Existe algum medicamento para catarata que seja mais eficaz sem cirurgia?

A catarata é uma condição em que o cristalino do olho, que deveria ser transparente, fica turvo. A causa da catarata geralmente é o envelhecimento. Se não for tratada, a catarata pode levar à cegueira. O tratamento mais eficaz da catarata é a cirurgia de remoção da catarata. No entanto, presume-se que a catarata pode ser curada sem cirurgia. Prevê-se que várias gotas reduzem os efeitos causados ​​pela catarata. É verdade que o medicamento é eficaz na cura dessa condição? Confira a explicação abaixo.

Que tipos de medicamentos podem tratar a catarata?

Geralmente, para curar a catarata, você será aconselhado a realizar uma cirurgia. No entanto, o médico pode não recomendar a cirurgia imediatamente se a catarata não interferir muito nas atividades.

Existem vários colírios que supostamente são capazes de superar ou reduzir os efeitos da catarata na sua visão. Aqui estão alguns deles:

1. Lanosterol

Muitos estudos investigaram o tratamento da catarata com lanosterol. Este medicamento pertence a um composto químico chamado esterol. Os esteróis controlam o processo de formação da catarata.

Um estudo publicado na BMC Medical Genetics examinou a capacidade do lanosterol suplementar de reduzir a catarata em duas crianças com catarata congênita em uma idade precoce. O estudo descobriu que crianças com catarata congênita bloqueiam o lanosterol, que é produzido naturalmente pelo olho, devido a uma mutação genética em seu corpo. A administração suplementar de lanosterol é conhecida por ajudar a reduzir a gravidade da catarata e melhorar a clareza do cristalino.

A American Optometric Association afirma que os cientistas suspeitam que o lanosterol tem a capacidade de manter a lente do olho limpa, interrompendo a quebra e o acúmulo de proteínas.

O estudo foi conduzido em ratos e no cristalino do olho humano afetado por cataratas que foram removidas cirurgicamente. Os pesquisadores puderam então confirmar que o lanosterol pode interromper o desenvolvimento dos tipos hereditários e relacionados à idade de catarata em camundongos.

O estudo também descobriu que o lanosterol pode parar de se acumular nas proteínas do cristalino humano. Isso torna a lente do olho novamente transparente.

No entanto, pesquisas publicadas pela Scientific Reports em 2019 sugerem o contrário. O estudo não forneceu evidências de que os compostos de lanosterol tenham atividade anticatarata ou possam se ligar a proteínas para dissolver a catarata.

Em conclusão, o composto químico que se afirma ser um medicamento para catarata não foi claramente comprovado para curar essa condição. Mais pesquisas são necessárias para testar até que ponto o lanosterol é eficaz como medicamento para catarata.

2. N-acetilcarnosina (NAC)

A N-acetilcarnosina (NAC) também é considerada uma droga para catarata sem cirurgia. Vários estudos foram realizados para descobrir a eficácia desse composto químico no tratamento da catarata.

Um estudo publicado pela Drugs In R&D em 2002 teve como objetivo investigar o efeito de 1% de N-acetilcarnosina (NAC) na clareza da lente ao longo de 6 e 24 meses em pacientes com catarata.

O estudo mostrou que os benefícios foram observados após 24 meses de tratamento. Pacientes com catarata não mostraram qualquer deterioração visual. O composto que se prevê ser um medicamento para a catarata não apresenta quaisquer efeitos secundários.

O estudo concluiu então que a N-acetilcarnosina (NAC) tem potencial para fazer parte do tratamento e prevenção da catarata.

No entanto, uma pesquisa publicada no Cochrane Database of Systematic Reviews concluiu que não há evidências de que a N-acetilcarnosina (NAC) pode curar a catarata. Também não foi comprovado que esses compostos químicos evitam o desenvolvimento de cataratas, neste caso as mudanças físicas para melhor ou para pior.

Em conclusão, assim como o lanosterol, a N-acetilcarnosina (NAC) também não se mostrou eficaz como medicamento alternativo para cataratas além da cirurgia. Mais pesquisas são necessárias para encontrar evidências mais concretas.

3. Fitoterapia

As lentes que não são mais transparentes podem ser acionadas por radicais livres que causam alterações nas proteínas e levam à catarata. Diz-se que alguns produtos vegetais evitam esse processo, retardando assim a formação de névoa nas lentes transparentes.

Compostos naturais que contêm antioxidantes e antiinflamatórios podem ser considerados agentes anticataratas. No entanto, nem todas as plantas que contêm antioxidantes têm o potencial de ter propriedades anticatarata.

Um estudo publicado pela Frontiers in Pharmacology descreve como muitas plantas medicinais são consideradas remédios naturais para a catarata. O estudo analisou mais de 120 artigos e descobriu que existem cerca de 44 plantas medicinais usadas no tratamento tradicional da catarata como remédios naturais.

Embora existam muitas plantas que são "consideradas" remédios naturais para a catarata, sua eficácia nunca foi examinada. Portanto, mais pesquisas são necessárias para descobrir o quão eficazes esses medicamentos são na cura da catarata sem cirurgia e os possíveis efeitos colaterais.

A cirurgia é o medicamento mais eficaz para catarata

A explicação acima conclui que a cirurgia de remoção da catarata é o medicamento mais eficaz no tratamento da catarata. Esta cirurgia é feita para melhorar sua visão, que está prejudicada devido à catarata.

Citado na Mayo Clinic, a cirurgia de catarata também é recomendada se a catarata tornar difícil para o seu oftalmologista examinar suas outras condições oculares.

No entanto, atrasar o procedimento geralmente é inofensivo, então você pode ter tempo para considerar se deve ou não remover a catarata. Se a catarata estiver interferindo em suas atividades diárias, a cirurgia é o remédio mais eficaz.

Após a cirurgia de catarata, você geralmente recebe medicamentos para reduzir a dor e o inchaço nos olhos. Essas drogas incluem:

  • Fenilefrina, que atua nos músculos da íris
  • Tropicamida, para relaxamento do esfíncter pupilar (o músculo que circunda a margem pupilar)
  • Ciclopentolato, para bloquear a contração do músculo esfíncter pupilar
  • Atropina, para bloquear a contração do músculo esfíncter pupilar

Normalmente, você tem permissão para ir para casa no mesmo dia da cirurgia de catarata. No entanto, seu médico pode limitar suas atividades, por cerca de uma semana após a cirurgia, para recuperação.