O câncer que ataca o intestino grosso (cólon), reto ou ambos é conhecido como câncer colorretal. De acordo com dados da OMS, o câncer colorretal é a segunda causa de mortes no mundo em 2018. A alta taxa de mortalidade provavelmente ocorre porque a doença é detectada tarde demais para que já seja grave. Então, quais são os sinais e sintomas ou características do câncer que ataca o intestino grosso (cólon) e reto, certo?
Quais são os sintomas do câncer colorretal (cólon e reto)?
Conhecer as características do câncer que ataca o cólon ou reto é uma forma de prevenção do câncer colorretal. Quando você compreender os sintomas, certamente ficará mais alerta para o câncer de cólon e imediatamente procurará um médico.
Se o câncer for detectado precocemente e o diagnóstico de câncer colorretal for confirmado, é claro que a disseminação das células cancerosas pode ser prevenida. Com isso, o tratamento do câncer realizado é mais leve e o percentual de cura certamente maior.
Nos estágios iniciais (estágio 1), o câncer de cólon (cólon) e reto geralmente não causa sintomas. No entanto, uma pequena proporção de pacientes relatam o aparecimento de sintomas que às vezes são vagos e quase semelhantes a problemas digestivos.
Os sinais comuns de câncer retal e de cólon incluem:
1. Mudança dos hábitos de defecação (CAPÍTULO)
A constipação ou diarreia é um problema digestivo muito comum. Você pode lidar com isso facilmente. Como a diarreia, ela vai melhorar em breve com a administração de antidiarréicos, SRO ou antibióticos prescritos por um médico, se for causada por uma infecção bacteriana. Durante a constipação, ela cederá ao comer alimentos fibrosos ou tomar laxantes.
No entanto, não me interpretem mal, eles também podem ser sinais de câncer colorretal em estágio inicial (câncer de cólon / cólon e reto).
Especialmente se os seus sintomas não melhorarem, mesmo que você os esteja tomando. Você pode ter diarreia persistente ou prisão de ventre prolongada. Também podem ser os dois sintomas de câncer retal ou de cólon, ocorrendo alternadamente sem uma causa clara.
2. CAPÍTULO sangrento
Fezes com sangue costumam ser um sintoma que vem junto com diarreia ou prisão de ventre. Se isso acontecer, é mais provável que haja uma lesão no reto por esfregar fezes demais que é difícil de expelir ou se machucar porque você precisa continuar a urinar.
Novamente, você não deve subestimar essa condição. Fezes com sangue devido à constipação ou diarreia, podem exigir que você procure atendimento médico imediatamente. Além disso, pode ser que o aparecimento de sangue nas fezes seja um sintoma de câncer retal e de cólon que você não esperava.
O aparecimento das características do câncer de intestino que podem ser observadas neste capítulo pode, na verdade, ser distinguido da constipação ou diarreia. Em ambos os casos, o sangue aparecerá na superfície das fezes, enquanto no câncer, o sangue tornará as fezes de cor escura.
3. Dor abdominal, distensão abdominal e vômitos
Além das características acima, existem outros sinais de câncer que ataca o cólon e o reto que normalmente o acompanham, nomeadamente dor abdominal.
Às vezes, algumas pessoas que estão doentes com câncer de cólon também sentem sintomas de náuseas, vômitos e distensão abdominal. Essa condição pode ser um aviso para você ir ao médico imediatamente, caso ocorra de forma contínua.
5. Perda de peso
Quase todos os pacientes com câncer apresentam características drásticas de perda de peso, incluindo pacientes com câncer retal e de cólon. Isso ocorre porque os sintomas de náuseas, vômitos e outros problemas digestivos aparecem continuamente.
Essa grande quantidade de perda de peso sem motivo aparente reforça outro sintoma que você sente é provavelmente o câncer.
6. Tumores ou pólipos anormais são detectados
Embora a causa exata do câncer colorretal não seja conhecida, ele pode ocorrer devido a mutações no DNA das células. As mutações danificam o sistema de instrução da célula no DNA, fazendo com que a célula funcione de maneira anormal.
As células devem crescer, se dividir e morrer regularmente e de acordo com as necessidades do corpo. Infelizmente, as células anormais agem fora de controle. As células continuam a se dividir e não morrem, causando acúmulo. Esse acúmulo de células formará posteriormente tumores no cólon e no reto.
Com o tempo, o tumor ficará maior e causará inchaço e dor intensa porque pressiona os nervos ao redor. Não apenas tumores, o câncer colorretal também pode se formar a partir de pólipos (caroços devido ao crescimento excessivo de células) que são anormais.
No entanto, os sintomas do câncer que ataca o cólon e o reto só podem ser vistos com certos procedimentos médicos. Uma delas é a colonoscopia, que insere um longo tubo flexível e é equipada com uma câmera de vídeo acoplada ao monitor.
Por meio dessa ferramenta, o médico pode ver todo o intestino e reto e encontrar pólipos ou tumores anormais. Em seguida, o médico retirará um pequeno tecido para uma amostra com biópsia. A amostra será então levada a um laboratório, vista ao microscópio e confirmada a presença de câncer ou não.
7. Tendo anemia
A presença de câncer no intestino ou reto pode causar sangramento. É por isso que as pessoas com câncer de cólon apresentam as características de fezes com sangue. Além disso, esse sangramento também pode causar anemia.
A anemia é uma condição em que há falta de glóbulos vermelhos, que transportam oxigênio por todo o corpo. Glóbulos vermelhos que não sejam suficientes para essa necessidade, irão causar o aparecimento de características como um corpo fraco, até mesmo falta de ar em pacientes com câncer colorretal.
Portanto, se você estiver experimentando os sintomas mencionados acima e eles não melhorarem em alguns dias. Mesmo que continue a piorar com o tempo, não hesite em consultar um médico. Pode ser a causa do câncer de cólon.
Especialmente se você tiver familiares com câncer. Quanto mais cedo a causa for conhecida, mais fácil será para os médicos determinarem o tratamento correto para o câncer colorretal.
Sintomas de câncer retal e de cólon em crianças
Embora geralmente afete adultos com mais de 50 anos, as crianças também podem contrair essa doença devido ao risco de mutações genéticas herdadas de pais com câncer colorretal. Então, quais são as características ou sintomas do câncer que ataca o cólon ou o reto em crianças?
Relatado de St. No Jude Children's Research Hospital, as características das crianças com câncer de cólon e reto apresentam sintomas que não são muito diferentes dos adultos. Estes incluem dor abdominal intensa e inchaço, diarreia, prisão de ventre e fezes com sangue.