Com a idade, os níveis de testosterona nos homens também diminuem. A diminuição da testosterona pode ameaçar a função sexual. No entanto, é possível que você tenha excesso de testosterona. Isso é conhecido como distúrbio hormonal. Confira uma explicação completa dos distúrbios do hormônio testosterona que podem ocorrer em homens abaixo.
Causas de distúrbios hormonais em homens
Citado pela Urology Care Foundation, a testosterona é um hormônio sexual produzido pelos testículos. A função da testosterona é ajudar na formação dos órgãos sexuais quando os meninos estão crescendo.
Na puberdade, o hormônio testosterona desempenha um papel importante no aumento do desenvolvimento físico de meninos para homens. Por quê? Porque com o hormônio testosterona, os meninos podem ter mais pelos no corpo, músculos e uma voz mais pesada.
Então, a função sexual masculina também é influenciada pelo hormônio testosterona. Isso ocorre porque a testosterona tem a função de produzir espermatozoides no corpo.
A testosterona é produzida pelas gônadas nos testículos. O nível de produção de testosterona produzida por essas glândulas atinge o pico quando o homem chega ao final da adolescência ou por volta dos 18 anos de idade.
No entanto, os distúrbios da testosterona em homens podem ocorrer desde a juventude até a idade adulta. A seguir está uma explicação das causas dos distúrbios hormonais que podem ocorrer.
1. Menor ou baixo hormônio testosterona
É normal que o homem tenha uma diminuição nos níveis ou nos níveis do hormônio testosterona com a idade. No entanto, a falta de testosterona pode causar problemas.
Uma das causas da redução da testosterona em homens que causa distúrbios hormonais é a lesão dos testículos e a radiação da quimioterapia para tratar o câncer na área genital.
A baixa testosterona também pode ser causada por doenças da glândula pituitária e medicamentos que afetam essa glândula, como os esteróides. Isso pode ter um grande impacto, especialmente na vida sexual e problemas de fertilidade ou infertilidade masculina.
Os distúrbios hormonais, como a baixa testosterona, podem dificultar a ereção dos homens. Mesmo se ocorrer uma ereção, ela pode ser menos frequente ou mais fraca do que antes.
Sinais e sintomas de deficiência de testosterona
Após a idade de 30 anos, os homens experimentarão uma diminuição nos níveis de testosterona periodicamente. Não deve causar alterações físicas significativas ou diminuição da libido.
No entanto, isso ainda é possível e pode ser um obstáculo se você estiver planejando uma gravidez.
Aqui estão alguns dos sintomas de testosterona prejudicada ou deficiente em homens.
- Baixo desejo sexual
- Dificuldade em manter uma ereção ou impotência
- Pouco volume de sêmen
- Fadiga mais facilmente e afeta a atividade física
- O crescimento do cabelo no corpo começa a diminuir ou fica careca
- Ganho de peso e acúmulo de gordura
- Perda de massa muscular
- Fina camada de osso que desencadeia a osteoporose
- Experimentando mudanças de humor erráticas
Também existem sinais ou sintomas que não podem ser vistos imediatamente, por isso é necessário consultar um médico ou fazer um teste de fertilidade. Isso serve para determinar o nível de testosterona em seu corpo.
Como tratar a baixa testosterona?
Normalmente, como tratar distúrbios do hormônio testosterona em homens é fazer uma terapia de reposição de testosterona. A maioria dos homens com baixa testosterona também será prescrita gel testosterona para esfregar em seu braço ou ombro.
Outro método é receber injeções nos músculos ou outros tratamentos que liberam testosterona lentamente no sangue. Se você tem câncer de próstata, existe a possibilidade de não fazer terapia para aumentar a testosterona, pois ela pode aumentar o crescimento do câncer.
Quando você completar 40 anos, você deve ir ao médico para fazer um check-up. Além disso, qualquer sintoma suspeito de ser um distúrbio hormonal em homens devido ao baixo nível de testosterona deve ser observado e tratado o mais rápido possível.
