Feridas abertas, vários tipos e como tratá-las

As feridas são danos à pele ou ao tecido subjacente como resultado de uma lesão física. As feridas são de vários tipos diferentes, um dos quais é uma ferida aberta.

Na maioria das vezes, as feridas abertas são apenas pequenas feridas que podem cicatrizar em pouco tempo, mas também existem feridas que são graves e devem ser tratadas por profissionais. Confira a explicação sobre as seguintes feridas abertas.

O que é uma ferida aberta?

Diz-se que uma ferida está aberta se romper a camada mais externa da pele. Essa camada de pele danificada revelará o tecido subjacente. Se não for tratado imediatamente, o tecido inferior exposto ao ambiente externo pode correr o risco de infecção.

Quando a ferida infecciona, isso atrasa o processo de cicatrização. Bactérias e sujeira também podem liberar substâncias tóxicas que dificultam a cicatrização de feridas. Portanto, é importante prevenir infecções que afetam negativamente a cicatrização de feridas.

Com base na gravidade, as feridas abertas são divididas nas seguintes classificações.

  • Superficial: ferida de intensidade mais leve, envolvendo apenas a epiderme (camada mais externa da pele).
  • Espessura parcial: mais profundo do que a ferida superficial, Essas feridas danificam a epiderme e a derme superior.
  • espessura completa: a ferida incluiu danos ao tecido subcutâneo, que é o local onde a gordura, as glândulas sudoríparas e as células de colágeno estão localizadas.
  • Profundo e complicado: o tipo de ferimento mais grave, a profundidade atingiu os músculos, ossos ou órgãos do corpo.

Tipos de feridas abertas e suas causas

As feridas abertas são de vários tipos diferentes. Esses tipos são certamente importantes para você saber porque cada um tem uma maneira diferente de manuseio.

1. Abrasão (arranhões)

Abrasão ou mais frequentemente chamadas de abrasões são feridas que surgem devido ao atrito da pele em uma superfície dura e áspera. Esta ferida pode causar uma pequena erosão da camada mais externa da pele (epiderme).

Os ferimentos estão incluídos no tipo de ferimentos leves e os mais simples de manuseio. A duração da cicatrização de feridas também geralmente não leva muito tempo. As bolhas causam apenas um sangramento mínimo e a maioria cicatriza sem deixar cicatrizes.

No entanto, se a área da bolha for maior ou envolver a parte superior da derme, a ferida pode causar o aparecimento de tecido cicatricial após a cura.

2. Laceração (arranhão)

Também conhecido como corte de pele, uma laceração é uma ferida aberta que faz com que o tecido subjacente seja cortado ou rasgado.

Freqüentemente, esses ferimentos são causados ​​por acidentes na cozinha ao usar uma faca ou outro utensílio pontiagudo. Essa ferida não envolve a erosão da camada epidérmica.

3. Queimaduras

As queimaduras podem ser causadas pelo contato com calor excessivo, mas às vezes também podem ser causadas pelo contato com objetos ou ar com temperaturas extremamente baixas por muito tempo.

As queimaduras podem parecer leves ou graves. Em queimaduras graves, o efeito pode causar choque ou até mesmo risco de vida.

As causas variam, desde exposição à luz solar, contato com fogo, eletricidade ou produtos químicos contidos em determinados produtos.

4. Ferimento por arma branca

fonte: EmedicineHealth

As facadas ocorrem devido ao contato da pele com objetos pontiagudos e afiados, como unhas ou agulhas. Freqüentemente, essas feridas não sangram muito. No entanto, os ferimentos por arma branca correm mais risco de infeccionar, especialmente se a punção for profunda.

Isso ocorre porque a área onde a punção é mais profunda é úmida e quente, o que a torna um local ideal para a proliferação de bactérias. Além disso, as feridas de faca também tendem a ser difíceis de limpar.

5. Bolhas

Essas feridas abertas e com bolhas geralmente são o resultado do toque em um objeto muito quente, como quando a pele é exposta a um escapamento. Às vezes, a pele com bolhas também pode ser causada por fricção ou uma reação alérgica a certas substâncias.

Como tratar feridas abertas

Se a ferida tende a ser leve, as feridas abertas podem ser tratadas em casa. É claro que a coisa a fazer depois que a pele for ferida é fornecer os primeiros socorros.

Na verdade, cada tipo de ferida requer um tratamento diferente. Mas, em geral, existem várias etapas que você pode seguir para ferimentos leves.

Primeiramente, lave as mãos antes de realizar o socorro para evitar a contaminação da ferida. Em seguida, limpe a ferida com água corrente.

Na verdade, existe a suposição de que feridas abertas não devem ser expostas à água porque a água em si não é necessariamente limpa e livre de germes. Teme-se que isso possa causar infecção e piorar a ferida, de modo que a cicatrização também será mais demorada.

Na verdade, a lavagem pode reduzir o risco de infecção da ferida, se a água usada for limpa e não poluída. Para isso, use água limpa e evite lavar a ferida por muito tempo. Depois disso, seque a área da ferida com uma toalha ou pano limpo.

Em seguida, você pode aplicar medicamentos para feridas ou antibióticos para prevenir infecções. Se a ferida for circular ou ligeiramente larga, você pode cobri-la com um curativo.

Isso é feito para manter a área da ferida seca e limpa e para proteger as células da pele recém-formadas.

Certifique-se de trocar o gesso e o curativo que usa todos os dias ou quando estiverem sujos e úmidos para manter a ferida limpa.

Fatores que afetam a cicatrização de feridas abertas

À primeira vista, esta pequena ferida aberta pode curar sem nenhum problema. No entanto, ainda existem algumas coisas que podem fazer o processo de cicatrização demorar mais.

Um dos principais fatores que determinam a velocidade de cicatrização é a presença de irrigação sanguínea adequada na ferida. Porque os nutrientes no sangue, como vitamina C, ferro e proteínas, têm um papel importante na formação de novas células da pele que ajudarão na cicatrização de feridas.

Portanto, é melhor começar a comer alimentos saudáveis ​​que contenham uma nutrição balanceada. Você pode encontrar esses nutrientes em frutas (morangos, laranjas), vegetais (espinafre) e alimentos ricos em proteínas (leite, ovos, carne).

Além da nutrição, o oxigênio também é necessário no processo de cicatrização de feridas abertas. Uma das coisas que podem reduzir o nível de oxigênio no sangue é o tabagismo. Isso é causado pela presença de monóxido de carbono entrando nas células sanguíneas quando você fuma.

Se você quiser que a ferida cicatrize mais rápido, evite fumar o máximo possível.

Nem todos os tipos de feridas abertas podem ser tratados isoladamente

O método de tratamento da ferida acima só se aplica se o tipo de lesão for leve e não tão grave. Lembre-se de que nem todos os tipos de feridas você pode tratar e limpar sozinho. Alguns tipos de feridas precisam ser tratados por profissionais de saúde em uma clínica ou hospital.

Observe as características das feridas abertas que devem ser tratadas clinicamente abaixo.

  • A área da ferida é grande ou larga e requer pontos.
  • A ferida é muito profunda.
  • Feridas que doem muito quando limpas sozinhas.
  • Se ainda houver sujeira, cascalho, detritos ou detritos que não podem ser removidos.

Se você não tiver apenas uma ferida aberta, mas também aquela mencionada acima, procure atendimento médico imediatamente antes de lavar a ferida com qualquer coisa, incluindo água.