Teste MMPI, exame para diagnóstico de transtornos mentais •

O Inventário Multifásico de Personalidade de Minnesota (MMPI) é um teste psicológico realizado para avaliar a personalidade e a psicopatologia. Este exame tem como objetivo determinar as condições de saúde mental, para que profissionais especialistas possam determinar a presença ou ausência de transtornos mentais em pessoas submetidas a este teste MMPI. Leia a explicação completa do exame MMPI abaixo.

O que é o teste MMPI?

O teste MMPI foi criado em 1937 por um psicólogo clínico chamado Starke R. Hathaway e um neuropsiquiatra chamado J. Charnley McKinley da Universidade de Minnesota.

O objetivo de fazer esse teste é facilitar o diagnóstico de vários transtornos mentais por especialistas na área de saúde mental.

No entanto, esse teste só foi publicado em 1943 e passou por várias alterações com o objetivo de tornar os resultados mais precisos. Até agora, o teste MMPI é um dos testes psicológicos mais utilizados e foi adaptado por mais de 40 países no mundo.

Não apenas para necessidades no mundo da psicologia clínica, este teste também é frequentemente usado para outros fins. Por exemplo, o teste MMPI também é usado em vários processos judiciais, como em processos criminais para avaliar a defesa de um suspeito ou em casos de disputas pela guarda de crianças para avaliar o caráter de ambos os pais.

Além disso, o teste MMPI também pode ser utilizado como instrumento de avaliação no recrutamento de funcionários de empresas para determinadas profissões, principalmente aquelas com empregos de alto risco.

Quais são os tipos de testes MMPI?

Este exame psicológico tem três tipos diferentes de testes, incluindo:

1. MMPI-2. Teste

O teste MMPI-2 é a versão mais antiga desta verificação. Mesmo assim, o teste MMPI-2 é o mais utilizado, pois os psicólogos se sentem mais familiarizados com esse tipo.

O teste MMPI-2 é um tipo administrado para adultos e consiste em 567 questões e é considerado como tendo resultados válidos ou confiáveis. Mesmo assim, muitos começaram a mudar para uma versão mais recente, ou seja, o teste MMPI-2-RF.

2. Teste MMPI-2-RF.

Enquanto isso, o teste MMPI-2-RF é uma nova versão do tipo anterior e foi usado pela primeira vez em 2008. Este teste consiste em 338 questões, portanto leva menos tempo para preencher cada questão.

Alguns especialistas profissionais começaram a passar a usar esse tipo de teste por ser considerado uma versão atualizada do tipo anterior, tornando-o mais perfeito. Na verdade, com o tempo, suspeita-se que esse teste será usado com mais frequência.

Mesmo assim, ainda são necessárias algumas revisões para atualizar os tipos de questões do teste a fim de aumentar a validade ou correção dos próprios resultados do teste.

3. Teste MMPI-A.

Um pouco diferente dos dois tipos de testes anteriores, o teste MMPI-A é feito especificamente para adolescentes. Ou seja, o teste não é relevante para uso por adultos. Esse teste é realizado para determinar as características de uma criança e de um adolescente, bem como para ajudar os especialistas a definir um plano de tratamento, caso a criança tenha um transtorno mental.

Quais são os resultados do teste MMPI?

Neste teste, os entrevistados serão solicitados a responder uma série de perguntas. O número de perguntas a serem respondidas depende do tipo de teste MMPI realizado. As respostas a essas perguntas serão convertidas por um psiquiatra ou psicólogo clínico em um relatório.

Os resultados do teste MMPI são geralmente medidos usando parâmetros clínicos que indicam o estado de saúde mental do entrevistado. Existem dez parâmetros clínicos e cada parâmetro indica uma condição psicológica diferente.

Em geral, quanto maior a pontuação nesse teste, maior a indicação de que o respondente tem transtorno mental. A seguir está uma breve descrição de cada parâmetro da University of Minnesota Press:

1. Hipocondria

Esse parâmetro tem como objetivo avaliar o potencial de sintomas não específicos e relacionados à função corporal. Existem 32 perguntas que irão monitorar a presença de problemas de saúde física, incluindo problemas com o sistema digestivo.

Este parâmetro é uma parte importante do teste MMPI porque muitos transtornos mentais são caracterizados pelo aparecimento de sintomas físicos.

2. Depressão

O próximo parâmetro visa avaliar o estado atual da saúde mental. Há 57 perguntas a serem respondidas em relação à depressão. Normalmente, essa avaliação é vista a partir da moral, da falta de esperança no futuro e da insatisfação do respondente com as condições de vida atuais.

