Complicações da rinite alérgica não tratada, quais são?

A rinite alérgica é a inflamação do nariz que ocorre devido à exposição aos gatilhos da alergia. Essa condição pode melhorar com o tempo com tratamentos naturais ou médicos. No entanto, em certos casos, a rinite alérgica prolongada pode piorar os problemas de saúde existentes ou levar a complicações.

Quais são as complicações que podem ser causadas por essa alergia?

Complicações da rinite alérgica se não tratada

A inflamação na rinite alérgica não afeta apenas o nariz, mas também as cavidades do crânio (seios da face), do ouvido interno e do trato respiratório inferior. Isso ocorre porque todas essas áreas estão conectadas entre si.

Descobrir como prevenir alergias significa reduzir o risco de ocorrência de complicações. Infelizmente, muitas pessoas não percebem que têm rinite alérgica porque os sintomas são muito semelhantes aos da gripe ou do resfriado comum.

Na verdade, a rinite alérgica que não é tratada adequadamente pode causar complicações que são descritas a seguir.

1. Rinite alérgica perene

Rinite alérgica perene , ou rinite perene, é uma reação alérgica crônica. Ao contrário da rinite alérgica, que ocorre apenas quando você inala um alérgeno, a rinite perene dura o ano todo como um resfriado que não passa.

O gatilho mais comum para a rinite perene são os ácaros, seguidos por animais de estimação, como cães e gatos. Mesmo assim, qualquer substância que esteja ao seu redor e que você inale com frequência pode, na verdade, desencadear essa condição.

Se não for diagnosticada ou tratada adequadamente, a rinite perene pode causar sinusite crônica, crescimento de pólipos nasais e outros problemas de saúde, como:

  • otite média (inflamação do ouvido médio),
  • conjuntivite ocular (alergia ocular),
  • distúrbios da tuba auditiva,
  • distúrbios de sono,
  • fadiga crônica, e
  • distúrbios de aprendizagem.

Sintoma rinite alérgica perene o mesmo que a rinite alérgica em geral. Você pode sentir coceira, corrimento nasal ou nariz entupido e espirrar. Esses sintomas geralmente duram ao longo do ano e pioram em determinados momentos.

A rinite perene é diagnosticada por um especialista em ouvido, nariz e garganta (ENT). Seu médico irá perguntar sobre seus sintomas e, em seguida, proceder com testes de alergia, exames de sangue ou exames de imagem ( Tomografia computadorizada e ressonância magnética) para visualizar o interior do nariz.

Como acontece com a maioria dos medicamentos para alergia, você pode tratar a rinite perene trabalhando para reduzir as fontes de alérgenos em casa. Se isso não funcionar, seu médico pode prescrever um anti-histamínico para aliviar os sintomas de alergia.

Enquanto isso, para pessoas com rinite perene crônica, existem opções de imunoterapia para treinar o sistema imunológico de forma que ele não seja mais sensível aos alérgenos. Essa terapia leva de meses a anos, mas o efeito é bastante eficaz.

2. Sinusite

A sinusite é uma das complicações mais comuns experimentadas por pacientes com rinite alérgica. Esta condição é caracterizada por inflamação e inchaço dos seios da face, que são cavidades no crânio que se conectam às passagens nasais.

Os seios da face produzem naturalmente muco, que flui para o nariz por meio de pequenas passagens. No entanto, se essas passagens ficarem inflamadas ou bloqueadas (como por rinite alérgica ou pólipos nasais), o muco ficará preso nelas e infectará.

À primeira vista, os sintomas de alergia e sinusite são semelhantes. Ambos são caracterizados por congestão nasal e dores de cabeça que pioram quando pressionados. No entanto, as alergias e a sinusite apresentam, na verdade, sintomas típicos que você pode observar.

Os sinais e sintomas típicos de alergias são:

  • nariz escorrendo e espirros,
  • olhos lacrimejantes e coceira, e
  • respiração soa alta (respiração ofegante).

Enquanto isso, os sintomas mais típicos de sinusite são:

  • dor ao redor das bochechas e olhos,
  • há muco espesso que é amarelo ou verde,
  • capacidade reduzida de cheirar ou saborear,
  • dor de dente,
  • febre baixa,
  • mau hálito, e
  • fadiga.

Os sintomas de alergia geralmente só aparecem quando você entra em contato ou inala o alérgeno. No entanto, se tiver sintomas de alergia com congestão nasal persistente por 3-8 semanas, você pode ter sinusite aguda.

Mais do que isso, consulte imediatamente um médico porque você pode ter sinusite crônica. O médico irá realizar testes de alergia, exame de amostras de muco ou exames de imagem, como TC- Varredura e endoscopia nasal para diagnosticar essa condição.

Para reduzir o desconforto causado pela sinusite, os médicos geralmente prescrevem spray para sinusite ou gotas descongestionantes para sinusite. Este medicamento pode ajudar a umedecer as vias nasais e aliviar a inflamação.

