Regras para dar comida complementar por 9 meses, além de escolha de tipos

À medida que seu filho fica mais velho, você ficará cada vez mais surpreso com os muitos desenvolvimentos que ele pode fazer. Este desenvolvimento inclui a capacidade do bebê de reconhecer novos tipos de alimentos acompanhados por uma variedade de diferentes texturas, sabores e aromas. Para que as necessidades nutricionais diárias das crianças sejam satisfeitas da melhor forma, consulte os comentários a seguir sobre como dar alimentos complementares para bebês de 9 meses!

Desenvolvimento de habilidades alimentares de bebês de 9 meses

Em geral, na idade de um bebê que entrou nos 9 meses, você verá que seu desenvolvimento está ficando mais rápido.

Além de ser mais hábil para levantar o próprio corpo em pé, o filho também costuma mudar de posição rapidamente.

Você verá que seu filho ágil muda de posição repentinamente de sentado para de pé ou vice-versa.

Seu bebê também é capaz de girar o corpo para alcançar os brinquedos e objetos ao seu redor. Na verdade, aos 9 meses de idade, os bebês geralmente só conseguem engatinhar e ainda não conseguem andar.

Porém, o desenvolvimento das habilidades motoras dos bebês nessa idade é muito melhor. Sem exceção no que diz respeito à sua capacidade alimentar que se desenvolve cada vez mais.

Capacidade de comer do bebê de 9 meses

Se com a idade de 8 meses antes seu filho começou a aprender a pegar, segurar e colocar qualquer coisa na boca, agora essa habilidade mudou um pouco.

Entrando na idade de 9 meses, as habilidades do bebê em agarrar e comer algo ou comida na boca são muito mais confiáveis.

Isso é evidente pelo aperto de mão cada vez mais firme quando o bebê pega objetos ou brinquedos ao seu redor.

Isso porque o bebê aos 9 meses já consegue controlar melhor os movimentos das duas mãos.

Por meio do desenvolvimento de habilidades motoras, seu filho está tentando descobrir o uso de cada objeto que vê ao seu redor.

A partir da página Kids Health, aos 9 meses, geralmente o desenvolvimento da coordenação corporal é capaz de alimentar-se envolvendo o dedo indicador e o polegar.

O uso do dedo indicador e do polegar do bebê tem a função de prender o alimento ao pegá-lo, pegá-lo e colocá-lo na boca.

É por isso que, se você prestar atenção, nessa idade os bebês tendem a ser mais ativos para se mover, tocar e observar os objetos ao seu redor.

Da mesma forma, quando seu bebê toca e agarra as várias formas, texturas e tipos de alimentos que você serve, é hora de comer.

Quais são as opções de MPASI para um bebê de 9 meses?

A escolha dos alimentos complementares que você pode dar a um bebê aos 9 meses de idade não é muito diferente de quando ele tinha 8 meses.

É só a diferença, aos 9 meses a textura da comida sólida do bebê costuma ser muito mais áspera do que na idade anterior.

Você pode começar a dar alimentos complementares para bebês de 9 meses que foram picados ou filtrados um pouco grosseiramente.

Não se esqueça, se possível, de continuar dando leite materno regular todos os dias, além dos alimentos complementares (MPASI).

Se a amamentação não for mais possível, geralmente ela é substituída lentamente pelo leite em pó.

Além da textura da comida que muda de purê filtrada para comida grossa, a quantidade de ração fornecida também é muito maior.

Talvez na idade de 8 meses quando você se conheceu petisco as crianças recebem apenas alguns pedaços em uma refeição, ou mesmo muitas vezes misturados com comida amassada.

Enquanto na idade deste bebê de 9 meses, petisco Normalmente tem sido administrado com mais frequência acompanhado da textura dos alimentos sólidos, que tende a ser um pouco áspera. Não se preocupe com a capacidade do seu filho de comer petisco.

A razão é que, graças ao processo de adaptação realizado nos meses anteriores, agora um bebê de 9 meses pode estar muito mais acostumado a comer várias texturas de novos alimentos complementares.

Depois de estar bastante familiarizado com vários tipos de alimentos sólidos petisco Como frutas de textura macia, bem como vegetais cozidos e acompanhamentos, agora você pode dar ao seu bebê de 9 meses alimentos diferentes.

