Para quem gosta de comer martabak de ovo, deve estar familiarizado com um dos ingredientes da massa, nomeadamente a cebolinha. Além disso, o alho-poró também costuma ser um ingrediente importante para vários pratos, pois pode adicionar sabor. Bem, acontece que o alho-poró tem uma miríade de nutrientes que são bons para a saúde do corpo. Confira abaixo o conteúdo e os benefícios para a saúde do alho-poró!
O conteúdo nutricional do alho-poró
A seguir estão os conteúdos nutricionais que podem ser encontrados em 100 gramas de alho-poró:
- Água: 89,83 gramas (g)
- Proteína: 1,83 g
- Gordura total: 0,19 g
- Carboidratos: 7,34 g
- Fibra: 2,6 g
- Cálcio: 72 miligramas (mg)
- Ferro: 1,48 mg
- Magnésio: 20 mg
- Fósforo: 37 mg
- Potássio: 276 mg
- Sódio: 16 mg
- Zinco: 0,39 mg
- Cobre: 0,083 mg
- Manganês: 0,16 mg
- Ácido ascórbico (Vitamina C): 18,8 mg
- Tiamina (Vitamina B1): 0,055 mg
- Riboflavina (vitamina B2): 0,08 mg
- Niacina (vitamina B3): 0,525 mg
- Ácido pantotênico (vitamina B5): 0,075 mg
- Vitamina B6: 0,061 mg
- Vitamina A: 50 g
Benefícios do alho-poró para a saúde
Destes vários conteúdos nutricionais, há muitos benefícios para a saúde que você pode obter consumindo alho-poró, como os seguintes:
1. Reduz os níveis de colesterol
O alho-poró contém fibras que podem ajudar a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue. Isso também foi comprovado em estudo realizado em 2019.
O estudo afirma que os níveis de colesterol LDL podem cair se você comer alimentos fibrosos regularmente, um dos quais é o alho-poró.
Na verdade, além disso, o uso de alho-poró também pode ajudar a reduzir a dose do uso de estatinas e os efeitos colaterais de seu uso.
2. Manter a saúde do coração
O alho-poró contém minerais que fornecem benefícios na manutenção da saúde do coração. Sim, o teor de potássio, magnésio e cálcio no alho-poró pode realmente manter a pressão arterial, o que pode afetar a saúde do coração.
Além disso, os níveis adequados de potássio no corpo também são importantes para ajudar na transferência de sinais elétricos para o sistema nervoso e o coração.
Não é de admirar que se você ingere regularmente alimentos ricos em potássio, como alho-poró, pode protegê-lo de problemas de batimento cardíaco irregular.
3. Controle os níveis de açúcar no sangue
O alho-poró contém vitamina C, que atua como antioxidante e tem benefícios no controle dos níveis de açúcar no sangue em diabéticos. Se ocorrer continuamente, o açúcar elevado no sangue pode aumentar o potencial de estresse oxidativo.
O estresse oxidativo é uma condição em que o corpo é incapaz de lutar contra substâncias tóxicas, como os radicais livres, que podem promover o desenvolvimento do próprio diabetes.
Portanto, consumir alho-poró que é rico em antioxidantes pode ajudar a prevenir os radicais livres enquanto controla os níveis de açúcar no sangue ou diabetes.
4. Previna o câncer
O conteúdo de quercetina e flavonóides encontrados no alho-poró tem benefícios na prevenção do câncer. O apoio a esta afirmação também se dá por meio de um estudo da Curtin University em 2017.
O estudo afirmou que a quercetina e os flavonóides do alho-poró têm propriedades antiinflamatórias, antimicrobianas e anticâncer, de modo que podem ajudar o corpo a combater a formação de células cancerosas.
Na prática, o uso de extrato de alho-poró é considerado de maior eficácia, se você quiser usá-lo como um esforço de prevenção do câncer.
5. Previna a inflamação
Além de ajudar a combater o câncer, descobriu-se que o teor de quercetina no alho-poró também tem benefícios para prevenir inflamação ou inflamação.
Na verdade, um estudo realizado em 2020 afirmou que a quercetina tem uma variedade de benefícios que são bons para a saúde geral do corpo.
Além disso, o teor de vitamina C, também encontrado no alho-poró, oferece benefícios como antioxidantes que desempenham um papel ativo no combate à inflamação.
6. Aumentar a densidade óssea
Acredite ou não, o conteúdo antioxidante do alho-poró oferece benefícios no aumento da densidade óssea. Além disso, os flavonóides contidos no alho-poró têm benefícios na manutenção da saúde óssea geral.
Isso também é evidenciado por um estudo publicado no Journal of Nutrition in Gerontology and Geriatrics realizado em 2014.
Na verdade, o estudo afirma que os flavonóides têm um impacto maior na saúde óssea, quando comparados à vitamina D e ao cálcio.
7. Manter a saúde dos olhos
O alho-poró também contém vitamina A, que tem benefícios para a manutenção da saúde ocular. De acordo com a American Optometric Association, a vitamina A pode ajudar a retardar a progressão da miopia ou miopia, especialmente em adolescentes e jovens.
Além disso, outro conteúdo do alho-poró, a saber, vitamina C, também oferece benefícios para a prevenção de danos oxidativos que podem causar catarata. Portanto, consumir alho-poró regularmente também pode ajudar a manter a saúde dos olhos.
6 alimentos para manter a saúde dos olhos, além de cenouras
8. Previna a indigestão
Um dos distúrbios digestivos que você pode ter é a prisão de ventre. Bem, a fibra é um dos nutrientes que podem ajudá-lo a suavizar a digestão novamente.
O alho-poró tem um conteúdo abundante de fibras, portanto, consumi-lo pode trazer benefícios na prevenção de distúrbios digestivos, um dos quais é a constipação.