Alanina Aminotransferase •

Definição

O que é alanina aminotransferase?

O teste da alanina aminotransferase (ALT) pode medir a quantidade da enzima no sangue. A maior parte da ALT é encontrada no fígado e uma pequena parte nos rins, coração, músculos e pâncreas. ALT era anteriormente conhecido como soro glutâmico pirúvico transaminase (SGPT).

Ao medir ALT, distúrbios ou doenças do fígado podem ser detectados. Em condições normais, o nível de ALT no sangue é relativamente baixo. No entanto, quando a condição do fígado diminui ou é danificada, o fígado libera ALT na corrente sanguínea de modo que a quantidade de ALT aumenta. A maior parte da ALT elevada deve-se a danos no fígado.

O teste ALT geralmente é feito junto com outros testes para verificar se há danos ao fígado. Esses testes incluem aspartato aminotransferase (AST), fosfatase alcalina, lactato desidrogenase (LDH) e bilirrubina. ALT e AST são testes precisos para detectar danos ao fígado.

Quando devo me submeter à alanina aminotransferase?

Os testes ALT são realizados periodicamente para:

  • monitorar a atividade da doença hepática, como hepatite
  • determinar o momento certo para o tratamento da doença hepática
  • avaliar o quão eficaz é o tratamento
  • Em geral, ALT elevada no sangue é um sinal de lesão hepática. No entanto, em alguns casos, os pacientes com doença hepática grave ou cirrose têm níveis normais de ALT