O câncer é uma doença curável, embora haja vários fatores que determinam, como o estágio do câncer, o tamanho do tumor, a idade do paciente e a saúde geral do paciente. Pois é, o tratamento do câncer é muito diversificado, desde quimioterapia, radioterapia, cirurgia até cuidados paliativos. Porém, você sabe como são os cuidados paliativos? Venha, veja a seguinte revisão.
O que são cuidados paliativos?
Os cuidados paliativos segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) são uma abordagem que melhora a qualidade de vida dos pacientes e seus familiares que enfrentam problemas de saúde potencialmente fatais, através da prevenção e ação para reduzir a dor, os problemas físicos, sociais e espirituais que os pacientes enfrentam durante tratamento.
Geralmente, esse tratamento é direcionado a pacientes com câncer em estágios avançados. Durante o tratamento, o oncologista ajudará o paciente a aliviar os sintomas, prescrevendo medicamentos adicionais para a dor do câncer. Em seguida, o nutricionista também fará o acompanhamento da dieta oncológica que o paciente está vivendo e superará os problemas no abastecimento desses nutrientes.
Além do câncer, pessoas com outras doenças crônicas, como mal de Alzheimer, diabetes, HIV / AIDS e problemas do sistema nervoso que não podem ser curados, também podem fazer esse tratamento.
Geralmente, este tratamento é realizado por um especialista em medicina paliativa ou por um profissional de saúde com formação especializada. No entanto, médicos especialistas, enfermeiras, nutricionistas, farmacêuticos, terapeutas, psicólogos, conselheiros espirituais e psicólogos também estão envolvidos.
Na própria Indonésia, existe uma disposição do Ministério da Saúde que estabelece que deve haver a aplicação de tratamento paliativo para vários tipos de doenças graves. No entanto, até agora a sua implementação ainda está dificultada por várias coisas que fazem com que o tratamento não seja o ideal.
Qual é o procedimento para cuidados paliativos?
O câncer experimentado pelos pacientes pode causar várias coisas. O impacto não é apenas na saúde, mas afeta todos os aspectos da vida do paciente. Portanto, o tratamento paliativo é realizado para reduzir outros efeitos que podem surgir devido à doença do paciente.
De acordo com o site Medline Plus, os procedimentos realizados durante os cuidados paliativos são:
- Superar distúrbios físicos, como dor, dificuldade em dormir, falta de ar, falta de apetite e sensação de mal-estar estomacal. Para superar isso, o especialista fornecerá aconselhamento nutricional, fisioterapia e técnicas de como respirar fundo para que o corpo fique mais relaxado
- Lidar com distúrbios emocionais e sociais, como sentir medo, raiva, tristeza, emoções incontroláveis e depressão. O mesmo acontece com a família do paciente, que também se sente da mesma forma. Especialistas farão aconselhamento, discussões entre pacientes com histórico da mesma doença e reuniões familiares.
- Reduzindo os problemas financeiros que serão enfrentados pelo gasto com o custo do tratamento que é bastante elevado. A equipe de enfermagem deve explicar quanto vai custar o tratamento, antes da realização do tratamento, bem como fornecer orientação financeira.
- Alivie os problemas espirituais ajudando os pacientes a encontrar a paz e, geralmente, envolvendo os líderes de cada religião em que acreditam.
Diferentes tipos de cuidados paliativos para o câncer
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, pesquisas mostram que o tratamento paliativo traz benefícios à saúde, melhorando o bem-estar dos pacientes com câncer e de suas famílias, o que por sua vez pode estender a expectativa de vida dos pacientes.
Portanto, a Sociedade Americana de Oncologia Clínica recomenda que todos os pacientes com câncer avançado sejam submetidos a tratamento paliativo. Aqui estão alguns tipos de cuidados paliativos aos quais os pacientes com câncer podem se submeter.
1. Arteterapia
Um tipo de cuidado paliativo bastante popular é a arte-terapia para pacientes com câncer. Nesta terapia, os pacientes com câncer terão a oportunidade de aprender a se expressar. O objetivo, reduzir a ansiedade e aumentar a paz de espírito e coração. Em pacientes com câncer, essa terapia também pode ajudar a aliviar a dor.
Durante a terapia de segunda-feira, você realizará diversas atividades que beneficiam do acompanhamento de um terapeuta, como desenhar, pintar, esculpir, tricotar ou fazer artesanato.
2. Musicoterapia
O câncer pode causar sentimentos de tristeza, medo, vergonha e várias outras emoções negativas. De acordo com um estudo sobre Relatórios de prática oncológica e radioterapia, Os cuidados paliativos na forma de musicoterapia podem ajudar os pacientes a superar todas essas emoções negativas. Isso ocorre porque a música é a forma de arte mais básica que é única e tem o potencial de afetar o espiritual, emocional, social e físico do paciente.
Nessa terapia, os pacientes com câncer realizarão várias atividades, por exemplo, ouvir música clássica que acalma o coração e a mente, cantar juntos para melhorar o humor, tocar um instrumento musical para controlar o estresse ou escrever letras e transformá-las em uma canção.
3. Terapia animal
O aparecimento de dores em certas áreas do corpo é um dos sintomas do câncer. Além de tomar medicamentos ou analgésicos para o câncer, a dor também pode ser aliviada por cuidados paliativos na forma de terapia veterinária.
Esta terapia pode reduzir o estresse e a ansiedade e substituí-los por energia positiva. Isso resulta em redução da dor. A terapia animal também pode afastar a solidão dos pacientes cujas interações com a família e amigos são limitadas porque eles precisam se submeter a tratamento em um hospital.
A interação com animais pode abrir a possibilidade de infecção no paciente. No entanto, você não precisa se preocupar porque os animais nesta terapia são mantidos limpos. Você também aprenderá a manter a limpeza ao interagir com esses animais.
Com base em relatórios em periódicos Medicina Biopsicossocial, Vários hospitais em Jacarta participaram com várias organizações para organizar um programa de treinamento de três anos para médicos, enfermeiras ou farmacêuticos para aprofundar seus conhecimentos e habilidades em relação aos cuidados paliativos.
Se você ou sua família quiserem seguir os cuidados de suporte para o câncer ou outras doenças crônicas, tente consultar o médico que trata sua doença, a comunidade oncológica ou navegar na Internet para obter informações sobre como escolher um provedor de cuidados paliativos.
Onde você pode fazer cuidados paliativos?
Com base no decreto do Ministério da Saúde de 2007 sobre cuidados paliativos, os locais para cuidados paliativos são:
- Hospital: para pacientes que precisam receber tratamento que requeira supervisão cuidadosa, medidas especiais ou equipamentos especiais.
- Puskesmas: para pacientes que necessitam de serviços ambulatoriais.
- Casa de recuperação / orfanato (hospício): para pacientes que não requerem supervisão rigorosa, medidas especiais ou equipamento especial, mas não podem ser tratados em casa porque ainda requerem a supervisão de profissionais de saúde.
- Casa do paciente: para pacientes que não requerem supervisão rigorosa, medidas especiais ou equipamentos especiais ou habilidades de enfermagem que são impossíveis para a família
Deve-se notar que os hospitais e centros de saúde que oferecem cuidados paliativos na Indonésia ainda são limitados porque o número de médicos que podem fornecer esse serviço de cuidados também é limitado. Portanto, é melhor se você precisar confirmar com as partes relevantes se deseja realizar este tratamento.