Se a pontuação ou pontuação obtida for muito alta, isso indica que o respondente está deprimido. Enquanto isso, se a pontuação ainda estiver dentro de limites razoáveis, é provável que o respondente esteja se sentindo insatisfeito com sua vida atual.

3. Histeria

Os parâmetros do próximo MMPI consistem em 60 questões. Dentro desse parâmetro, há cinco aspectos que serão considerados, incluindo timidez, cinismo, neuroticismo, problemas de saúde física, além de dores de cabeça.

Dado que esse parâmetro é usado para testar a saúde mental geral, os profissionais médicos identificarão a tendência dos entrevistados em pontuar alto no parâmetro histeria.

A razão é que esse parâmetro pode indicar a presença de transtornos de saúde mental, como transtornos de ansiedade à paranóia, que serão posteriormente avaliados.

4. Desvio psicopático

Este parâmetro avaliará o comportamento social do respondente, por exemplo, se você tem uma atitude que não está de acordo com as normas sociais existentes na sociedade. Além disso, esse parâmetro também é usado para descobrir se os respondentes têm problemas com outras pessoas, experimentam alienação social ou se alienam.

Existem 50 questões que devem ser respondidas neste parâmetro de teste MMPI. No entanto, ainda há algum debate sobre a precisão dos resultados dos parâmetros de desvio psicopático. A razão é que algumas pessoas acham que há muitos outros fatores que precisam ser considerados quando desejam estabelecer comunicação com outras pessoas.

Por exemplo, considerando não apenas as condições de saúde mental, mas também os tipos de personalidade baseados em MBTI, introvertidos e extrovertidos, para outras preferências.

5. Masculinidade e feminilidade

O próximo parâmetro irá medir ou avaliar masculinidade e feminilidade. Este teste avalia o quão ativo ou passivo o respondente é na vida diária, hobbies, hobbies, em relação às preferências por determinados tópicos.

Este parâmetro realmente quer saber a tendência de gênero de cada indivíduo. Mesmo assim, esse aspecto tem recebido muitas críticas por ser considerado muito fixado nos estereótipos existentes na sociedade.

Portanto, esse parâmetro foi reavaliado para que os resultados obtidos possam descrever com mais precisão o sexo, a saúde mental e o comportamento dos indivíduos submetidos ao teste MMPI.

6. Paranóia

Esse parâmetro tem como objetivo avaliar a tendência à paranóia dos respondentes. São 40 perguntas que precisam ser respondidas sobre sensibilidade, sentimento de suspeita, sentimento de vitimização, comportamento rígido. Os resultados desse parâmetro podem indicar que uma pessoa tem sintomas de paranóia.

7. Psicastenia

Esta escala de avaliação consiste em 48 perguntas que irão monitorar a incapacidade de resistir a certas ações ou pensamentos.

Este parâmetro avaliará o medo irracional, a dificuldade de concentração do respondente, os sentimentos de culpa, autocrítica e indícios de comportamento obsessivo-compulsivo. Uma pontuação alta neste parâmetro indica a presença de sintomas de transtorno obsessivo-compulsivo.

8. Esquizofrenia

O objetivo deste parâmetro é descobrir os indícios de esquizofrenia nos respondentes. Existem 78 questões que devem ser respondidas sobre relacionamentos ruins com a família, incapacidade de concentração ou autocontrole, e alienação social.

Na verdade, existem questões que algumas pessoas podem achar desconfortáveis ​​sobre a autoestima e a identidade própria, incluindo a falta de interesse por certas coisas e as dificuldades em fazer sexo que possam ter.

9. Hipomania

Os parâmetros que também estão incluídos no próximo teste MMPI são para descobrir quaisquer indicações de hipomania. Neste parâmetro existem 46 questões sobre oscilações de humor que muitas vezes mudam e são instáveis, depressão que pode ter ocorrido, alucinações, delírios, irritabilidade, fala rápida, a certas atividades motoras.

10. Introversão social

O último parâmetro do teste MMPI é composto por 69 questões que avaliam se o indivíduo é introvertido ou extrovertido. Isso pode ser verificado a partir das habilidades sociais possuídas pelos entrevistados, a preferência por ficarem sozinhos ou com outras pessoas, até a habilidade de se relacionar com muitas pessoas.

Os dados obtidos nas respostas dos entrevistados serão convertidos e interpretados em um relatório que será avaliado por profissionais especialistas. A partir do relatório, novos especialistas podem determinar se o entrevistado tem um transtorno mental que precisa de tratamento especial.