psicológico de um placebo é apenas temporário, esse método pode acabar saindo pela culatra quando os sintomas de depressão reaparecem.
Hello Health Group não fornece aconselhamento médico, diagnóstico ou tratamento.