Seu médico também pode prescrever antibióticos se sua sinusite for causada por uma infecção bacteriana. Os antibióticos devem ser consumidos até o fim, por isso certifique-se sempre de seguir as regras de uso do medicamento para que os resultados sejam eficazes.

3. Pólipos nasais

Os pólipos nasais são a carne que cresce no interior da cavidade nasal ou seios da face. O crescimento do tecido é causado pela inflamação do revestimento interno do nariz e, às vezes, é uma complicação da rinite alérgica não tratada.

Os pólipos variam em tamanho, desde o tamanho de uma gota d'água quando estão crescendo até o tamanho de uma uva quando estão totalmente crescidos. Os pólipos podem aparecer isolados ou como um conjunto de caroços em ambas as narinas.

Se eles forem muito grandes ou crescerem em grupos, os pólipos podem bloquear o fluxo de ar e reduzir a capacidade de cheirar. Os pólipos também podem bloquear as passagens sinusais, causando sinusite.

Pessoas com pólipos nasais geralmente apresentam os seguintes sintomas:

  • nariz escorrendo,
  • congestão nasal,
  • capacidade reduzida de sabor,
  • sangramento nasal,
  • há muco na garganta,
  • ronco frequente e
  • sintomas semelhantes aos da sinusite quando os pólipos fecham os seios da face.

Os pólipos nasais costumam causar uma coleção de sintomas semelhantes aos do resfriado, mas os resfriados tendem a melhorar em alguns dias. Enquanto isso, os sintomas dos pólipos nasais não diminuirão, a menos que você os trate.

É por isso que você precisa consultar um médico se tiver sintomas de pólipos nasais. Se houver pólipos no nariz, o médico receitará colírios de corticosteroides para desinflar os pólipos.

Os médicos também podem prescrever comprimidos de corticosteroides para serem tomados por duas semanas se o pólipo for muito grande ou se o colírio for ineficaz. Se não houver progresso por 10 semanas, o médico pode sugerir a remoção cirúrgica do pólipo.

4. Infecção do ouvido médio

A infecção do ouvido médio é uma das complicações de várias doenças do nariz, incluindo a rinite alérgica. As infecções causadas pela rinite interferem na função da tuba auditiva que conecta a parte posterior do nariz ao ouvido médio.

Se a função da tuba auditiva for perturbada, pode haver acúmulo de fluido no ouvido médio e causar infecção. Em alguns casos, a infecção também pode começar na parte de trás do nariz e ser transportada para o ouvido pela tuba auditiva.

Pacientes com infecções do ouvido médio geralmente apresentam os seguintes sintomas:

  • dor de ouvido,
  • febre alta superior a 38 graus Celsius,
  • corpo letárgico,
  • secreção do ouvido,
  • uma sensação de plenitude ou pressão no ouvido,
  • coceira e irritação dentro e ao redor da orelha,
  • não se sentindo bem também
  • função auditiva prejudicada.

As infecções do ouvido médio geralmente melhoram em poucos dias. Para aliviar a dor, você pode tomar paracetamol ou ibuprofeno. Se os sintomas não melhorarem, visite um médico imediatamente para obter o tratamento correto.

5. Apnéia obstrutiva do sono

A rinite alérgica não tratada pode levar a complicações como distúrbios do sono. Em alguns pacientes, os distúrbios do sono podem assumir a forma de apneia. Apnéia é a interrupção temporária da respiração enquanto você está dormindo.

Página de lançamento Fundação do Sono Os distúrbios do sono, como apneia, são muito comuns em pacientes com rinite alérgica. Na verdade, o efeito é bastante grande e pode reduzir drasticamente a qualidade do sono para quem sofre.

Se a rinite alérgica perturbar o sono, você se cansará mais rapidamente do que o normal. Você também fica mais facilmente sonolento durante o dia e menos produtivo durante o trabalho e as atividades diárias.

Para superar isso, você precisa tratar a rinite alérgica que a está causando. Existem vários medicamentos para rinite alérgica que você pode usar, incluindo anti-histamínicos e descongestionantes. Converse com seu médico para encontrar o caminho certo para você.

Em certos casos, os médicos podem prescrever medicamentos corticosteroides para reduzir a congestão nasal e melhorar a qualidade do sono. Existem também opções de tratamento na forma de vacinas contra alergia para rinite alérgica grave.

A rinite alérgica deixada sem controle não só causa complicações no sistema respiratório, mas também pode interferir na audição e na qualidade do sono. Portanto, procure atendimento médico imediatamente se sentir que está apresentando sintomas.

O tratamento da rinite alérgica pode não curar completamente a rinite alérgica. No entanto, pode aliviar os sintomas e reduzir o risco de desenvolver complicações no futuro.