Enquanto estudava na escola, você pode ouvir com frequência que devemos ingerir vitaminas B suficientes para evitar o beribéri. Tão comum na sociedade, esta doença é mesmo rotulada como uma doença de 'pessoas' porque pode acontecer a qualquer pessoa, tanto crianças como adultos. Então, como é a doença beri-beri? Quais são os sinais e sintomas a ter em atenção?
O que é beribéri?
O beribéri é uma doença geralmente causada por uma deficiência de vitamina B1 ou tiamina. A vitamina B1 funciona como uma coenzima para a formação de glicose para produzir energia e manter as funções do corpo. Simplificando, essa vitamina desempenha um papel importante no processo de produção de energia. Se a ingestão de vitamina B1 pelo corpo não for adequada, o corpo se cansa facilmente e corre o risco de desenvolver beribéri.
Esta doença consiste em dois tipos: beribéri úmido e beribéri seco. O beribéri úmido afeta o coração e o sistema circulatório, enquanto o beribéri seco não tratado pode causar danos aos nervos e paralisia muscular.
Sinais e sintomas do beribéri
Cada tipo de beribéri tem seus próprios sinais e sintomas distintos. Se visto um por um, os sintomas do beribéri úmido incluem:
- Respiração curta enquanto estiver em movimento
- Acordar no meio da noite com respiração totalmente cansado
- Aumento da freqüência cardíaca
- Pé inchado
Embora os vários sintomas do beribéri seco sejam:
- Função muscular diminuída, especialmente na parte inferior das pernas
- As pernas e as mãos estão formigando, dificultando a caminhada
- Dor por todo o corpo
- Jogar fora
- Dificil de falar
- deslumbramento
- Movimentos oculares rápidos e anormais (nistagmo)
- Paralisia das pernas
Além da falta de ingestão de fontes alimentares de vitamina B1, os sintomas do beribéri seco e úmido são freqüentemente encontrados em pessoas viciadas em álcool. O motivo é que beber muito álcool pode tornar mais difícil para o corpo absorver e armazenar vitamina B1.
Deve-se notar que o beribéri pode ser fatal se não for tratado rapidamente. Isso ocorre porque os sintomas do beribéri se desenvolvem rapidamente e, com o tempo, podem causar insuficiência cardíaca, psicose, coma e até a morte.
Quando você deve ir ao médico?
Se você tiver um ou mais dos sintomas de beribéri acima, deve consultar imediatamente o seu médico mais próximo. Especialmente se você experimentar:
- Hipertireoidismo
- Doença de AIDS
- Náuseas e vômitos intensos durante a gravidez (hiperêmese gravídica)
- Cirurgia bariatrica
- Diarréia que não passa
- Tome diuréticos
- Submetido a diálise devido a insuficiência renal
Então você está em alto risco de deficiência de vitamina B1. Sim, você pode pegar beribéri se não tratar os sintomas rapidamente.
O principal objetivo do tratamento com beribéri é atender às necessidades de vitamina B1 que está faltando no corpo. Portanto, seu médico irá prescrever um suplemento de tiamina, na forma de pílula ou injeção, para ajudar a atender às suas necessidades diárias de vitamina B1.
Além disso, você pode realmente suprir sua ingestão diária de vitamina B1 por meio de alimentos saudáveis e nutritivos, como:
- Ervilhas
- Espinafre
- Grãos
- Carne e peixe
- Grão inteiro
- Lacticínios
- Cereais matinais fortificados com tiamina
Quanto mais cedo os sintomas do beribéri forem detectados e tratados, maior será a chance de recuperação. Sim, isso inclui lesões nervosas e cardíacas causadas pelo beribéri e é altamente reversível se detectado precocemente.