Várias opções de alimentos complementares para o bebê de 9 meses

Deixe seu bebê de 9 meses explorar mais tipos de alimentos complementares para ajudar a atender às suas necessidades nutricionais diárias, tais como:

  • Cereal de trigo
  • Pequenas fatias de torrada recheadas com chocolate, frutas ou vegetais
  • Pequenos pedaços de fruta com uma textura ligeiramente mais dura que banana e abacate. Essas frutas incluem melancia sem sementes, manga, pêra, melão e assim por diante
  • Ovos cozidos bem picados
  • Tofu, macarrão, batata doce ou batata pequena
  • Pequenos pedaços de vegetais mais diversos, como cenoura, ervilha, chuchu, feijão, broto de feijão, espinafre e assim por diante
  • Pequenos pedaços de carne e frango que foram fervidos até ficarem macios

Posso adicionar sabor aos sólidos de um bebê de 9 meses?

Talvez muitos pais estejam se perguntando sobre a segurança de adicionar sal e açúcar à alimentação complementar do bebê.

Estou tão preocupada que às vezes pode fazer você servir uma tigela de comida sólida com um sabor suave, porque não adiciona açúcar ou sal.

Na verdade, a Associação de Pediatras da Indonésia (IDAI) não proíbe a administração de sal e açúcar a crianças menores de 1 ano.

Essas regras podem ser iniciadas dando alimentos complementares quando o bebê tem 6 meses, até os 9 meses e, finalmente, completando 1 ano.

Se achar que isso aumenta o apetite da criança, não há problema em adicionar um pouco mais de sal e açúcar à dieta diária da criança.

Porque afinal você também não gosta de comida que não tem ou não tem gosto, né? Às vezes, você pode descobrir que seu bebê está tendo dificuldade para comer ou não quer comer toda a comida.

Existem vários fatores que podem estar subjacentes ao motivo pelo qual um bebê de 9 meses reluta em comer o alimento sólido que você serve.

Um deles pode ser porque o sabor da comida não é bom ou mesmo insípido. Mesmo assim, preste atenção na quantidade de açúcar e sal que pode ser adicionada aos alimentos complementares (MPASI) para bebês de 9 meses.

Só é aconselhável dar cerca de uma pitada ou um pouco na ponta da colher e não muito.

Quantas porções de comida para um bebê de 9 meses?

Um pouco diferente dos 8 meses anteriores, aos 9 meses não é apenas a textura da alimentação complementar do bebê (MPASI) que mudou.

No entanto, a frequência e a porção de alimentos sólidos para bebês de 9 meses em uma refeição também tende a aumentar. Além de continuar a amamentar regularmente, se possível, a frequência de alimentação das crianças geralmente muda para 3-4 vezes por dia.

No entanto, a frequência de dar lanches permanece a mesma da idade anterior, que é cerca de 1 a 2 vezes ao dia ou dependendo do apetite da criança.

Enquanto isso, para a quantidade ou porção de uma refeição de alimento sólido, você pode dar cerca de um copo ou 125-175 mililitros (ml) para um bebê de 9 meses.

Porém, quanto à hora ou horário da mamada, você deve acompanhar o bebê de forma que não dure mais do que 30 minutos.

A porção de comida do bebê aumenta com a idade

À medida que o bebê cresce, não se surpreenda se, aos 9 meses de idade, a porção de MPASI em uma refeição do bebê costuma ser muito maior.

Em outras palavras, seu filho experimenta um aumento gradual nas porções ao longo do tempo. Apoiado por uma declaração citada do Centro do Bebê, o apetite de um bebê geralmente aumenta com a idade.

Quando o apetite do bebê aumenta, é aqui que você pode começar a dar ao bebê mais porções ou frequência de alimentação.

A adição desta porção de comida sólida para bebês de 9 meses é devido a um aumento natural no apetite junto com o crescimento e desenvolvimento.

É por isso que você finalmente descobre que a frequência de ingestão de alimentos sólidos para um bebê de 9 meses pode chegar a um mínimo de 3 vezes ao dia ou até mais.

Por outro lado, não há necessidade de se preocupar quando mais tarde esse apetite mudar. Os bebês podem comer muito em alguns dias, enquanto alguns dias depois é difícil comer e assim por diante.

Você precisa saber que aos 9 meses de idade o apetite do bebê por comer uma variedade de alimentos sólidos ainda é volátil.

Principalmente porque aos 9 meses, o bebê está na fase de aprender muito e de conhecer tudo sobre os alimentos complementares (MPASI).

Portanto, é natural que de vez em quando o bebê pareça ter dificuldade para comer enquanto seu apetite volta ao normal nos dias seguintes.

Mas não deixe isso quando o apetite do bebê continuar diminuindo de dia para dia. Consulte imediatamente um médico para descobrir a causa, pois pode realmente haver uma determinada condição médica por trás da ação.

Tonto depois de se tornar pai?

Junte-se à comunidade de pais e descubra histórias de outros pais. Você não está sozinho!

‌ ‌