Provavelmente, todo mundo já sabe que álcool em excesso não faz bem à saúde. No entanto, ainda existem muitas pessoas que estão dispostas a beber álcool apenas para ter a sensação, mesmo que apenas por um momento. Na verdade, com o tempo, esse mau hábito pode corroer o corpo e desencadear várias doenças. Começando com hipertensão, função hepática prejudicada, dano cerebral, câncer, até a morte.
Qual é a sensação de estar bêbado?
O hábito de ingerir bebidas alcoólicas é um dos fatores que causam problemas à saúde. Com base nos dados do RISKESDAS em 2007, cerca de 5,5 por cento da população indonésia de 15 a 24 anos gosta de beber álcool. Este número continua a aumentar para 6,7 por cento da população com idade entre 25 e 34 anos.
No início, as pessoas que começam a beber álcool terão uma sensação embriagado ou o chefe do cliente. Tão tonto que você não consegue ficar em pé e quer continuar sentado para reduzir a sensação de girar na cabeça.
As toxinas do álcool continuarão a entrar nos vasos sanguíneos e a envenenar o corpo. Os primeiros sinais de ressaca de álcool geralmente aparecem depois que os homens consomem 2 a 3 copos de álcool, enquanto as mulheres sentem isso após beber 1 a 2 copos de álcool em uma hora.
Estágios de mudanças no corpo quando bebido álcool
Mais cedo ou mais tarde, a ressaca do álcool pode variar. Isso depende da idade, sexo, postura e tolerância ao álcool.
A tolerância ao álcool é a resistência do corpo ao álcool que aumenta com o tempo. Para as pessoas que estão acostumadas a beber álcool, geralmente têm baixa tolerância ao álcool, portanto, beberão mais álcool para obter o efeito intoxicante desejado.
Existem sete estágios que ocorrerão quando você estiver bêbado de álcool, incluindo:
1. Relaxe
Pessoas que bebem apenas um copo de álcool por hora geralmente têm uma sensação de calma ou relaxamento. Isso é influenciado pelo nível de álcool no sangue (CAS), que ainda é baixo, em torno de 0,01 a 0,05%.
Nesta fase, os consumidores de álcool continuam com uma aparência normal e podem realizar as suas atividades normalmente. Muitas vezes, essa sensação de relaxamento e leveza é o que nos leva a beber mais álcool. Obviamente, isso visa para que ele tenha uma sensação mais intensa, como era de se esperar.
2. Euforia
Você começará a sentir uma sensação de euforia, mosca, ou extremamente feliz depois de beber 2 a 3 copos para homens ou 1 a 2 copos para mulheres em uma hora. Normalmente, o nível de alcoolemia começa a aumentar, em torno de 0,03 a 0,12 por cento.
Pessoas que têm ressacas leves de álcool tendem a falar muito e a se tornarem mais confiantes na frente das pessoas. Eles até ousam correr riscos e não se envergonham quando agem além de seus limites, mesmo quando estão conscientes.
3. Bêbado
Pode-se dizer que uma pessoa está bêbada após beber de 3 a 5 copos de álcool para os homens e de 2 a 4 copos de álcool para as mulheres em uma hora. Isso ocorre porque o fígado (fígado) não consegue mais produzir a enzima álcool desidrogenase para converter o álcool em acetaldeído.
Se você beber muito álcool além da capacidade do fígado de neutralizá-lo, começará a ter ressacas de álcool. Isso geralmente é caracterizado por mudanças emocionais instáveis, seja fácil ficar feliz ou triste.
Gradualmente, você também começará a perder a concentração e terá dificuldade em se lembrar de tudo o que aconteceu antes. Sua visão está embaçada, você se sente facilmente cansado e com sono. Isso é influenciado pelos níveis de alcoolemia no sangue, que chegam a 0,09 a 0,25 por cento.
4. Perda de equilíbrio
Com o tempo, o álcool entra nos vasos sanguíneos e afeta várias funções corporais. Quando bebe mais álcool, nomeadamente 5 copos de álcool nos homens e 4 copos de álcool nas mulheres, as funções do corpo e do cérebro diminuem lentamente.
Freqüentemente, isso torna difícil para uma pessoa ficar de pé e andar. Sua visão ficará embaçada, preta e pouco nítida. Essa condição ocorre como o efeito do aumento dos níveis de alcoolemia, que é de 0,18 a 0,30 por cento.
5. Desmaiou
Quanto mais álcool você bebe, mais forte é o efeito do álcool no corpo. O álcool ingerido faz com que o corpo fique desidratado mais rapidamente, vômitos, convulsões e até desmaios.
Nesta fase, você não é mais capaz de responder a tudo o que está acontecendo ao seu redor. Seu corpo será difícil de se mover, então você não pode ficar em pé ou andar, rosto pálido, pele azulada para ter convulsões.
O álcool suprime o hormônio vasopressina arginina no corpo, cuja função é manter os níveis de água no corpo. Sem esse hormônio, a água do corpo drena e desidrata rapidamente todos os órgãos, incluindo o cérebro. Como resultado, você sentirá uma forte sensação de dor na cabeça.
O impacto fatal, você nem consegue respirar normalmente. Isso pode ser um sinal de perigo e requer atenção médica imediata para salvar sua vida.
6. Coma
Sim, beber álcool também pode colocá-lo em coma. Essa condição pode ocorrer depois que você bebe álcool em grandes quantidades até que o nível de CAS no sangue atinja 0,35 a 0,45 por cento.
7. Morte
Seu corpo não é mais capaz de tolerar o nível de álcool nos vasos sanguíneos. Todos os órgãos do corpo foram danificados por envenenamento pelo álcool, desde o coração, o pâncreas, o fígado e os intestinos. Se o nível de alcoolemia atingir 0,45% ou mais, uma pessoa pode ter morte por envenenamento por álcool.