Uma das considerações do médico ao determinar o tratamento do câncer no cérebro é o estágio ou estágio de que você sofre. O estágio ou estágio da doença indica o desenvolvimento do câncer ou tumor. O desenvolvimento da doença é dividido em quatro estágios, que são mais conhecidos como câncer de cérebro de estágio 1, 2, 3 ou 4. Então, qual a explicação para cada um desses estágios?
Sistema de estadiamento do câncer cerebral
O câncer cerebral é uma condição em que um tumor cerebral maligno cresce e se desenvolve no sistema nervoso central, ou seja, no cérebro. Esses tumores podem crescer e se originar no cérebro (câncer cerebral primário) ou são o resultado da disseminação do câncer em outras partes do corpo (câncer cerebral secundário).
Embora ambos sejam chamados de câncer, essa doença possui características diferentes de outros tipos de câncer. A razão é que o câncer cerebral pode se espalhar para vários tecidos dentro do cérebro, mas muito raramente o câncer cerebral primário pode se espalhar para fora do cérebro ou para longe do sistema nervoso central, incluindo a medula espinhal.
Como resultado dessa diferença, a determinação do nível de câncer no cérebro é diferente de outros tipos de câncer. Embora o estadiamento da maioria dos tipos de câncer seja determinado por onde as células cancerosas cresceram, o tamanho do tumor, o envolvimento dos linfonodos e a disseminação para outros órgãos do corpo, o grau do câncer cerebral é determinado pela agressividade das células tumorais olhe sob um microscópio.
Além disso, disseram os Centros de Tratamento do Câncer da América, os médicos também avaliaram o crescimento e o desenvolvimento das células tumorais no cérebro, observando as características do tumor e seu efeito na função cerebral. Fatores usados para avaliar o desenvolvimento de um tumor cerebral ou câncer incluem:
- Tamanho e localização.
- O tipo de tecido ou célula afetada.
- ressecabilidade (possibilidade de um tumor que pode ser removido parcial ou totalmente).
- Propagação do câncer no cérebro ou na medula espinhal.
- É possível que o câncer tenha se espalhado para o cérebro ou sistema nervoso central.
O médico também completará a avaliação com a idade e os sintomas de câncer no cérebro que aparecem no paciente. Com base nesses estágios e fatores, os médicos podem determinar o tipo mais apropriado de tratamento do câncer cerebral.
Explicação do nível ou estágio do câncer cerebral
Com base nas disposições acima, os médicos dividem o desenvolvimento do câncer no cérebro em quatro estágios ou estágios, que vão do estágio 1 ao estágio 4. Quanto maior o número, mais grave é a condição que você tem. A seguir está uma explicação de cada estágio:
Estágio I
A doença tumoral cerebral em estágio 1 ou I está incluída no estágio inicial, com características ou sinais, ou seja, células tumorais que crescem e se desenvolvem lentamente.
Além de serem benignas, essas células tumorais também parecem idênticas às células saudáveis quando examinadas ao microscópio. Os tumores cerebrais nesta fase também raramente podem se espalhar para outros tecidos próximos.
Alguns tipos de tumores cerebrais que vão para o estágio 1 do câncer cerebral podem não apresentar sintomas por algum tempo, portanto, o tratamento pode não ser necessário. No entanto, alguns outros pacientes podem apresentar sintomas que requerem tratamento imediato, que geralmente envolve a remoção cirúrgica de todo o tumor.
Estágio II
As características do câncer cerebral em estágio 2, ou seja, células tumorais que ainda estão crescendo lentamente, mas podem ser capazes de se espalhar para os tecidos próximos ou as células tumorais voltam após o tratamento (com níveis mais elevados). Quando vistas ao microscópio, essas células tumorais também parecem um pouco anormais.
Os sintomas do câncer cerebral nesta fase podem variar, dependendo das células ou do tecido cerebral afetado, enquanto o principal tratamento nesta fase é a remoção cirúrgica do tumor.
Estágio III
Em contraste com os dois estágios anteriores, os tumores cerebrais de estágio 3 (III) já são malignos, por isso são classificados como câncer, com características, a saber, rápido crescimento das células tumorais, podem se espalhar para os tecidos próximos e podem retornar após serem submetidos ao tratamento. Quando vistas em um microscópio, as células tumorais parecerão diferentes (anormais) das células saudáveis em geral.
Assim como outros estágios do câncer de cérebro, o estágio 3 desta doença pode causar sintomas que podem variar, com métodos de tratamento que também podem variar. O tratamento nesta fase em geral, nomeadamente cirurgia, radioterapia e quimioterapia.
Estágio IV
O câncer cerebral em estágio 4 (IV) é o estágio final desta doença, com as seguintes características:
- Crescimento muito rápido de células tumorais (a maioria maligna).
- Ele pode se espalhar facilmente para os tecidos próximos no cérebro ou, às vezes, para a medula espinhal.
- Reproduzem células anormais ativamente.
- As células tumorais parecem muito diferentes (anormais) ao microscópio.
- Os tumores formam novos vasos sanguíneos para manter um crescimento rápido.
- Os tumores apresentam áreas de tecido ou células mortas, denominadas necrose.
- Pode retornar após o tratamento.
Tratamento e drogas geralmente nesta fase tardia, nomeadamente radioterapia e quimioterapia. Este procedimento de tratamento geralmente é administrado para controlar o crescimento das células tumorais pelo maior tempo possível, aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida.
Chances de recuperação de pacientes com câncer no cérebro com base no estágio
Quanto mais alto o número do estágio que você tiver, mais grave será sua condição. No entanto, não importa em que estágio você esteja, a doença de que você sofre ainda pode ser fatal, especialmente se não for tratada imediatamente.
Portanto, se você sentir quaisquer sintomas ou alterações em si mesmo, deve consultar um médico imediatamente para obter um diagnóstico de um médico e obter o tratamento adequado.
Se um tumor cerebral for diagnosticado precocemente, ou seja, no estágio 1 ou 2, as chances de cura são maiores do que se for conhecido por ter entrado nos estágios finais ou no estágio 3 ou 4 do câncer.