A relação entre baixa testosterona e hipogonadismo
Um dos distúrbios hormonais nos homens é o hipogonadismo, uma condição em que o corpo masculino não produz hormônios sexuais suficientes. Isso pode ocorrer durante o desenvolvimento fetal, antes da puberdade ou durante a idade adulta.
2. Excesso de testosterona
Os homens não têm apenas o hormônio testosterona, mas também o hormônio estrogênio, para que a excitação sexual, a qualidade do esperma e a fertilidade masculina sejam bem controladas. Outra causa de distúrbios hormonais em homens que podem ocorrer é quando há excesso do hormônio testosterona. Quando essa condição ocorre, os meninos podem experimentar a puberdade precoce.
Aqui estão alguns dos efeitos que podem ocorrer quando os homens experimentam excesso de testosterona.
uma. Pele oleosa e com tendência a acne
O excesso de testosterona pode causar pele oleosa e erupções cutâneas. Isso é causado por altos níveis de DHT (diidrotestosterona), que aumenta a produção de sebo oleoso, uma substância espessa que pode obstruir os poros do rosto. Quando os poros estão fechados, as bactérias se acumulam na pele e causam inflamação, como acne.
b. Perda de cabelo
Uma das coisas que podem acontecer quando há excesso do hormônio testosterona é sintoma de queda de cabelo ou até calvície. Geralmente, os sintomas de queda de cabelo começam no nó do couro cabeludo. Em seguida, ele continuará a cair do cabelo do templo e continuará como um todo.
c. Testículos enrugados
Em termos simples, quando o cérebro estimula o excesso de testosterona no corpo, o cérebro assume que tudo se origina do local de produção de testosterona, ou seja, nos testículos. Em seguida, o cérebro interrompe a produção de LH (hormônio luteinizante), que é útil para dizer aos testículos para produzir testosterona.
Portanto, os distúrbios hormonais nos homens fazem com que os testículos diminuam ou mudem de tamanho.
d. Excesso de glóbulos vermelhos e hemoglobina
Se você tem excesso de testosterona no corpo, um dos efeitos é um aumento nos níveis de glóbulos vermelhos e hemoglobina. Em homens mais velhos, um aumento nos glóbulos vermelhos pode causar ataques cardíacos e derrames.
O aumento dos glóbulos vermelhos no sangue devido ao excesso de testosterona pode ser reduzido diminuindo a dose de reposição de testosterona. Outra coisa que pode ser feita é doar sangue cujo objetivo é diminuir o nível de células sanguíneas no corpo.
Qual é o nível normal de testosterona em homens?
Normalmente, os homens têm 300-1000 nanogramas / decilitro de testosterona no corpo. Enquanto isso, o valor mais baixo que ainda pode ser tolerado é 270 nanogramas / decilitro.
Esta faixa de testosterona é importante para diagnosticar e fornecer tratamento eficaz e prevenir distúrbios hormonais em homens. Além disso, muitas outras doenças podem ser testadas medindo os hormônios.
Você precisa fazer um teste para descobrir a quantidade de níveis de testosterona no corpo. O teste será realizado de manhã entre as 7 e as 10. Se não tiver nenhum problema de saúde particular, mas os resultados forem anormais, são necessários mais exames. Isso ocorre porque os níveis de hormônio podem mudar de um dia para o outro.
Um teste simples para descobrir distúrbios hormonais em homens
Tente fazer este teste simples em um parceiro. Faça algumas das seguintes perguntas.
- A libido diminuiu recentemente?
- Você se sente fraco e letárgico?
- A resistência e a força física diminuíram?
- A altura diminuiu?
- Você sente que o prazer da vida está diminuindo?
- Você se irrita rapidamente ou fica com raiva facilmente?
- A ereção não é forte o suficiente?
- Há uma diminuição na capacidade de se exercitar?
- Você costuma se sentir sonolento e adormecer após o jantar?
- Existe uma mudança ou diminuição no desempenho no trabalho?
Se as respostas para os números 1, 3 e 7 forem sim, você ou seu parceiro devem verificar os níveis de testosterona. Isso é necessário para descobrir se existem distúrbios hormonais nos homens ou não.